Ambiente Ecoturismo

Prudentópolis - PR

Localizada na região Centro-Sul do Paraná e a 730 metros acima do nível do mar, Prudentópolis está à beira da BR-373 entre Ponta Grossa e Guarapuava, e a 203 km do município de Curitiba, capital do estado do Paraná. Prudentópolis vem se destacando no Estado do Paraná e ganhando importância no cenário turístico por conta da sua natureza exuberante e seu relevo junto a grande quantidade de água que formam inúmeras corredeiras e cachoeiras.

Envie para um amigo

Dona de mais de cem cachoeiras catalogadas, Prudentópolis é também chamada de “Terra das Cachoeiras Gigantes”, muitas delas com cerca de 80 metros à 100 metros de altura. A cidade foi colonizada por imigrantes ucranianos que mantém viva a sua tradição e cultura, presentes no artesanato com bordados e pêssankys (ovos pintados à mão).

 

História e Cultura

Criada no final do século XIX, Prudentópolis foi marcada pela imigração de 1500 famílias ucranianas que promoveram a colonização da cidade. Seu primeiro nome foi São João de Capanema e em seguida, Prudentópolis, em homenagem ao então Presidente da República, Prudente de Morais Barros. Além dos ucranianos, outros imigrantes se estabeleceram na região, dedicando-se à agricultura, pecuária e pequenas indústrias, contribuindo grandemente para o processo de colonização do município. Porém, as tradições que permanecem até hoje na cidade são as dos imigrantes ucranianos, que se refletem na vida cotidiana dos cidadãos, por meio da religião, gastronomia, cultura e artesanato. Atualmente, o município é considerado o mais ucraniano do Brasil, sendo 80% da população descendente desses imigrantes.

 

Clima

Clima Subtropical Úmido Mesotérmico, verões frescos (temperatura média inferior a 22° C), invernos com ocorrências de geadas severas e freqüentes (temperatura média inferior a 18° C), não apresentando estação seca.

 

Vegetação e relevo

Prudentópolis possui em seu entorno uma vegetação de mata nativa preservada, com a ocorrência de animais silvestres tais como paca, tatu, lontra, jacu, além de pássaros de diversas espécies. A vegetação da região também é caracterizada pela divisão de imponentes matas de araucária, ovelhas e vacas que pastam entre as casas com jardins floridos do lugar.

Devido ao acidentado relevo, a cidade de Prudentópolis apresenta diversas serras, detacando a Serra da Esperança, Serra da Rita e a Serra do Barra Grande e ainda diversos morros acima de 1200. Sua grande quantidade d'água formam inúmeras corredeiras e cachoeiras, grande atrativo na região.

Alimentação

Para aproveitar a fundo a visita por Prudentópolis, vale a pena experimentar a culinária típica do lugar, com alguns pratos característicos da cozinha ucraniana. As opções são inúmeras, mas a mais famosa talvez seja o Perohê ou Varéneke, que são pastéis cozidos, recheados com batata e requeijão, muito típico na culinária das famílias de imigrantes de Prudentópolis. Além deste prato, podemos citar o delicioso Holubtsi, charutos de repolho com carne e arroz, a Krakóvia, espécie de lingüiça defumada feita de carnes nobres suínas, o Borsch, sopa de beterraba, entre outras especialidades. E para a sobremesa, Prudentópolis oferece mais de 400 variedades de mel, para adoçar o paladar do visitante, além do Uzvár, que são as compotas de frutas secas.

Hospedagem

Para quem pretende se hospedar em Prudentópolis vai encontrar algumas opções de hospedagem como camping com chalés, pousadas e hotéis no centro da cidade. Mas, a infra-estrutura hoteleira da cidade ainda é muito simples e limitada.

