Ambiente Educação

Geofísica - Geofísico

Os geofísicos são profissionais responsáveis pela condução de pesquisas acerca da estrutura física da Terra, baseados em teorias e métodos próprios da geologia, física,química, matemática e engenharia.

Envie para um amigo

Os geofísicos são profissionais responsáveis pela condução de pesquisas acerca da estrutura física da Terra, baseados em teorias e métodos próprios da geologia, física,química, matemática e engenharia. Seus trabalhos desvendam a natureza dos fenômenos sísmicos, elétricos, térmicos, magnéticos e gravitacionais produzidos no globo terrestre, desde as suas camadas mais profundas até a alta atmosfera. Os geofísicos costumam ser graduados em geofísica, geologia, física ou oceanografia epós-graduados em geofísica.

O geofísico estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. Ele investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta. Com instrumentos e leis da matemática, da física e da química, mede as forças que afetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre. Observa e calcula os movimentos de solo e pesquisa a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características do globo. Detecta e mede a intensidade de terremotos e maremotos, investiga a estrutura das formações rochosas e as propriedades físico-químicas dos mares.

Mercado de Trabalho

"Entre 90% e 95% do mercado de geofísica está relacionado ao petróleo", diz Arthur Ayres Neto, coordenador do curso de Geofísica da UFF. Mas surgem novas perspectivas em áreas como a ambiental e de mineração submarina. Esta última é estimulada por um programa do governo para reconhecimento dos recursos minerais marinhos. Outra grande área de atuação do profssional é a mineração. O setor de petróleo se concentra no Rio de Janeiro, mas há outras empresas que demandam esse profissional nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.

Curso

Matemática, física e geologia são a base do currículo. Entre as disciplinas profissionalizantes estão prospecção de água, de petróleo e de recursos minerais. Fique preparado para muitas aulas envolvendo computação e para exercitar os neurônios com cálculos e mais cálculos - eles estão presentes durante todo o curso. Há várias atividades práticas, tanto em campo quanto em laboratório. Elas são fundamentais na formação de profissionais aptos a trabalhar com monitoramento ambiental, na construção civil e na indústria do petróleo. Se você se interessa por esta última área, pode cursar também Engenharia de Petróleo. 

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Construção Civil

Estudar as características do solo antes do início de uma obra. Localizar dutos de água e de gás para implantar novas tubulações em terrenos e loteamentos.

Geofísica Ambiental

Investigar a degradação do solo e a poluição de lençóis de água subterrâneos ou de superfície. Analisar o impacto ambiental de grandes obras, como estradas, túneis do metrô ou reservatórios de água.

Geofísica Fundamental

Desenvolver pesquisas nas áreas de gravimetria (distribuição de massa da Terra), geodinâmica (deformações da crosta), geomagnetismo (campo magnético terrestre), geotermia (fenômenos térmicos que ocorrem no interior do planeta) e sismologia (abalos sísmicos).

Geofísica e Engenharia do Petróleo

Levantar e analisar informações em busca de reservas petrolíferas e acompanhar sua exploração ao lado de uma equipe multidisciplinar.

Mineração

Coletar dados em campo e, depois, analisá-los e processá-los em laboratório e computadores para localizar reservas minerais.

Há cursos de graduação e pós-graduação em geofísica no país, mantidos pelas seguintes universidades públicas:

BA: Salvador - UFBA

SP: São Paulo – USP 

Belém UFPA.

RJ Niterói UFF. RN Natal UFRN. RS Caçapava do Sul Unipampa.

 

Ambiente Brasil guiadoestudante.abril.com.br



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.