Ambiente Educação

Gestão Ambiental

Os gestores ambientais conciliam as necessidades de cada atividade econômica com a crescente exigência de uso equilibrado dos recursos naturais.

Envie para um amigo

 

Os gestores ambientais conciliam as necessidades de cada atividade econômica com a crescente exigência de uso equilibrado dos recursos naturais, controlando a utilização de recursos energéticos e matérias-primas de modo a reduzir os custos de produção e a pressão sobre as fontes naturais existentes.

O Bacharel desta área entende da relação entre o homem e o meio ambiente. Sua função principal é garantir o uso racional de recursos naturais, de modo a preservar a biodiversidade. Ele pode trabalhar tanto na cidade quanto no campo, ou em áreas florestais degradadas. Desenvolve e implementa programas de reciclagem e educação ambiental. Analisa o impacto das atividades humanas sobre o solo, a água e o ar e orienta a exploração dos recursos por técnicas menos danosas ao ambiente. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.

As seguintes instituições oferecem o curso de graduação em Gestão Ambiental:

PR: Matinhos - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

SP: Jacareí - Faculdade de Educação e Tecnologia Thereza Porto Marques (Faetec)

SP: Piracicaba - Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

DF Planaltina UnB.

MS Dourados UFGD.

RN Mossoró Uern.

RS São Gabriel Unipampa.

SP São Carlos

UFSCar Gestão e Análise Amb.

Dúvida do vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS CURSOS DE ECOLOGIA, ENGENHARIA AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL?

Ecologia é um curso essencialmente biológico, diferentemente de Engenharia Ambiental e de Gestão Ambiental, que são de cálculo e de administração, respectivamente. A Ecologia é uma área de conhecimento da ciência, da inter-relação dos seres vivos e do meio físico. Já o gestor ambiental desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente. E o engenheiro ambiental cria e aplica tecnologias para preservar a qualidade da água, do ar e do solo.

Mercado de Trabalho

 Cada vez mais o consumidor cobra das indústrias cuidados na preservação dos recursos naturais, em sua cadeia produtiva. A própria legislação impõe regras mais rígidas no uso da terra, com o Código Florestal. Isso abre perspectivas de trabalho no setor privado, em fazendas, cooperativas e agroindústrias. Mas o bacharel e o tecnólogo encontram espaço, também, em secretarias de meio ambiente e obras, municipais ou estaduais. Nesses órgãos públicos, o profissional é chamado a participar da definição, implantação e fiscalização de políticas públicas. No setor industrial, a maior parte das vagas está nos estados do Sul e Sudeste. Mas há oferta também nas regiões em que a preservação ambiental chama mais atenção, como a Amazônia, no Norte, e o Cerrado, no Centro-Oeste.

O mercado de trabalho para gestores ambientais é amplo e está em expansão. As empresas voltadas para atividades de grave impacto ambiental, como as hidrelétricas, siderúrgicas, mineradoras e petrolíferas são as que mais empregam esses profissionais. Em termos regionais, o estado do Rio de Janeiro é o que vem ofertando maior número de vagas, em decorrência do forte fluxo de investimentos de empresas do setor petrolífero.

Curso

Há poucos bacharelados no país. O currículo possui boa base em ciências da natureza, com disciplinas como física, química, biologia, meteorologia e geologia, juntamente com as ciências humanas. Entre as matérias mais específicas estão geoprocessamento, técnicas de análises de solo, água e ar, legislação ambiental e sistemas gerenciais aplicados à área.

Duração média: 4 anos. 

Outro nome: Gestão e Análise Amb.

A Ufopa, em Santarém (PA), oferece Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Gestão Ambiental, com duração de três anos. Após esse período, o estudante tem a opção de cursar, por mais dois anos, Engenharia Sanitária e Ambiental, recebendo mais um diploma.

O curso tecnológico traz matérias teóricas, como ecologia, educação ambiental, saneamento e planejamento urbano. Mas, também, boa carga de aulas práticas em laboratórios de física, química e biologia. O aluno aprende a analisar problemas ambientais e a desenvolver projetos para a recuperação de ambientes degradados. Trabalho de conclusão de curso e estágio são obrigatórios na maioria das faculdades. 

Atenção: alguns cursos preparam o estudante para atuar diretamente no tratamento de resíduos industriais. Na Furg, em Rio Grande (RS), o curso de Toxicologia Ambiental é focado em métodos e técnicas de análise toxicológica de substâncias. 

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Meio Amb.; Meio Amb. e rec. Hídricos; Toxicologia Amb.

O que você pode fazer

Consultoria

Assessorar empresas e órgãos públicos em projetos de preservação do meio ambiente.

Certificação

Elaborar certificações direcionadas para empreendimentos agrícolas e industriais seguindo as normas estabelecidas pela organização internacional de Normalização (ISO).

Educação ambiental

Planejar programas para conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente.

Planejamento

Elaborar relatórios de impacto ambiental e definir planos para o uso sustentável dos recursos naturais. Implantar, em indústrias, projetos de exploração da natureza usando técnicas não poluentes.

Recuperação

Planejar e executar projetos para a recuperação de áreas que já estejam degradadas.

 

Ambiente Brasil



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.