Ambiente Ecoturismo

Canoagem de Remos

A principal modalidade esportiva, a canoagem de velocidade, já é disputada desde o inicio do século e foi introduzida nas Olimpíadas de 1936, em Berlim.

Envie para um amigo

 

É o esporte praticado em canoas, caiaques e wave-skis, cada qual com sua característica peculiar. Canoa: pode ser aberta ou fechada com remo de uma só pá podendo o atleta estar sentado ou ajoelhado. Caiaque: embarcação fechada utiliza remo de duas pás; o atleta permanece sentado na cabine.

Ao longo de toda sua história a humanidade sempre aspirou dominar os rios e mares e para o desenvolvimento das técnicas de navegação empreendeu grandes esforços e sacrifícios.

Desde as canoas até os transatlânticos, passando pelas caravelas a possibilidade de se locomover na água correspondeu à realização de um sonho do homem.

 

Como definição simplificada pode-se dizer que a canoagem é o conjunto de atividades de emprego de barcos, chamados caiaques, cuja característica é o remador estar de frente e cujo remo tem duas pás. Foram os esquimós os primeiros povos a utilizar os caiaques na sua forma moderna, e os construíam revestindo com pele de foca uma estrutura de madeira e de esqueleto de baleia. O inovador deste modelo de barco em relação às canoas e catraias é a principal característica do caiaque: um barco em que o remador, sentado, fica de frente e daí pode ver o que se passa, com boa velocidade e manobra. Era isto que os esquimós precisavam para caçar as focas; alguns caiaques levavam uma tina na frente onde se acendia uma fogueira para servir de lanterna nas incursões noturnas. Os esquimós desenvolveram técnicas avançadas de canoagem até mesmo um rolamento: manobra para desvirar o barco.

O caiaque é embarcação que permite ao remador escolher seu próprio caminho, contando apenas com sua capacidade física e poder contemplar o que tem à frente, alcançando qualquer ponto onde haja água. A exploração, o ecoturismo, o lazer da contemplação da natureza e as práticas esportivas são atendidas por este meio de locomoção.

Com o advento dos materiais modernos a canoagem teve um enorme crescimento e especialização, sendo que foram desenvolvidos um enorme número de tipos de embarcações procurando atender às necessidades de cada uso. A canoagem pode ser dividida em duas grandes vertentes: a canoagem esportiva de competição e a canoagem de lazer.

A principal modalidade esportiva, a canoagem de velocidade, já é disputada desde o inicio do século e foi introduzida nas Olimpíadas de 1936, em Berlim. Hoje a CBCa, Confederação Brasileira de Canoagem, órgão oficial da canoagem esportiva brasileira organiza as atividades esportivas das seguintes modalidades:

 

- Velocidade

- Slalom (que também é disputada nas olimpíadas, desde 1982)

- Caiaque-pólo

- Descenso

- Maratona

- Oceânica

- Canoagem em ondas

 

A canoagem de lazer inclui dentre outros: passeios no mar, rios, lagos e represas; expedições e travessias, a descida de corredeiras e rios caudalosos, chamada de canoagem de águas brancas; manobras e brincadeiras em águas revoltas, chamada de rodeio; a descida de ondas no mar, com manobras como o surf; a canoagem ecológica e de denúncia de agressões ao meio ambiente.

Em geral a canoagem de lazer não exige grande conhecimento e preparação permitindo ao remador desfrutá-la sem um treinamento. Ao contrário a canoagem esportiva de competição exige uma iniciação nas várias Associações e clubes espalhados no Brasil.

Wave ski: aberta, assemelha-se à prancha de surf estando o remador sentado (remo de duas pás).

Mar, rios, lagos, águas calmas ou agitadas são ambientes favoráveis à prática.

 

Locais para a prática:

São Paulo

- Itanhaém

- Peruíbe

- Praia de Camburí - São Sebastião

 

Minas Gerais

- Rio das Mortes - Barbacena

- Rio Paraibuna - Juiz de Fora

- Rio Uberabinha - Uberlândia

- Rio Doce - Governador Valadares

- Rio Médio São Francisco - Pirapora

 

Outras Localidades

- Praia da Barra da Tijuca - RJ

- Tramandaí - RS

- Praia Mole e Barra da Lagoa – Florianópolis - SC

- Lago Paranoá - DF

- Rio Descoberto - DF

- Rio das Almas e do Peixe – Pirenópolis - GO

- Rio Maranhão - GO

Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.