Ambiente Educação

Programa de Educação Ambiental - CEAM (SP)

O sistema escolar é, na verdade, o protagonista principal das ações de educação ambiental; no entanto, se reconhece a necessidade de ampliar essa responsabilidade para os diferentes setores da sociedade, com a realização das grandes campanhas.

Envie para um amigo

 

 

Quem faz e quais os objetivos

A Coordenadoria de Educação Ambiental -CEAM desenvolveu em São Paulo programa visando estimular a inclusão da educação ambiental nas ações dos órgãos e entidades do sistema ambiental e estabelecer diretrizes para a educação ambiental no âmbito da SMA são metas do PREAM.

A necessidade de o Governo apresentar alternativas para promover o desenvolvimento sustentável levou a Secretaria do Meio Ambiente a criar um Programa Estadual para estimular a inclusão da educação ambiental nos programas e ações dos órgãos e entidades do sistema estadual do Meio Ambiente.

A partir do Programa, a SMA pôde começar a discutir com a Secretaria de Educação as atividades e projetos de educação ambiental no ensino público do Estado de São Paulo, além de gerar, sistematizar e difundir informações para subsidiar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental nos órgãos vinculados ao Sistema e nas instituições da sociedade civil. O Programa Estadual estabelece que as ações sejam realizadas sob a óptica de quatro grandes linhas temáticas: ensino e meio ambiente; cidadania e participação popular; capacitação profissional e desenvolvimento sustentável; e comunicação e informação.

q

O sistema escolar é, na verdade, o protagonista principal das ações de educação ambiental; no entanto, se reconhece a necessidade de ampliar essa responsabilidade para os diferentes setores da sociedade. Com a realização das grandes campanhas, ficou clara a importância do envolvimento de todos os integrantes da rede de ensino escolar (alunos e educadores), das organizações não governamentais, das prefeituras, dos órgãos públicos e da sociedade civil organizada no processo de repensar hábitos, modificar valores, readequando o comportamento para um efetivo exercício da cidadania. Nesse contexto, o papel da sociedade passa a ser o de co-gestor para solução dos problemas ambientais.

A partir de uma nova percepção de mundo, que hoje se impõe, a educação ambiental tem que atuar de maneira integral, com ações de caráter multi e interdisciplinar, permeando a vida cotidiana dos indivíduos. Trata-se de uma visão de educação democrática, propiciadora de oportunidades para que as pessoas e os grupos desenvolvam sua criatividade, eliminando os limites artificiais entre mestres e aprendizes, entre gerações, entre gêneros e entre saberes.

Sob este aspecto, buscou-se um contato direto com a população, através das campanhas, assim como foram realizados eventos abordando a questão da cidadania e do meio ambiente.

 

Atividades Executadas

Capacitando agentes para o meio ambiente, o PREAM se consolida através da realização de atividades que visam ajudar a preparar um novo mundo, interagindo e qualificando o cidadão para o desempenho de uma função social, que melhore a vida humana e proteja o meio ambiente. Um amplo programa de capacitação foi realizado, sobretudo junto aos professores da rede de ensino público e privado, por meio de oficinas de orientação técnica, seminários e workshops, com exposições, dinâmicas de grupo e prática em campo. Os meios de comunicação são instrumentos imprescindíveis para a difusão da educação ambiental, numa época em que a mídia se torna cada vez mais relevante na difusão de informações sobre os problemas ambientais que afetam as pessoas.

Sob essa orientação, a Secretaria tem atuado junto aos meios de comunicação buscando espaço para as informações que possam promover uma revisão dos padrões de comportamento, veiculando valores que enfatizem o aperfeiçoamento das relações do homem com o meio ambiente. Essa articulação ficou bastante clara nas campanhas de amplo alcance social, como a Operação Rodízio e a Operação Litoral Vivo - Praia Limpa.

 

Benefícios à População e ao Meio Ambiente

O grande desafio do PREAM é aliar o conceito de desenvolvimento sustentável ao de educação ambiental, apresentando o desenvolvimento e mostrando a necessidade de mudança em direção à sustentabilidade, com argumentos e formas adequadas para que a idéia seja adotada por um número cada vez maior de pessoas. Um trabalho de longo prazo, já que envolve mudanças nos padrões culturais e de consumo, no modo de produção e nas condições de vida.

Para que a tarefa não pareça pretensiosa e imediatista, deve levar-se em conta que os processos de compreensão, de assimilação e de reflexão, por parte da sociedade, precisam de prazos amplos para serem implementados.

 

Fonte: Governo do Estado de São Paulo - CEAM



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.