Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Salvador - BA

Capital da Bahia, Salvador é uma das cidades mais visitadas do país. São milhares de turistas a cada ano, interessados em aproveitar o calor nordestino, a descontração baiana e a rica cultura soteropolitana.

Envie para um amigo

Marcada por construções do período colonial, a cidade apresenta igrejas, fortes, palácios e cerca de 350 casarões do Pelourinho, além de belíssimas praias. Com ruas estreitas e ladeiras íngremes, Salvador é dividida em Cidade Baixa e Alta. Elas são ligadas na região central pelo Elevador Lacerda.

 

História e Cultura

2.209.485 de pessoas vivem na capital baiana, que apresenta rica cultura decorrente de seu importante passado na história colonial do país.

 

Clima

Quente e úmido sem estação seca caracterizando o litoral, com temperaturas médias anuais de cerca de 25,3º C e índice pluviométrico anual superior a 1.500mm.

Vegetação e relevo

É bastante variada, e vai desde as existentes em praia às das dunas. Todas sofrem contínua ação dos ventos marinhos, carregados de sal. Esta combinação, associada à água do mar e às areias, confere à vegetação litorânea um aspecto particular. O capim-da-areia, o alecrim-da-praia, a pimenteira, a grama-da-praia e o capim-paraturá estão entre as espécies vegetais encontradas em Salvador.

Conta com 313km2, é pertencente à Zona da Mata, o relevo de Salvador apresenta uma estreita faixa de planícies, que se alarga em alguns trechos.

 

Alimentação

A cozinha baiana é bastante variada, mas é conhecida mundialmente pela predileção pela pimenta.

 

Hospedagem

Há centenas, milhares de opções de hospedagem, que apresentam os mais variados preços e opções de conforto.

 

Dicas gerais

Tomar precauções com o forte calor, que causa desidratação e queimaduras na pele. É preciso estar atento aos temperos das comidas baianas, geralmente apimentadas, e que podem causar mal-estar nos desacostumados.

 

Atrações

Boa viagem: Situada ao lado do Forte de Mont Serrat, tendo uma bonita vista da cidade. Nas suas proximidades fica a Igreja da Boa Viagem, onde acontece a Festa de Nosso Senhor dos Navegantes.

Cantagalo: Praia muito freqüentada pelos moradores dos bairros próximos da Calçada. A origem do seu nome vem das brigas de galo, organizadas pelos antigos pescadores do local.

Centro Histórico do Pelourinho: Maior conjunto colonial da América Latina, e Patrimônio Cultural da Humanidade, o Pelourinho é ponto obrigatório de visitação. Restaurado, o local apresenta 354 construções dos séculos XVII ao XIX. O programa se torna ainda mais atraente no período noturno, quando são encontradas muitas atrações musicais pelas ladeiras, praças e calçadas.

Elevador Lacerda: Suas quatro cabines interligam desde 1930 os 72 metros da Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta, à praça Cairu, na Cidade Baixa. O sobe-e-desce carrega 28 mil passageiros por dia.

Forte de São Diogo: Com a abertura das portas do Forte de São Diogo, depara-se com a bela visão da marinha da Baía de Todos os Santos, com a ilha de Itaparica no horizonte, uma paisagem eternamente guardada pelo forte. Mais que uma atração histórica, que guarda um visual exclusivo da Baía de Todos os Santos, o Forte é um importante centro de atividades e lazer, contando com programação cultural e turística como shows e audiovisuais.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim: Situada no Largo do Bonfim, teve sua construção iniciada em 1756. Quase dois séculos depois, em 1923, foi elevada a basílica. É a igreja mais popular da Bahia e local de devoção onde anualmente é realizada a famosa lavagem das escadarias, a lavagem do Bonfim, uma das mais autênticas e maiores manifestações do sincretismo religioso em Salvador.

Itapuã: Praia de denominação indígena que significa "pedra erguida". Antiga aldeia de pescadores, é hoje núcleo urbano e oferece grande infra-estrutura como: shopping, supermercado, farmácias, restaurantes e outros serviços.

Mercado Modelo: Localizado na praça Cairu, está desde 1971 no sobrado amarelo da antiga alfândega. Em 1984 pegou fogo e foi reformado. Tem mais de 300 barracas para a compra de artesanato e arte baiana. Conta com dois restaurantes, bares com bebidas típicas e tira-gosto. As arcadas descobertas no porão, abaixo da linha do mar, estão abertas ao público. Do lado de fora, há roda de samba e capoeira.

Museu Abelardo Rodrigues: Está situado na Rua Gregório de Matos, no andar nobre do Solar do Ferrão, que é um prédio setecentista e o mais importante da área tombada. Mantido pelo IPAC, sua coleção de arte sacra é a mais valiosa de todo o país reunida no nordeste. Conta com 762 peças dos séculos XVI a XIX. Está organizado segundo os critérios mais modernos, ocupando um espaço de 536 m². Resultante do trabalho do falecido colecionador pernambucano Abelardo Rodrigues, seu acervo constitui-se de imagens, crucifixos, telas, oratórios, altares e outros itens de valor inestimável.

Penha: Com águas tranqüilas. Nas proximidades fica a Igreja da Penha e o antigo Palácio de Verão do Arcebispo.

Península de Itapagipe: Nela encontram-se as praias seguras para o banho de mar, com águas mansas de enseada: Bogari, Penha, Tamarindeiros e Porto dos Tainheiros. Destacam-se na cidade baixa.

Porto da Barra: Entre os fortes de São Diogo e Santa Maria, próximo do centro, foi o primeiro porto da cidade assinalado com marco comemorativo do IV Centenário da Fundação da Cidade de Salvador, rememorando a chegada de Tomé de Souza com sua comitiva no local em 1549. Praia bastante concorrida, graças à tranqüilidade, segurança e à facilidade de acesso.

Solar do Unhão: Conjunto arquitetônico do século XVIII, que representa grande atração turística, formada de casa-grande, senzala, capela e outras dependências. Trata-se de um dos mais expressivos testemunhos da cultura colonial. No local funciona o Museu de Arte Moderna da Bahia e um restaurante. Possui um cais de atracação e fica na Avenida Contorno.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.