Ambiente Fauna

Gavião-de-coleira (Falco femoralis)

Esta espécie possui asas longas e pontiagudas e desloca-se rapidamente, em linha reta, através de vôo batido, embora aproveite também as correntes de ar quente para ascensão.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Falconiformes

Família: Falconidae

Nome científico: Falco femoralis

Nome vulgar: Gavião-de-coleira

Categoria: Vulnerável
 
Esta espécie possui asas longas e pontiagudas e desloca-se rapidamente, em linha reta, através de vôo batido, embora aproveite também as correntes de ar quente para ascensão. Tem o hábito de pousar em árvores diante das queimadas, para assim localizar presas que estejam fugindo do fogo.

Nidificação: a fêmea põe 2 ou 3 ovos, raramente 4, em um ninho de gravetos, construído pelo casal, no alto de uma árvore. Os ovos, brancos ou branco-avermelhados e manchados de pardo, normalmente vermelho-pardos, medem 40-48 x 31-36 mm. O casal incuba os ovos e cuida dos filhotes.

Alimentação: insetos, pequenos vertebrados terrestres, capturando inclusive serpentes peçonhentas; além destes animais, pesca pequenos peixes. Apesar de "peneirar", caça mais comumente próximo ao solo, apanhando suas presas tanto no ar quanto em terra.

Hábitat: áreas abertas, cerrados, cerradões e, às vezes, na periferia de áreas urbanas.

Tamanho: 41,0 cm.

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.