Ambiente Fauna

Arara-canindé (Ara ararauna)

Sua plumagem apresenta basicamente duas cores: o azul da parte superior e o amarelo da inferior, principalmente região ventral.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Nome científico: Ara ararauna

Nome vulgar: Arara-canindé

Categoria: Ameaçada

q

Sua plumagem apresenta basicamente duas cores: o azul da parte superior e o amarelo da inferior, principalmente região ventral. A garganta e as fileiras de penas faciais são pretas. O bico é negro, forte, alto e curvado, adaptado para cortar sementes duras. O maxilar é branco, com a parte inferior negra. A arara pode atingir 80 cm de comprimento e pesar cerca de 1,3 kg.

Alimentação: come coquinhos, frutos e sementes.

Biologia e comportamento social: voa aos pares ou três indivíduos, podendo ser o terceiro um filhote. Esta combinação faz parte de bandos maiores, com até 30 indivíduos, que se abrigam para dormir em poleiros coletivos usando grandes deslocamentos diários, indo do ponto de alimentação até o ponto de descanso e pernoite.

Reprodução: faz ninho no oco de árvores, preferindo palmeiras mortas. Na época da reprodução, costuma se separar do grupo. São postos em média dois ovos, no fim da primavera, que são chocados por cerca de 24 a 26 dias. Os filhotes ficam no ninho por cerca de 90 dias e nesse período são alimentados pelos pais, que regurgitam a comida.

Predadores: Gavião-real e primatas de médio porte.

Longevidade: média de 80 anos.

Habitat: matas úmidas, na copa das árvores altas. Prefere as florestas de galeria e várzeas com buritizais e babaçuais.

Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. 2.° edição. CEMIG. Editare Editora.2003



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.