Ambiente Energia

Projetos Ambientais da INB (Indústrias Nucleares do Brasil)

Conheça alguns dos projetos ambientais desenvolvidos pela INB - Indústrias Nucleares do Brasil.

Envie para um amigo

Descomissionamento

"Descomissionar significa tomar todas as providências necessárias para a desativação de uma instalação nuclear ao final de sua vida útil, observando-se todos os cuidados para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores e das pessoas em geral, e ao mesmo tempo, o meio ambiente" - Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Em São Paulo, em 1994, iniciou o Descomissionamento e conseqüente liberação da área para outros usos, da Usina de Santo Amaro (USAM), localizada no coração da cidade de São Paulo, no bairro do Brooklin Paulista.

q

Esta usina dedicava-se ao tratamento da monazita para produção do cloreto de terras-raras. O Descomissionamento foi iniciado em 1994, tendo sido concluído no segundo semestre de 1998. O Descomissionamento de uma instalação nuclear do porte da USAM (são 13.265m2 de área construída), foi pioneiro na América Latina.

No Plano de Descomissionamento da USAM, elaborado pela INB, e que envolveu cerca de 50 técnicos e especialistas, foram definidos a estratégia e os procedimentos a serem adotados, após análise e aprovação da CNEN e do órgão controle ambiental do Estado de São Paulo.

Em Minas Gerais, na região de Caldas, a INB está iniciando o processo de descomissionamento de sua mina de urânio. O Termo de Referência para este programa já está pronto e servirá como base para os trabalhos. Iniciaram-se, também, os serviços de proteção e impermeabilização de taludes e rejeitos da mina, assim como a recomposição da vegetação na área afetada.


Preservação e Recuperação do Meio Ambiente

O cartão de visita ambiental da INB fica no seu parque industrial de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, onde desde 1982, a empresa mantém um Horto Florestal - o maior da região sul-fluminense - com 900 mil mudas catalogadas, de 450 espécies diferentes de plantas nativas que, além de restaurar a Mata Atlântica numa área de 1,5 milhão de metros quadrados, vem beneficiando as Prefeituras de Resende, Barra Mansa e ltatiaia, com doações de mudas que já ultrapassam 700 mil árvores, e transformando uma área de 6 milhões de metros quadrados, de sua propriedade em abrigo de animais silvestres.

Em Caldas, sul do Estado de Minas Gerais, a INB promove um completo levantamento do meio ambiente (água, ar, solo, vegetação e fauna) com o objetivo de manter sob estrito controle as áreas sob sua influência e circunvizinhança. O Instituto de Florestas de Minas Gerais declarou a área (70% das instalações desta Unidade são campos, florestas remanescentes de antigos desmatamentos e lagoas) Refúgio Particular de Animais Silvestres.

Em Caetité, no sudoeste da Bahia, onde a INB implantou empreendimento mínero-industrial, foram implementados dois importantes projetos ambientais para a região. Uma horta comunitária, em terreno de 20 mil metros quadrados, cedido em comodato à Prefeitura Municipal de Caetité, no qual foi construído galpão com escritório, banheiro, pia para limpeza de verduras e almoxarifado.

A infra-estrutura incluiu também um poço e quatro reservatórios de água para 40.000 litros, sistemas de aspersores para irrigação de toda a área, instalação de energia elétrica, além de todos os equipamentos, insumos e implementos agrícolas necessários. E o projeto de reflorestamento e recomposição de uma área de 800 hectares, pertencentes à empresa, próxima à mina que está sendo explorada. O reflorestamento prevê o plantio, em cinco anos, de cinco milhões de mudas nativas da região.

INB - www.inb.gov.br



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Energia Ação de Emergência Acidentes Ambientais Acidentes Nucleares Água Águas Profundas Álcool Álcool Etílico Alta pressão Alternativa Energéticas Ambientes Marinhos Angra I Angra II Angra III Aplicação Aproveitamento Armazenamento Arquitetura Bioclimática Artigo Aspectos Socioambientais Aterro Sanitário Atmosfera Modificada Ausência de Emissão Bacias Hidrográficas Biocombutível Biodiesel Biodigestores Biomas Biomassa CaC's Calor da Terra Cana de Açúcar Carvão Carvão Mineral Célula Combustível Célula Fotovoltaica Centro de Defesa Ambiental Césio 137 Chernobyl Co-processamento de resíduos Cogeração Coleta Seletiva Coletor Solar Combustíveis fósseis Combustível Combustível Ecológico Combustível Nuclear Combustível Renovável Combustível Veicular Conservação Ambiental Consumo de Energia Consumo Energético Contaminação Hospitalar Contingências Controle Ambiental Controle de Qualidade Correntes Marítimas Crescimento Econômico Custos Demanda Energética Desenvolvimento Sustentável Distribuição Economia Efeito Fotovoltaico Efluentes Emissão de Gases Emissões de Poluentes Emprego Energia Energia Alternativa Energia Elétrica Energia Eólica Energia Geotérmica Energia Hidrica Energia Limpa Energia Maremotriz Energia não-renovável Energia Nuclear Energia Nucleoelétrica Energia Renovável Energia Solar Energias Renovavéis Engenharia Oceânicas Eólica Etanol Exploração Fauna Flora Marinha Fonte de Combustíveis Fonte não-renovável Fonte Renovável Fontes de Hidrogênio Fontes Energéticas Fontes Orgânicas Fontes Termais Formas de Enxofre Gás Hidrogênio Gás Natural Gases Gases de Efeito Estufa Gases para Embalagens Gasoduto GEE Geração de Energia Gestão ambiental Gestão de Segurança Grau Geotérmico Hidrografia História Horário de Verão Impactos Ambientais Indústria do Carvão Instalação Nuclear Lixo atômico Mar Material radioativo Matriz Energética Medicina Medidas de Segurança Meio Ambiente Mineração Mudanças Climáticas Navios Normas Ambientais O que é Paraná Petróleo Plano de Contingência Plataforma de Exploração Política Energética Potencial Energético Potencial Eólico Potencial Hidrico Potencial Solar Preservação Ambiental PROÁLCOOL Produção de Energia Produção de Gás Produtos Programa de Excelência Projetos ambientais Radiação Nuclear Reciclagem Recuperação Ambiental Recuperação do Óleo Recurso Eólico Recursos Energéticos Recursos Hídricos Recursos Renováveis Redução de Emissão Região Carbonífera Regulamentação Reserva Geológica Reservas Reservatórios Subterrâneos Resfriamento Resíduos Resíduos Agrícolas Resíduos oleosos Resumo Rio Grande do Sul Saneamento Ambiental Setor Agropecuário Setor Transporte Sindicatos Sistema de Cogeração Tecnologia Nuclear Teor de Carbono Termelétrica Three Mile Island Transporte Tratamento de Água Tratamento de Efluentes Tratamento de Resíduos Sólidos Tratamento do Ar Usina Elétrica Usina Nuclear Usinas Eólicas Usinas Termelétricas Vantagens Vazamentos de Óleo Yellow cake Zero Poluição

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.