Ambiente Educação

Núcleos de Educação Ambiental - Acre

O Núcleo de Educação Ambiental, vêm desenvolvendo projetos de Educação Ambiental, que abrangem grande parte dos seus municípios como Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Assis Brasil, Rodrigues Alves etc. Tais projetos são desenvolvidos em parceria com órgãos do Estado como CENAQUA , SEDUC, SEMEC, EMATER, SOS Amazônia, FUNAI,

Envie para um amigo

O Núcleo de Educação Ambiental, vêm desenvolvendo projetos de Educação Ambiental, que abrangem grande parte dos seus municípios como Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Assis Brasil, Rodrigues Alves etc. Tais projetos são desenvolvidos em parceria com órgãos do Estado como CENAQUA , SEDUC, SEMEC, EMATER, SOS Amazônia, FUNAI, INFRAERO, MPF, INCRA, CÂMARA MUNICIPAL RIO BRANCO, NEA-RO, PREFEITURAS, SINDICATOS RURAIS etc.Dentre as linhas de ação dos projetos, está a formação de multiplicadores no processo de auto-sustentabilidade, buscando promover mudanças de comportamento com vistas ao uso, importância, conservação dos recursos naturais renováveis com a participação das comunidades locais no enfrentamento dos problemas ambientais emergentes.

O Estado do Acre, embora apresente dificuldades financeiras e de recursos humanos, vem buscando realizar através de alguns órgãos diversas atividades de Educação Ambiental. Várias experiências vêm ocorrendo nos municípios, objetivando sensibilizar as comunidades sobre a importância de se estabelecer novas práticas, novos hábitos, de forma a garantir um desenvolvimento voltado à proteção dos recursos naturais e de compromisso com apresente e futuras gerações.

Á nível formal são realizadas diversas atividades na rede estadual. Descascam-se as experiências pioneiras com relação à inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares desenvolvidas nas escolas Maria Angélica de Castro, Maria Chalub Leite, Adalberto Sena, Alcimar Leitão, estas duas últimas em parceria com a SOS AMAZÔNIA. Além disso, a SEC, através da Coordenação de Educação Ambiental, também desenvolve projetos na linha de Preservação do Patrimônio Público Escolar e capacitação de Recursos Humanos. Nas escolas municipais não é muito diferente.

A Educação Ambiental se dá através de atividades extra sala de aula ou campanhas, como exemplo o Projeto "Lixo vira Lixo" realizado em 07 Escolas Municipais, introduzindo-se a temática do Lixo para uma abordagem dos problemas ambientais aos professores e, em andamento o Projeto "Lixo e Cidadania" que abrange 10 escolas e objetiva a inserção da temática no currículo escolar .

O Colégio de Aplicação (federal) também realiza atividades, contando inclusive, com uma publicação das experiências realizadas pelos técnicos da escola. A Universidade Federal do Acre, através do Parque Zoobotânico, desenvolve visitas orientadas em suas dependências voltadas aos professores e alunos da rede de ensino. A nível não formal há atividades sendo desenvolvidas nas instituições Federais, Estaduais, Municipais e entidades não governamentais.

O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, através do Núcleo de Educação Ambiental desenvolve atividades, tanto na capital como no interior do Estado, como, cursos e palestras em legislação ambiental, controle das queimadas e desmatamento, combate ao tráfico de animais silvestres, entre outros. Destacam-se, a nível estadual, o IMAC -Instituto de Meio Ambiente do Acre, através de Campanhas ressaltando a questão da qualidade de vida para áreas urbanas e, para áreas rurais realização de cursos e campanhas contra as queimadas e desmatamento, além de apoio às atividades desenvolvidas nas escolas, em parceria com a SEC -Secretaria de Educação e, a FUNT AC -Fundação de Tecnologia do Estado do Acre, através de trabalhos voltados às populações tradicionais das Reservas Extrativistas e da Floresta Estadual do Antimari, como exemplo o Manejo da Fauna Silvestre.

A nível municipal, a Prefeitura do Município de Rio Branco, através da Escola de Meio Ambiente criada pela SEMEIA - Secretaria de Meio Ambiente, realiza atividades e visita orientada em 03 Parques Municipais (parque Ambiental Chico Mendes, Capitão Ciríaco e Horto Florestal), oferece cursos para professores e grupos comunitários organizados, em produção de mudas e produção de adubo orgânico a partir do lixo doméstico.

RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES INAUGURA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O "Projeto Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica", executado pela Cooperativa de Trabalho do Acre (COOTAC), o lançamento do Núcleo de Educação Ambiental da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, localizado no Seringal Albrácia, Colocação Grugel, no município de Xapuri, interior da Reserva Extrativista Chico Mendes.

A finalidade do Núcleo é realizar encontros educativos para comunidades rurais, mensageiros da água e estudantes das escolas estadual, municipal e federal, com vistas no resgate da cultura local, promoção do aprendizado e o entendimento da importância para conservação e preservação dos recursos naturais da região, tendo como base a Educação Ambiental.

Segundo a coordenadora do projeto, Nazaré Macedo, a construção do Núcleo é uma iniciativa que busca retomar a questão cultural das comunidades rurais por meio do processo de ensino - aprendizagem focados na Educação Ambiental.

"Esse processo somente será possível se houver a valorização do saber local para que as comunidades por meio de suas experiências possam atuar como agentes do processo de construção do desenvolvimento e ao mesmo tempo a redução dos impactos ambientais, especialmente dos recursos hídricos", explicou a coordenadora.

Os encontros educativos a serem desenvolvidos no núcleo serão focados nas temáticas de recuperação de nascentes, recuperação de mata ciliar, recuperação de áreas degradadas com a utilização de sistemas agro florestais, coleta seletiva, destino apropriado para o lixo e gestão ambiental.

"O núcleo tem uma arquitetura rústica, no qual foi aproveitada a matéria-prima fornecida pelos moradores da área. Possui compartimentos de alojamento, refeitório, local de higienização, sala de treinamento e espaço para as atividades culturais", contou a presidente da Cooperativa, Lúcia Hall.

A idealização do núcleo surgiu a partir de uma pesquisa de doutorado realizada no interior da bacia juntamente com as comunidades, que identificou a necessidade de revitalizar nascentes e recuperar áreas da bacia, como matas ciliares, pastos e quintais de escolas rurais em fase de degradação. Além disso, promover a mobilização social tendo como principal instrumento a comunicação e Educação Ambiental.

O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e tem como parceiros o governo do Estado, prefeitura municipal de Rio Branco, Xapuri e Brasiléia, Associação de Moradores da Resex de Xapuri (Amoprex) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

 

Fontes: www.icmbio.gov.br www.mma.gov.br Responsável: João do Socorro Pereira - Coordenador do NEA/AC Fone: (68) 226-3212 - Fax: (68) 226-3212 Fonte: Ibama



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.