Ambiente Ecoturismo

Turismo Verde no Mato Grosso

Mato Grosso tem ampla diversidade de paisagens naturais. Um paraíso para espécies raras, aves e seus apreciadores. Tem ainda cachoeiras, corredeiras, praias fluviaias e rios piscosos à espera dos ecoturistas.

Envie para um amigo

 

 


qq

O Estado do Mato Grosso tem como peculiaridade acolher em seu território três dos mais importantes ecossistemas brasileiros: o Cerrado, a Floresta Amazônica e o Pantanal. Ao mesmo tempo, é no Mato Grosso que estão as nascentes das duas maiores bacias hidrográficas do continente: a amazônica e a platina. Com tais atributos naturais, o estado apresenta uma ampla diversidade de paisagens e de espécies de fauna e flora, com alta incidência de endemismo, ou seja, de espécies encontradas apenas em sua região.

O estado definiu dois pólos ecoturísticos: o Pólo do Norte Mato-Grossense, que tem Alta Floresta como portão de entrada e envolve outros dez municípios da região, e o Pólo do Guaporé Mato-Grossense, próximo ao rio Guaporé e ao Pantanal, que tem o município de Cáceres como principal acesso ao ecoturismo na região.

O norte mato-grossense, além de dispor de boa infra-estrutura e, inclusive, de um aeroporto em condições de receber jatos comerciais, Alta Floresta tem como grande atrativo os rios e as belezas do Parque Estadual do Cristalino. Localizado a 39 km do centro do município, o Parque oferece aos visitantes trilhas pela mata, atividades nos rios Cristalino e Teles Pires e visitas à Cachoeira de Sete Quedas, lugares ideais para a prática do rafting, da canoagem e da pesca esportiva.

Por acolher grande diversidade de espécies endêmicas, como o macaco-aranha-de-cara-branca, e de aves, o Parque Estadual é, também, um paraíso para observadores de fauna. É no rio Cristalino que está o famoso Jungle Logde, pousada que atrai grande número de visitantes estrangeiros, especialmente ornitólogos e observadores de aves. Outros grandes atrativos desse pólo são o sítio arqueológico Pedra Preta, com 30 mil metros quadrados de inscrições rupestres, em Paranaíta; o salto Dardanelos e a Cachoeira das Andorinhas, em Aripuanã; e o encontro das águas do rio Arinos com as do rio Juruena.

Situado no sudoeste do estado, o Pólo Guaporé tem como atrativos as paisagens de Cerrado e de floresta protegidas por um corredor de unidades de conservação que se estendem até Rondônia. São florestas primárias, cachoeiras, corredeiras e praias como as do rio Guaporé, o maior da região. Há, ainda, sítios arqueológicos e uma cultura original, que se expressa fortemente na culinária local. Cáceres, distante 215 quilômetros da capital Cuiabá, foi escolhida para ser o portão de acesso às belezas do pólo Guaporé por sua posição geográfica e boa infra-estrutura.

 

Como chegar

Alta Floresta está 1h15 de vôo de Cuiabá, capital do estado a qual se liga também por rodovias asfaltadas, são 780 km a partir da capital. Seu aeroporto, recentemente reformado, tem capacidade para receber jatos comerciais. Há vôos diários para Alta Floresta procedentes de Cuiabá e de Belém. Cáceres está a 215 km de Cuiabá, ligada também por estrada asfaltada, e tem também aeroporto.

O Segmento do Turismo Rural vem ocorrendo em todas as regiões do Estado de Mato Grosso, principalmente onde por de iniciativa dos grande e médios fazendeiros e até pequenas unidades de agricultores familiar com apoio do Governo através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agricultura Familiar–Empresa de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural – EMPAER, SEBRAE, e DEMAIS entidades da sociedade civil, em organizações comunitárias, formais e informais.

Este segmento tem proporcionado novas frentes e formas de trabalho, rendas e negócios, e está no âmbito da diversificação das atividades nas unidades produtivas.

O conjunto de atividades desenvolvidas constituem o segmento, proporciona ao turista a interação com o meio, com destaque para oferta de diversas atividades, como as Caminhadas na Natureza, as variadas formas de lazer, as demonstrações tecnológicas, comercialização de artesanato e de produtos agropecuários, além de serviços turísticos de hospedagem e alimentação, diferenciados, disponíveis isoladamente ou em conjunto.

Podemos citar alguns municípios em que o Turismo Rural está com mais evidência, tais como: Cuiabá, Poconé, Rondonópolis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Alta Floresta, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Cáceres e muitos outros municípios de Mato Grosso, são municípios onde a atividade do turismo rural já se encontra consolidado ou em processo de implantação.

Aos produtos contemplam atividades como : Cavalgadas, Caminhadas na Natureza, manejo de gado, ordenha, produção artesanal dos derivados do leite, cultivo de pomares e hortaliças, caminhadas ecológicas e observação de fauna e flora compõem roteiros que possibilitam a crianças e adultos vivenciar experiências no mais autêntico meio rural.

Nas Grandes e Médias Fazendas fazendas, nos Assentamentos de Agricultores Familiar, nas Comunidades Tradicionais, Quilombolas e Tribos Indígenas, estando o turistas hospedados em pousadas rurais, os mesmo em day use, no Estado de Mato Grosso, o dia começa quando o galo canta anunciando a chegada de uma nova temporada de emoções e momentos inesquecíveis.

Os roteiros de Turismo Rural na Agricultura Familiar, são formatada os tendo como base a presença da familia na unidade produtiva a produção agrícola, pecuária, criação de pequenos animais, agroindústria, artesanato e manifestações culturais, a produção associada ao turismo tem sido umam forma de expressar as atividades dos pequenos agricultores, outra é o turismo com base local ou comunitária, a disposição e a motivação do agricultor aliado ao comportamento do mercado é quem irá determinar o tipo de turismo que será desenvolvido.

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente http://roteirosturisticosdematogrosso.blogspot.com.br/2013/03/um-turismo-rural-em-mato-grosso.html



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.