Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Fauna

Andorinha-doméstica-grande (Progne chalybea)

As andorinhas têm asas longas e pontiagudas, a cauda geralmente bifurcada em maior ou menor grau, o bico curto, chato e triangular, com ampla abertura bucal.

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Hirudinidae

Nome científico: Progne chalybea

Nome vulgar: Andorinha-doméstica-grande

Categoria: não consta

As andorinhas têm asas longas e pontiagudas, a cauda geralmente bifurcada em maior ou menor grau, o bico curto, chato e triangular, com ampla abertura bucal. Têm um vôo rápido e ágil. Formam bandos numerosos, pousam em árvores, fios de eletrificação e também no solo. As espécies que residem no Brasil Meridional são migratórias e no outono partem em direção ao norte, embora nem todos os indivíduos de uma população migrem.

Alimentação: insetos capturados em vôo.

Nidificação: constroem o ninho, em forma de tigela, com palha e fezes secas de gado, solidamente presas, forrado com penas internamente. Os ninhos são colocados em cavidades de pedras e locais protegidos em edificações urbanas; neles são postos 2 a 5 ovos brancos, que medem 23 x 16 mm. Como é regra na família, cabe à fêmea a maior parte de incubação e o casal participa do cuidado da prole.

Hábitat: fazendas e cidades

Tamanho: 18,4 cm

Fonte: USP



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.