Ambiente Fauna

Curiango (Nyctidromus albicollis)

Vive na beira da mata, campos e cerrados do sul do rio Amazonas até o Rio Grande do Sul e no Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Envie para um amigo

Classe: Aves

Ordem: Caprimulgiformes 

Família: Caprimulgidae

Nome científico: Nyctidromus albicollis

Nome vulgar: Curiango

Categoria: Não Consta


Vive na beira da mata, campos e cerrados do sul do rio Amazonas até o Rio Grande do Sul e no Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Adapta-se também às cidades, já tendo sido observado nos telhados do Rio de Janeiro. É exclusivamente insetívoro. Parte do solo em vôo curto para capturar o inseto e pousa imediatamente. É grande devorador de mariposas. Não faz ninho, mas a fêmea põe dois ovos bem camuflados diretamente sobre a terra. O casal choca em revesamento. É uma ave noturna. Durante o dia fica pousado imóvel no chão ou longitudinalmente sobre galhos baixos de árvores, em perfeita camuflagem. Mede 40 cm e sua longa cauda em forma de tesoura mede quase o dobro do comprimento do corpo.

Redação Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.