Ambiente Ecoturismo

São Luis do Paraitinga - SP

Localizada na Serra do Mar, entre Ubatuba e Taubaté, São Luís do Paraitinga é uma cidade encantadora. De arquitetura tipicamente colonial, essa cidade tem seu aspecto cultural bastante desenvolvido.

Envie para um amigo

Festas folclóricas, músicas regionais e o artesanato são alguns dos seus atrativos. Além disso a cidade está cercada pela Mata Atlântica, possibilitando a prática do trekking e o rafting no Rio Paraibuna.

 

História e Cultura

São Luís do Paraitinga surgiu, junto com mais trinta povoados, para racionalizar a ocupação das terras do vale do Paraíba. A história está presente pelas ruas e casarões antigos e na memória de seus habitantes. O médico sanitarista Oswaldo Cruz nasceu na cidade, motivo de grande orgulho dos moradores da cidade. São Luís do Paraitinga possui o maior conjunto arquitetônico representativo dos séculos XVIII e XIX do Estado de São Paulo.

 

Clima

Para quem vai para a cidade para praticar o rafting a melhor época é o verão. Além de estar mais quente os rios estão mais cheios. Para quem for fazer trekking recomenda-se ir entre abril e maio, quando a temperatura já não é tão alta.

 

Vegetação e relevo

A vegetação é típica da Mata Atlântica. São 5 mil hectares de vegetação nativa, com destaque para o cedro, jequitibá branco, samambaias, bromélias e orquídeas.

Com o solo bastante acidentado essa região é rica em recursos hídricos, como cachoeiras, poços d água, riachos e rios cristalinos

 

Alimentação

O prato típico da região é o afogado, uma carne (filé ou alcatra) que é cozida por cerca de dez horas até desmanchar. Depois é misturada ao molho, com vários condimentos e servido quente.

 

Hospedagem

Só existem dois hotéis na cidade de boa infra-estrutura. Há a opção de pousadas, mas essas ficam em áreas mais afastadas do centro.

 

Dicas gerais

Como há poucos estabelecimentos na cidade é recomendável fazer reserva com antecedência. Não esqueça de levar o protetor solar, pois o sol é muito forte, principalmente no verão.

 

Atrações

Atividades noturnas: Durante os finais de semana acontecem alguns shows ao vivo na praça da cidade. Para quem preferir um programa mais tranqüilo, a cidade traz algumas opções de bares.

Cachoeira Grande: Localizada no km 22 da estrada para Lagoinha, essa queda de 40 m de altura termina no Rio Faxinal. Há uma piscina natural rasa ideal para banho.

Casario Colonial: Esse passeio histórico oferece visita às construções dos séculos XVIII e XIX. É possível visitar a casa onde morou Oswaldo Cruz.

Parque Estadual da Serra do Mar: Área de reserva da Mata Atlântica tem como atração 17 lindas cachoeiras e trilhas como a da Pirapitinga. Para chegar ao Parque, entre no km 78 da SP-125. É recomendável agendar a visita.

Rafting no Rio Paraibuna: São cerca de seis horas de descida pelo Rio Paraibuna. A aventura começa no Parque Estadual da Serra do Mar (núcleo Santa Virgínia) e termina só depois de 18 km entre corredeiras nível II e III. A idade mínima para prática dessa atividade é 12 anos.

Trilha das Sete Cachoeiras: A Trilha das 7 Cachoeiras fica numa fazenda localizada num verdadeiro oásis na Serra do Mar, isolado em meio à natureza, entre os município de São Luis do Paraitinga, Cunha, Parati e Ubatuba, a menos de 200km de São Paulo.

A começar pela localização privilegiada, o Refúgio das 7 Cachoeiras, oferece uma paisagem de beleza rara, com montanhas, Mata Atlântica nativa, três rios (nascentes do Paraíba do Sul), sete cachoeiras de 10 a 40m de altura, diversos poços de águas cristalinas e um clima temperado agradável mesmo no verão.

Um lugar ideal para passar o dia fazendo trilhas, cavalgando, tomando banhos de cachoeiras ou simplesmente lendo um livro e descansando nas redes espalhadas por cantinhos formidáveis.

GASTRONOMIA

Também aberto a não hóspedes, o restaurante é um show à parte. Em pesquisa recente junto aos visitantes, obteve 97% de votos na categoria ótimo.

Um lugar rústico e charmoso, instalado em um platô com vista para o vale, todo envidraçado permite saborear o visual panorâmico.

Você pode aguardar a hora do almoço no deck, na prainha ou tomando banho na hidromassagem natural, uma banheira de pedra ao lado do restaurante. .

Comida caseira de tradição caipira, ecológica (melhor aproveitamento dos alimentos) e balanceada (mais fibras e menos gordura) feitas no fogão à lenha em panelas de barro, ferro e pedra, com opções para vegetarianos. Enquanto você almoça tranqüilo observando a paisagem, ouvindo o som de pássaros e cachoeiras, pratos preparados na hora são servidos.Um verdadeiro rodízio de delícias.

Trilha das 7 Cachoeiras

Estrada do Pinga km 2,5 - Catuçaba

Trilha do Paratininga: Esse passeio de 5,6 km margeia o Rio Paraibuna. Durante o percurso passa-se pela Cachoeira das Andorinhas, ótima para refrescar-se, e pelo Salto Grande, um cânion de 10 m de altura. A caminhada dura, em média, três horas e meia.

Trilha do Poço do Pito: Caminhada de cinco horas em meio à Mata Atlântica. Quedas d água, poços naturais e escorregas são as atrações desse passeio.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.