Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Fauna

Águia-cinzenta (Harpyhaliaetus coronatus)

É uma águia de grande coloração cinza clara, com característico topete nucal

Envie para um amigo

 

Classe: Aves

Ordem: Falconifromes

Família: Accipitridae

Nome científico: Harpyhaliaetus coronatus

Nome vulgar: Águia-cinzenta

Categoria: Ameaçada

Características: É uma águia de grande coloração cinza clara, com característico topete nucal, asas largas 54,5 cm; cauda 30,0 cm; bico 4,5 cm; tarso 13,0 cm, penas longas e dedos curtos.

Habita áreas abertas. Sobrevoa veredas e matas ciliares do cerrado. Pousa no alto de buritis, onde emite uma fina voz de alarme. Cinzenta-escura quase uniformes, um pouco mais claras nas partes inferiores, cauda com ponta e uma faixa transversal branca. Fora do período reprodutivo vive solitariamente. Alimenta-se de pequenos animais, como ratos e tatus.

Hábitos: É um gavião de grande porte. Costuma ficar à espreita em um galho no alto das árvores. Sobrevoa veredas e matas ciliares. Seu ninho é construído com galhos secos na borda de veredas

Peso: 2.950 g

Comprimento: Com 70 a 80 cm.

Cientista que descreveu: Vieillot, 1817

Ocorrência Geográfica: Habitat: Vive em regiões campestres. Ocorrem no Brasil central e este-meridional, de São Paulo, Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Fonte: MMA/SINIMA



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.