Ambiente Educação

Prêmio Bayer Environmental Award for Media

O objetivo do programa é incentivar o jornalismo ambiental, promovendo a maior cobertura de temas relacionados à proteção e conservação da biodiversidade, sistemas de gestão ambiental, gerenciamento de recursos naturais, entre outros.

Envie para um amigo

 

O que é?

O Bayer Environmental Award for Media é um programa que vai selecionar dois jovens jornalistas brasileiros, autores de reportagens sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável em nível local. O objetivo do programa é incentivar o jornalismo ambiental, promovendo a maior cobertura de temas relacionados à proteção e conservação da biodiversidade, sistemas de gestão ambiental, gerenciamento de recursos naturais, entre outros.

Promovido pela Bayer, uma empresa global que atua nas áreas de Saúde, Agricultura, Química e Polímeros, o Bayer Environmental Award for Media acontece pela primeira vez no Brasil. O programa foi lançado no ano passado pela Bayer e reuniu, em sua primeira edição, participantes de vários países, entre eles: Austrália, Nova Zelândia, Filipinas, Indonésia, Cingapura, Tailândia, China e Índia.

Desenvolvimento Sustentável - É aquele que busca satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para alcançar suas próprias necessidades (Comissão Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente, 1987)

 

Objetivos

A Bayer entende que os jornalistas têm papel decisivo no aumento do grau de conscientização ambiental da população e que, por esse motivo, podem contribuir para a melhoria da qualidade ambiental no nosso planeta.

Sendo assim, destacam-se três pontos fundamentais no Bayer Environmental Award for Media

1) Identificar, em diversas partes do mundo, profissionais de comunicação que desenvolvam trabalhos jornalísticos voltados para a promoção da proteção e da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

2) Promover o intercâmbio e a troca de experiências na área de comunicação ambiental entre jornalistas de diversos países. 

3) Incentivar os profissionais de comunicação a desenvolver trabalhos jornalísticos voltados para temas ligados ao desenvolvimento sustentável e que promovam a conscientização ambiental em seus países.

 

A Seleção

As reportagens serão avaliadas por um júri formado por especialistas em meio ambiente, ciência e jornalismo. Para a escolha dos vencedores serão levados em consideração:

1. Impacto da reportagem na opinião pública e na política local.

2. Originalidade da reportagem.

3. Qualidade da pesquisa.

4. Qualidade do texto.

 

Premiação

Os dois jornalistas vencedores do Bayer Environmental Award for Media vão participar de uma viagem à Alemanha, com todas as despesas pagas. Durante o período, além de apresentar o seu trabalho, em idioma inglês, num encontro internacional, os jornalistas vencedores visitarão a sede da Bayer S.A., conhecerão institutos ambientais, estudarão políticas e procedimentos de proteção ambiental e, principalmente, terão a oportunidade de trocar experiências com jornalistas de outros países engajados em projetos ambientais voltados para a proteção e preservação ambiental.

 

 

Parceria

CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental.

No Brasil, o Bayer Environmental Award of Media tem o apoio do CRIA – Centro de Referência em Informação Ambiental, uma associação civil sem fins lucrativos. Localizado em Campinas, interior do estado de São Paulo, esta ONG – Organização Não-Governamental é hoje referência na área de informação biológica, de interesse industrial e ambiental. Uma sociedade sustentável pressupõe uma sociedade informada, na qual os vários segmentos produzem e têm acesso à informação qualificada, utilizando-a nos processos de formulação e decisão política. Baseada nessa premissa, o CRIA tem por objetivo disseminar o conhecimento científico, tecnológico e cultural e promover a educação, contribuindo diretamente para a conservação e utilização racional da biodiversidade no Brasil.

 

Apoio Institucional

PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O programa BEAM – Bayer Bayer Environmental Award for Media tem o apoio institucional do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP – United Nations Environment Programme). Em 2004, o Grupo Bayer da Alemanha tornou-se a primeira empresa a fazer um acordo global com o PNUMA para a promoção de projetos ambientais para jovens. Através deste acordo, a Bayer e o PNUMA vão atuar em conjunto na promoção de projetos ambientais inicialmente por um período de três anos. 

Criado na Conferência de Estocolmo, em 1972, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é o principal órgão ambiental do Sistema Nações Unidas e se incumbe de catalisar as ações internacional e nacional para a proteção do meio ambiente no contexto do desenvolvimento sustentável.

A missão do PNUMA é prover liderança e encorajar parcerias no cuidado ao ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a aumentar sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações. Ao longo de seus 32 anos de existência, o PNUMA apoiou o desenvolvimento de legislação, políticas e instrumentos de gestão e capacitação para cumprir seu mandato e promoveu a formulação de conceitos e regimes internacionais que permitiram um melhor entendimento e aplicação do desenvolvimento sustentável e da proteção ambiental.

Poderão participar do Bayer Environmental Award for Media profissionais da imprensa que tenham até 30 anos, completados até o dia 27 de agosto de 2004, sejam fluentes na língua inglesa e tenham produzido reportagem (ns) cujo tema central seja meio ambiente e desenvolvimento sustentável em nível local. É necessário que as reportagens tenham sido publicadas em jornais e/ou revistas, impressas e/ou on-line, no período de 27 de agosto de 2002 a 27 de agosto de 2004.

Para fazer a inscrição, é necessário acessar o site www.byee.com.br e preencher a ficha de inscrição dos trabalhos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de agosto de 2004.

 

 

Ambiente Brasil



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.