Ambiente Fauna

Gavião-carrapateiro (Milvago chimachima)

Recebe o nome popular de carrapateiro por ser comumente observado alimentando-se de carrapatos ou bernes de bovinos e de eqüinos.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Falconiformes

Família: Falconidae

Nome científico: Milvago chimachima

Nome vulgar: Gavião-carrapateiro

Categoria: Vulnerável

Recebe o nome popular de carrapateiro por ser comumente observado alimentando-se de carrapatos ou bernes de bovinos e de eqüinos. Esta espécie de gavião, assim como Polyborus plancus, o caracará, é muito comum. Quando em sobrevôo, emite com freqüência, sua vocalização que soa como "pinhé", semelhante ao canto de Buteo magnirostris.

Alimentação: antropóides, principalmente carrapatos, frutos e, mais raramente, cadáveres; saqueia ninhos de outras aves e captura pequenos vertebrados indefesos ou depauperados.

Nidificação: constroem grandes ninhos, de ramos secos, em palmeiras ou em outras árvores. Os ovos, de 5 a 7, são redondos, pardo-amarelos com manchas pardo-vermelhas. A fêmea encarrega-se da incubação e o macho fornece-lhe o alimento durante tal período. Nos Falconiformes, o tempo de incubação é de 4 a 8 semanas; após o nascimento dos filhotes o macho continua a alimentar a fêmea e esta, por sua vez, os jovens.

Hábitat: pastagens, campos com árvores esparsas, vizinhanças de cidades e margens de rodovias.

Tamanho: 40,0 cm.

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.