Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Turismo Verde em Roraima

Parque Nacional do Monte Roraima. A amplidão do lavrado, a mais bela savana amazônica e os rios e várzeas de Caracaraí. A natureza concedeu à Roraima belezas inigualáveis.

Envie para um amigo

 

 

As serras, florestas, cachoeiras e pinturas rupestres do Parque Nacional do Monte Roraima. A amplidão do lavrado, a mais bela savana amazônica e os rios e várzeas de Caracaraí. A natureza concedeu à Roraima belezas inigualáveis.

Roraima abriga em seu território extensas áreas de floresta tropical e as belas savanas amazônicas, conhecidas regionalmente como lavrado. Possui, ainda, rios em abundância, com cachoeiras, corredeiras e praias apropriadas ao ecoturismo. O estado tem a maior parte de seu território acima da linha do Equador.

O estado selecionou duas regiões para receber os investimentos do Proecotur: o nordeste do estado, onde está o Parque Nacional do Monte Roraima e os lavrados roraimenses, e a área de Caracaraí, cidade localizada às margens do rio Branco, o principal do estado.

É no Parque Nacional do Monte Roraima que está o ponto mais setentrional do país, a Serra do Caburaí, próximo à tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana. O parque ostenta formações geológicas de rara beleza, envolvidas por florestas, e acolhe nascentes de rios importantes da região, como o Cotingo, que exibe várias quedas d’água ao longo de seu curso. Nas rochas do parque é possível ver também registros de povos pré-históricos que habitaram a região. O Monte Roraima é um dos pontos mais elevados do país, com 2.875 metros de altitude. Próximos ao parque estão também o município de Uiramutã e a Serra do Sol, outro ponto culminante, com 2.400 metros de altitude.

Ao sul do parque nacional está a Serra do Tepequém, encravada no lavrado roraimense, no município de Amajari. Trata-se de uma formação vulcânica, em cujo topo há uma cratera onde funcionou o primeiro garimpo de diamantes do estado. O antigo caminho usado pelos garimpeiros para subir seus 1.400 metros de altitude funciona hoje como uma trilha para apreciadores de trekking. Região de nascentes, a Serra do Tepequém tem ainda as cachoeiras do Paiva e do Funil com atrativos adicionais.

No centro do estado, onde as savanas dão lugar à densa floresta tropical, está o município de Caracaraí. Situado às margens do rio Branco, Caracaraí é cortada por vários outros rios que formam extensas várzeas durante a estação chuvosa, atraindo grande variedade de animais. A região está protegida por várias unidades de conservação, entre as quais o Parque Estadual da Serra da Mocidade e o Parque Nacional do Viruá. Por conta dessas características ecológicas, Caracaraí tem em operação três hotéis de selva que alojam visitantes do mundo inteiro, especialmente praticantes da pesca esportiva.

 

Como chegar

Portão de entrada do pólo de Roraima, a capital Boa Vista conta com aeroporto internacional. A viagem de avião entre Brasília e a capital roraimense dura cerca de 4h50. Roraima é percorrida de norte a sul pela rodovia BR-174, que, partindo de Manaus (AM) passa pela Capital e chega até a fronteira com a Venezuela, onde conecta-se com outra estrada que vai até o caribe venezuelano. Entre Manaus e Boa Vista, são 785 quilômetros de estrada totalmente pavimentada, que dá acesso aos vários municípios do estado.

 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.