Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

São Luiz - MA

Para uma viagem rápida ao Maranhão, um bom roteiro é o da capital São Luís e a vizinha Alcântara. A primeira traz o charme dos casarões antigos, bons hotéis e culinária local, além de toda a história do Estado. Já Alcântara oferece o contato com uma natureza maranhense diferente das areias dos Lençóis.

Envie para um amigo

A uma hora de barco da capital, a cidade se beneficia da ampla área de manguezal e igarapés, de onde tira parte do seu sustento e atrai os turistas. Vale a pena passar pelo menos um dia na cidade e conhecer também tanto as belezas das praias desertas como as comunidades quilombolas do interior.

 

História e Cultura

São Luís São Luís é o retrato da história maranhense. As principais disputas aconteceram na capital. Os primeiros registros daquele pedaço de terra são de espanhóis, mas foram os franceses os mais interessados em estabelecer uma cidade. Em 1612, começou o projeto de França Equinocial, uma base francesa no Atlântico sul. A cidade então ganhou o nome em homenagem ao rei Luís XIII. Três anos depois a coroa portuguesa passou a organizar uma série de expedições para a retomada da terra. O Estado do Maranhão foi estabelecido apenas em 1624. Em 1641 holandeses tentaram invadir o estado e só formam expulsos três anos depois. O Estado do Maranhão separou do Grão-Pará em 1774. A cultura de São Luís tem o peso histórico da formação da cidade. Os ritmos africanos vindos dos escravos ainda estão presentes no Tambor de Crioula e Tambor de Mina. O Bumba-meu-boi é uma festa que mistura as tradições africanas com a crença cristã. A festa de São João, em junho, é a melhor época para ver o que há de melhor na cultura popular maranhense. Em outras épocas do ano o destaque fica para os museus e casas de cultura do centro histórico de São Luís. Alcântara A região da cidade de Alcântara sempre foi um ponto estratégico para os transportes mundiais. Durante o início do povoamento de Alcântara, a cidade tinha o porto mais próximo da Europa, o que fez a cidade de moradia da aristocracia maranhense. Hoje, quatro séculos depois, tem uma das principais bases de lançamento espacial do mundo, cobiçada até pela NASA, por estar próxima da linha do equador. A cultura em Alcântara se espelha em São Luís nas festas tradicionais, como a do Bumba meu boi. Mas a particularidade de Alcântara é a festa do Divino Espírito Santo. Toda a riqueza que um dia a cidade já viu é lembrada na festa, na figura do Imperador, que recebe em sua casa e dá comida e doces para todos que entrarem. A festa dura uma semana, com o auge no chamado Domingo de Pentecostes, 50 dias depois da páscoa.

 

Clima

Por sua extensão no sentido norte-sul, o Maranhão é influenciado por diversos tipos de clima, todos tropicais. Na capital São Luís e no litoral o clima é semi-úmido, com temperaturas variando entre 22°C e 32°C.

 

Vegetação e relevo

A vegetação maranhense é outra marca da diversidade do Estado e de suas influências das regiões vizinhas. A leste, encontra-se a Mata dos Cocais, a oeste está o início da Floresta Amazônica. O sul do estado é coberto pelo cerrado e o litoral tem no mangue o principal tipo de vegetação. São Luís sofre mais influência do manguezal, já em Alcântara é possível perceber também a transição para a Floresta.

No norte, a planície litorânea é feita por baixadas alagadas e praias extensas. Tanto São Luís como Alcântara estão nessa região.

 

Alimentação

A cozinha nordestina está presente no maranhão com pratos típicos como carne de sol e caldeirada. São Luís possui os melhores restaurantes do estado com grande diversidade, principalmente de frutos do mar. No interior, o arroz de cuxá com ervas e farinha de camarão é um prato obrigatório, assim como o guaraná Jesus, que só é encontrado no Maranhão.

 

Hospedagem

São Luís oferece diversos tipos de hotel. Desde casarões antigos no centro histórico até hospedagens no modelo econômico, como nas grandes capitais brasileiras. A orla da cidade nova tem hotéis novos e de alto padrão. Já para albergues, prefira a cidade velha.

 

Dicas gerais

Os passeios de São Luís geralmente envolvem uma passagem em lojinhas de artesanato ou em mercados simples. Para não passar vontade, leve dinheiro, mesmo que pouco, já que muitos lugares não aceitam cartão. Para os passeios de Alcântara, é bom usar repelente, principalmente no mangue. Fique sempre calçado ao andar em pedras, com tênis ou papete com solado aderente. Um boné é essencial, principalmente na travessia entre Alcântara e São Luís.

 

Atrações

Manguezal: Uma das principais fontes de renda da cidade, o mangue é uma boa opção para turismo. Com caminhos de madeira acima dos alagados, é possível fazer uma caminhada em um ambiente incomum e apreciar a flora e a fauna local. Procure orientação de guias para o Sirigueijo, prática de andar pelas raízes do mangue, subir em árvores e passar por obstáculos naturais, que mistura movimentos de montanhismo e muita agilidade.

Centro Histórico: O principal ponto de visitação da cidade é o centro histórico. Local que ainda guarda casas antigas e calçamento de pedra, além do maior acervo de arquitetura portuguesa da América Latina. A marca do centro são os azulejos originais do século XIX. Também é um dos melhores lugares para restaurantes típicos e agito noturno.

Igarapés: O passeio de barco pelos rios de Alcântara é uma boa opção de descanso no fim do dia. Destaque para a revoada de Guarás, pássaros vermelhos que habitam toda a área de mangue do Maranhão – a segunda maior do Brasil. Os Guarás nascem com a pena branca e ficam vermelhos com o tempo por causa dos caranguejos que se alimentam.

Lagoa de Janssen: Na cidade nova, a lagoa leva o nome de Ana Janssen, figura que já virou folclórica na história do Maranhão. Conhecida por ser uma mulher politizada e a frente do seu tempo, acumulou uma coleção de inimigos e admiradores. O parque da lagoa tem quadras de vários esportes, pista de cooper e ciclovia.

Praias: Alcântara tem cerca de 70 quilômetros de praias desertas cercadas de pedras e trilhas. Ideal para uma breve caminhada ou um trekking longo pela areia dura e pelas pedras. O mar e escuro por causa da influência de várias correntes e do fundo de areia. Agitado, porém sem ondas. Em alguns locais bancos de areia fazem piscinas naturais com água aquecida pelo sol.

Quilombolas: As comunidades quilombolas se estabeleceram no interior de Alcântara vindas das fazendas de cana-de-açúcar. Hoje são pontos turísticos da cidade e sobrevivem de subsistência e do turismo. Principalmente da venda de artesanatos aos turistas.

Vida noturna: São Luís é a cidade responsável pela fama de “Jamaica Brasileira” que tem o Maranhão por causa do reggae. Os guias locais, porém, informam que é preciso escolher bem as festas de reggae para não ser pego de surpresa. A capital também tem vários restaurantes típicos e no centro velho é possível comer e beber ao som de voz e violão, além de visitar diversas casas de shows com todos os tipos de música.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.