Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Serra Negra - SP

O turismo é o alicerce da economia local e se subdivide em três partes: o comercial, ligado a compras na região, o rural, que explora o cotidiano das fazendas e o ecológico, com enfoque nos passeios programados pela cidade. O ecoturismo surge como forma de aproveitar os recursos hidrominerais da cidade para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente e economia local.

Envie para um amigo

Localizada no interior paulista a 153 km de São Paulo, 72 de Campinas e a 59 de Mogi-Mirim, a região é também conhecida como Cidade da Saúde e além de suas águas minerais com poderes terapêuticos, conta com o clima de montanha.

Em homenagem ao Cristo carioca, o município inaugurou em 6 de julho de 1952 o monumento ao Cristo Redentor. A obra está localizada a 1.080 m de altura e tem 18 m, sendo 6 de pedestal e 12 de estátua.

 

História e Cultura

A cidade serrana foi fundada em meados 1821 por Lourenço Franco de Oliveira. Seu nome se deu graças às ramificações da Serra da Mantiqueira existentes na região. Em 1885, Serra Negra foi elevada a cidade . Nessa época, a região seguia a cartilha dos municípios paulistas, ou seja, baseava a sua economia no cultivo do café. Dez anos depois, a riqueza cafeeira propiciou a implantação da ferroviária na cidade. A luz elétrica chegou ao município em 1910. Além do turismo, Serra Negra tem como fontes de renda o cultivo de milho, arroz, feijão, as fábricas de artefatos de couro, malhas, madeira, perfumes, sabonetes, chapéus e o tradicional café. Culturalmente, a cidade serra-negrense tem uma feição marcante italiana, isso graças aos fluxos migratórios de 1880 e de 1888. Os italianos vieram trabalhar nas lavouras de café da região. Com a crise cafeeira, - vivida por todos os municípios paulistas e iniciada pelo Crack da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929 - a cidade descobre as propriedades terapêuticas de sua água mineral. A partir disso, o presidente Washington Luis denominou a região de Cidade da Saúde. Em 1938, o governador paulista Adhemar de Barros elevou Serra Negra a categoria de Estância Hidromineral de Climática.

 

Clima

Tropical suavizado pela altitude 983 m, porém é popularmente chamado de clima de montanha. A temperatura máximas atinge 29ºC, a mínimas, 5ºC e a média anual é de 20ºC. Em Serra Negra chove mais em janeiro e fevereiro e menos, de março a setembro. A pluviosidade média anual é de 1.300 mm.

 

Vegetação e relevo

A vegetação de Serra Negra é de mata atlântica e composta por bromélias, orquídeas, samambaias, palmeiras, cabreúvas, araucárias, ipês, palmitos, liquens e árvores de grande porte.

Nos arredores, o terreno é ondulado e montanhoso, mas a cidade localiza-se em um vale, uma área um pouco mais plana, e é cercada de montanhas. O relevo é composto por rochas cristalinas. Serra Negra tem 203 km2 de superfície, se encontra numa ramificação da Serra da Mantiqueira e a leste do Estado de São Paulo.

 

Alimentação

Além da tradicional do interior paulista, há carnes vermelhas, peixes, fondues, pratos típicos como o frango com polenta, feijoada, sopas e uma extensa variedade de saladas.

 

Hospedagem

Serra Negra tem uma vasta estrutura hoteleira. Há chalés, campings hotéis e hotéis de campo.

 

Dicas gerais

Quem tem experiência e desenvoltura no trekking, pode fazer a trilha da travessia de Serra Negra em um único dia. O parque Dr. Jovino Silveira está localizado na rodovia Serra Negra - Amparo, km 146. Pode-se alugar cavalos no ponto próximo ao Recinto Municipal de Feiras e Exposições de Serra Negra. O Balneário Municipal funciona de terças-feiras a sábados, das 14h às 20h, e aos domingos, das 9h às 12h.

 

Atrações

Alto da Serra: Com 1.310 m é o ponto mais alto do município. De lá é possível avistar mais de dez cidades vizinhas e todo o relevo de Serra Negra. O acesso é pela rua 14 de julho.

Banhos Medicinais: A estância oferece locais públicos e privados para banhos hidrominerais. Entre eles está o Balneário Municipal, que é um complexo hidroterápico com banhos de imersão, turbilhão com sais de essências, saunas secas e úmidas, piscina de contraste, duchas escocesas e circulares e tratamentos de fisioterapia mediante a indicação médica.

Cachoeira dos Sonhos: Localizada no parque dos Sonhos, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A cachoeira tem uma queda de 100 metros e ao final uma praia de água doce se forma.

Cavalgadas: As saídas são sempre aos sábados em noites de lua cheia. O objetivo do passeio é subir as montanhas de Serra Negra a cavalo e observar a paisagem numa altitude de 1.300 m. Além dessa opção noturna, há cavalgadas ao pôr-do-sol e ecológicas. Estas atividades fazem parte do turismo rural da cidade.

Parque e Represa Dr. Jovino Silveira: Neste local, pode-se fazer um trekking, observar pássaros ou bird watching em viveiros e conhecer a fonte Nossa Senhora de Lourdes.

Pesca: Os rios e os lagos de Serra Negra oferecem pescarias aos turistas. A cidade conta com pesqueiros e com propriedades particulares para atender os turistas.

Teleférico: A estrutura faz o trajeto da praça João Pessoa ao Pico do Fonseca. Fundado em 1973, tem 1.400 metros de extensão, 1.080 de altura e 68 lugares.

Turismo rural: As propriedades rurais particulares abrem as suas portas para visitação. Nos passeios pode se conhecer os processos de fabricação artesanal de queijos, iogurtes, vinhos, destilados e derivados da cana-de-açúcar (como melado e rapadura), além do cultivo de produtos orgânicos e do café em suas fases de plantio, colheita, torrefação e moagem.

 

http://webventura.estadao.com.b



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.