Ambiente Ecoturismo

São Bento do Sapucaí - SP

O município de São Bento do Sapucaí está localizado na Serra da Mantiqueira, dentro do estado de São Paulo.

Envie para um amigo

 

Com inúmeros rios, cachoeiras, montanhas e vegetação, a região é bastante propícia à pratica de esportes de aventura. São Bento do Sapucaí é comumente chamado de Estância da Aventura.

 

História e Cultura

A população total de São Bento do Sapucaí é pouco superior a dez mil pessoas.

 

Clima

Por estar na Serra da Mantiqueira, a região possui na maior parte do ano temperaturas baixas e clima ameno. Durante o inverno, inclusive, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão recebem milhares de turistas interessados em aproveitar as vantagens do frio.

 

Vegetação e relevo

A vegetação presente nessas montanhas são as de mata e campestre. A floresta de Araucária domina a região e o pinheiro é o cartão postal de Campos do Jordão.

A fauna é composta pelo macaco-prego, onça suçuarana, tatu, entre outros. Entretanto são animais difíceis de ser observados.

São Bento do Sapucaí apresenta topografia montanhosa e farta vegetação. São várias as montanhas, como Pedra do Baú, Bauzinho, Ana Chata e outras.

 

Alimentação

Há diversas opções de restaurantes com os mais diversos preços. Não deixe de experimentar as trutas criadas na região e o pinhão cozido.

 

Hospedagem

A rede hoteleira de São Bento do Sapucaí ainda está em expansão. Durante o inverno, há a necessidade de fazer reserva.

 

Dicas gerais

Vá preparado para o frio. Malhas de lã, gorro, cachecol e luvas não são exageros nessa região.

 

Atrações

Ana Chata: A montanha é procurada por trekkers e montanhistas pois, além de apresentar diversas trilhas para caminhada, tem uma subida que pode ser feita sem o uso de equipamentos. A pedra da Ana Chata tem em sua base uma espécie de labirinto natural, que leva à gruta escura.

Bairro dos Serranos: Junto dos bairros Campestre e Toldi, Serranos apresenta diversas trilhas para os bikers. O relevo propício e a constância de passeios ciclísticos e eventos têm levado milhares de praticantes ao longo do ano às trilhas.

Cachoeira dos Amores: A cinco quilômetros da cidade, no bairro do Paiol Grande, a cachoeira é bastante freqüentada pela beleza de suas quedas, que formam pequenas piscinas naturais.

Off-road: São Bento do Sapucaí também recebe anualmente provas de carros e motos, em trilhas mapeadas que levam a locais de natureza primitiva e ricas em história e cultura.

Parque Pesca na Montanha: A caminho da Pedra do Baú, na Estrada da Campista, há uma reserva ecológica com 500 alqueires e a 19 quilômetros do centro da cidade. No local são encontrados lagos para pesca, cachoeiras, trilhas para adultos e crianças, cavalos de aluguel, muro de alpinismo, arco e flecha, monitores especializados em ecoturismo, tanques de criação de trutas, loja de artesanato e atelier de artes com cursos variados.

Pedra da Divisa: Adotada pelo escalador Eliseu Frechou como ponto de treinamento, a montanha é ótima para montanhistas em fase de aprendizado. Frechou mantém algumas vias de subida, com diferentes graus de dificuldade. A Pedra da Divisa está a quatro quilômetros do centro, no bairro dos Pinheiros.

Pedra do Baú: Uma das formações rochosas mais conhecidas do estado, a Pedra do Baú é palco para diversos tipos de esportes. Com paredões verticais de até 350 metros, o local é visitado por pessoas interessadas em fazer caminhadas, escaladas e vôo livre.

Existe uma rampa a 1.810 metros, que possibilita vôos com fortes térmicas, principalmente no inverno. Para os interessados em praticar montanhismo, existem 30 rotas de escalada até o cume, com 1.940 metros.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.