Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Educação

Parque Escola - Um novo Conceito de Diversão e preservação Ambiental

O cenário escolhido para realização deste trabalho é o litoral catarinense, no Parque Unipraias Camboriú (Balneário Camboriú). Através de bondinhos aéreos, os visitantes atingem uma altura de 240 metros no alto do Morro da Aguada, ao sul da cidade.

Envie para um amigo

 

 

Projeto Parque Escola - A diversão que educa

q

Aprender sobre a natureza , mantendo um contato próximo com seus elementos , pode ser a única maneira de despertar nos indivíduos a necessidade de valorizar e buscar equilíbrio dinâmico entre os homens e o meio ambiente. Para que ocorram mudanças de atitudes , o indivíduo precisa estar consciente e, principalmente, sensibilizado de seu papel enquanto espécie integrante de um ambiente equilibrado.

A educação como premissa básica para construção de um mundo cidadão, torna-se o eixo norteador das diversas relações de proteção e conservação que a humanidade pretende estabelecer com seu próprio habitat.

Pensando na complexidade da natureza e na diversidade de benefícios que ela pode oferecer, é que foi lançado em março de 2001, o projeto "Parque Escola - a diversão que educa". A principal proposta é educar e conscientizar estudantes das escolas públicas e particulares de Santa Catarina sobre a importância da preservação da natureza. No primeiro ano de funcionamento, o "Parque Escola" já reuniu quase 11 mil estudantes . Para este ano, o número de estudantes, inscritos e efetivados, supera os 6.000 somente no primeiro semestre.

O cenário escolhido para realização deste trabalho é o litoral catarinense, no Parque Unipraias Camboriú (Balneário Camboriú). Através de bondinhos aéreos, os visitantes atingem uma altura de 240 metros no alto do Morro da Aguada, ao sul da cidade. Lá, encontra-se a Estação Mata Atlântica, uma "vitrine viva" para estudos ecológicos. Sua estrutura é composta por 500 metros de passarelas devidamente sinalizadas com dicas de preservação ambiental e placas explicativas sobre a fauna e flora da Mata Atlântica; mirantes; oratório; anfiteatro ao ar livre e auditório Ângelo Bogo. Tudo isso, num parque ambiental de 60 mil m2, uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Nacional).

Durante o passeio, os estudantes são acompanhados por monitores e biólogos mostrando um pouco da biodiversidade da mata, além de palestra sobre o referido tema. Recebem também, cartilha explicativa, um lanche e tarifas especiais no ingresso ao Parque Unipraias.

Com o sucesso do projeto Parque Escola - a diversão que educa, o Parque Unipraias recebeu o "Prêmio Amigo de Santa Catarina", concedido pelo Governador do Estado, Esperidião Amim em novembro/2001. O empreendimento turístico foi considerado entre as 7 empresas destaque do Estado, no que se refere aos serviços em prol ao meio - ambiente.

 

Parque Unipraias

O Parque Unipraias Camboriú consiste em 47 bondinhos aéreos, cabines fechadas com capacidade para seis pessoas cada, cortando o céu de Balneário Camboriú, um show de imagens inesquecíveis. São os únicos bondinhos aéreos do mundo a ligarem duas praias - a Praia Central de Bal. Camboriú à praia de Laranjeiras. O complexo turístico é dividido em três estações, interligadas por cabos, onde passam os bondinhos aéreos. O equipamento é considerado pela empresa fabricante, a italiana Leitner, como a maior tecnologia já implantada na América. A "Barra Sul", local para embarque dos passageiros, é a primeira estação com estrutura composta de centro comercial e praça de alimentação disposta em três andares.

A ansiedade toma conta dos visitantes ao chegar na área de embarque da estação Barra Sul, o terceiro andar. Depois de entrar nas cabines, o quadro natural se forma, um contraste do verde da Mata Atlântica com o azul do mar. Uma subida a 240 metros de altura no alto do Morro da Aguada até a segunda estação, a "Mata Atlântica", numa altura equivalente a um edifício de 80 andares. E como se não bastasse, um parque ambiental de 60 mil m2 foi formado com objetivo de apresentar aos visitantes, as obras de arte construídas pela natureza e emolduradas por 500 metros de passarelas ecológicas, devidamente estruturadas.

De volta aos bondinhos aéreos, a próxima parada é a estação Laranjeiras, a 100 metros do mar, onde através de um boulevard, as pessoas caminham até a praia de águas tranqüilas, estruturada por bares e restaurantes.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (47) 367-0493 no Dep. De marketing e comercialização ou através da home-page: www.unipraias.com.br.



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.