Ambiente Fauna

Falcão-peregrino (Falcon peregrinus)

É uma ave carnívora, ocupando o topo da cadeia alimentar.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Falconiformes

Família: Falconidae

Nome científico: Falcon peregrinus

Nome vulgar: Falcão-peregrino

Categoria: Vulnerável

É uma ave carnívora, ocupando o topo da cadeia alimentar. Ave de rapina que atinge até 50 centímetros de altura e 1,20 metros de envergadura, sendo que a fêmea é maior que o macho. Trata-se do maior dos falcões encontrados no Brasil, onde surge como ave de arribação vinda da América do Norte. A parte superior é cinza-azulada, e a inferior, branca barrada de preto. As asas são longas e pontiagudas. Os falcões em geral são considerados os voadores mais elegantes que se conhece.

O peregrino, especialmente, é o mais rápido dos pássaros, podendo atingir 180 quilômetros por hora. Há quem diga que, quando mergulha para capturar a caça, chega a 300 quilômetros por hora. Tem uma visão apuradíssima, avistando uma presa a um quilômetro e meio de distância. Alimenta-se principalmente de aves em vôo e morcegos. Na cidade, o prato predileto são os pombos. Usa as poderosas garras para aprisionar as vítimas.

Redação Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.