Ambiente Ecoturismo

São João Batista da Glória - MG

São João Batista do Glória é um verdadeiro paraíso escondido na região sudoeste de Minas Gerais. A cidade guarda trilhas cheias de beleza, muitas quedas d’água, poços, tobogãs naturais e riachos.

Envie para um amigo

Exemplo desta beleza é o Vale do Céu, localizada em Delfinópolis, perto de S.J.Batista do Glória, que surpreende os exploradores com lagos naturais, quedas repartidas e formações rochosas belíssimas. Já no Ribeirão do Furnal pode-se acompanhar as corredeiras por mais de 4 quilômetros de canion.

História e Cultura

O município surgiu há quase dois séculos, com a chegada, na região da serra da Canastra dos irmãos Daniel e Joaquim Goulart, vindos de Candeias e atraídos pelas férteis terras do local. O marco inicial da fundação foi a construção de uma capela dedicada a São João Batista, da igreja da Glória, em terras doadas pelos irmãos Goulart. O povoado foi elevado a distrito com o nome de São João do Glória. Posteriormente, em 1911, passou a ser designado por São João Batista do Glória. O município localiza-se às margens do rio Grande, onde foi construída a barragem da Usina Hidrelétrica de Furnas.

 

Clima

O clima da cidade é do tipo subtropical, com temperaturas variando entre 17ºc e 25ºc.

 

Vegetação e relevo

A vegetação é típica de transição entre o cerrado e a Mata Atlântica, com a presença de mata rupestre.

0 território montanhoso, marcado pela presença das serras da Canastra, das Palmeiras e do Quilombo, é também região de inegável valor arqueológico, com interessantes pinturas rupestres nos seus sítios do Capão Grande e Letreiro.

 

Alimentação

A Cantina Mineira na Praça Belo Horizonte, é o lugar certo para quem quer provar a típica comida mineira. Há, porém, outras opções, principalmente nas fazendas e no centro da cidade.

 

Hospedagem

A cidade de São João Batista do Glória conta com algumas pousadas.

 

Dicas gerais

Cuidado principalmente nas trilhas e também com trombas d'água, que podem fazer o nível dos richos subir bruscamente.

 

Atrações

Cachoeira do Filó: Com uma queda d’água volumosa caindo sobre um poço ótimo para banho, esta cachoeira fica a 22 km do centro da cidade. Localizada na MG 050 – km 300, é uma boa opção para refrescar nos dias quentes.

Cascata: Um riacho de água límpida corre e, em alguns trechos, forma poços naturais. Um pouco mais distante que a Cachoeira do Filó, também, na MG 050 – km 300, é uma das opções mais bonitas da região. O melhor período para a visitação é entre agosto e abril, quando a temperatura é mais quente e as chuvas deixam o riacho mais cheio.

Paraíso perdido: O nome faz juz à beleza do lugar. Pequenas cascatas formadas com água límpida e gelada são um convite à momentos relaxantes. Localizada na MG 050 , no km 315, tem acesso por estradas pavimentadas e uma pequena trilha.

Poço da Tacha: O local recebeu este nome por causa de seus poços redondos de água transparente, semelhantes às tachas utilizadas no feitio de rapadura. Fica distante, de carro, aproximadamente 18 minutos do centro da cidade. Aconselha-se o uso de carros com tração 4X4.

 

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.