Ambiente Ecoturismo

Santa Rita de Passo Quatro - SP

Santa Rita do Passa Quatro tem 753 km² e está localizada a 250 km de São Paulo e possui muitas cachoeiras e muito verde para os amantes da natureza.

Envie para um amigo

No município de Santa Rita está localizado o Parque Estadual de Vassununga, com cerca de 1.700 hectares e onde estão os maiores jequitibás rosa do Brasil. A cidade também é o berço do famoso compositor Zequinha de Abreu.

 

História e Cultura

O povoado originou-se de uma pequena capela, dedicada à Santa Rita de Cássia, no lugar denominado Passa Quatro, terras que pertenciam ao Distrito de São Simão. O nome Santa Rita surgiu em homenagem à Dona Rita Ribeiro Vilela, uma das doadoras do patrimônio à Santa Rita de Cássia, e Passa Quatro surgiu devido à existência do Córrego Passa Quatro. Santa Rita é o local de nascimento do famoso compositor Zequinha de Abreu.

 

Clima

Seco, ventoso e saudável, com as quatro estações bem definidas durante o ano

 

Vegetação e relevo

No Parque Estadual de Vassununga, localizado no município de Santa Rita do Passa Quatro, a floresta é estacional semidecidual e cerrado.

A região tem com algumas colinas circundando a cidade. Ao norte e oeste, o relevo é levemente ondulado e a leste e sul, montanhoso. A altitude é de 759 metros, atingindo mil metros no Morro do Itatiaia.

 

Alimentação

A cidade oferece muitos restaurantes e lanchonetes

 

Hospedagem

Santa Rita oferece pousadas, hotéis na cidade e hotéis-fazenda

 

Dicas gerais

Ao escolher uma agência ou operadora de ecoturismo tenha certeza de que a segurança estará presente em toda a atividade.

 

Atrações

Cachoeira Três Quedas: A cachoeira é formada pela água do córrego Passa Quatro. No local também estão as ruínas da Casa da Força, a primeira usina hidroelétrica da cidade.

Deserto do Alemão: Formado por grandes erosões e por dunas, proporciona aos visitantes paz e tranqüilidade. Normalmente é usado na prática de off-road por jipeiros e motoqueiros.

Jequitibá Rosa: A árvore tem aproximadamente 40 m de altura, uma circunferência de 11, 30 m, 3,6 m de diâmetro e cerca de 3.025 anos de idade.

Morro do Itatiaia: Com 970 m de altura, o local é usado para a prática do vôo livre ( parapente e asa delta) e possui vista panorâmica para as cidades vizinhas.

Usina Hidroelétrica de São Valentim: A Usina Hidroelétrica de São Valentim tem uma área total de 60.000 m² e está implantada à margem esquerda do Rio Claro. Na área da usina está a Cachoeira São Valentim, uma queda livre de 80 m de altura e muito usada na prática de rapel em diversas competições de aventura que ocorrem na cidade.

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.