 

Dicas gerais

Os passeios na cidade de Prudentópolis podem ser divididos em duas etapas, para melhor aproveitamento das opções de turismo do local. O município oferece tanto atrações pela região urbana da cidade, onde é obrigatória a visita ao Museu do Milênio e a Igreja de São Josafat, quanto na área rural, onde estão localizadas as cachoeiras e belezas naturais, para a prática de um esporte de aventura. Para tirar o maior proveito do passeio, a dica é procurar conhecer as atrações mais famosas e as mais próximas, sempre contando com o acompanhamento de um guia. Na cidade, é possível encontrar algumas empresas que prestam este serviço (todos os hotéis tem indicações e telefones para contato), o que facilita na hora de enfrentar as diversas estradas de terra da região.

 

Atrações

A terra das Cachoeiras Gigantes: Prudentópolis se destaca principalmente pelas suas belezas naturais. Quem visita a cidade, não pode deixar de conhecer algumas das inúmeras cachoeiras presentes no local. Com 196 metros de altura, o destaque é para o Salto São Francisco, considerado uma das cachoeiras mais bonitas da região. Outra atração da cidade são as atividades festivas típicas da cultura ucraniana, com danças de grupos folclóricos e gastronomia típica. A cidade também apresenta lindas igrejas consideradas patrimônio cultural e artístico e museu com acervos da história de Prudentópolis. Para os que quiserem se aventurar, o município oferece a prática de rapel, canyoning, rafting e tirolesa.

Cânion do Perehouski: Conhecido por suas características geológicas únicas, o local é perfeito para aqueles que buscam a prática de trekking nas trilhas do cânion, tirolesa ou mesmo só observar a fauna e a flora do lugar. Três saltos de pequeno porte também podem ser usados como duchas naturais.

Encontro de Amigos Motociclistas: A cada ano, nosso grupo de amigos se reune nessa pequena e bela cidade.

Como moramos espalhados pelo Paraná e a cidade fica localizada ao centro do Estado, decidimos conhece-la no carnaval de 2007 e nos apaixonamos pelo local.

A partir daí, formou-se também um grupo apaixonado de amigos que aguardam anciosos sempre o próximo feriado pra retornar a encantadora cidade.

Clovis Junior Rubenich

Ivan Salomé Rotta

Igreja Matriz de São Josafat: Considerada um dos mais belos templos em estilo Bizantino do país, a Igreja Matriz de São Josafat foi construída entre os anos de 1925 a 1928, pelos primeiros padres Basilianos vindos para o Brasil.

A arte dos trabalhos de entalhe em madeira, o artesanato das toalhas bordadas nos altares, as relíquias trazidas da Ucrânia podem ser apreciados no interior da igreja.

O púlpito é outra arte, todo em madeira representando um barco com sua rede de pesca, peixes em madeira, velas e cordas, uma referência ao apóstolo São Pedro. A igreja foi tombada em 1979 pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, como patrimônio artístico e cultural do estado.

Museu do Milênio: Com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano, o Museu do Milênio foi inaugurado em 1989, com a exposição temporária “Os ucranianos em Prudentópolis”, mostrando a arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições.

No interior do museu, o visitante encontrará em seu acervo, objetos de uso tradicional, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano. Localiza-se na Rua Cândido de Abreu, s/nº.

RPPN Ninho do Corvo: Localizada no municipio de Prudentópolis, o local conta com diversas cachoeiras e cânions. É a primeira reserva ambiental do município e possui trilhas para caminhadas, atividades de Tirolesa, Mini-Arvorismo, Rapel, Cachoeirismo, Escalada.

Também recebe pequenos grupos para hospedagem, com pacotes de final de semana.

Organiza passeios OffRoad pelas cachoeiras da região.

Salto Barão do Rio Branco: Situado no Rio dos Patos, com 64 metros de altura e significativo volume de água, o Salto Barão do Rio Branco é utilizado para a geração de energia elétrica, através de uma Pequena Central Hidrelétrica, de propriedade da “Santa Clara Indústria de Cartões”.

É possível chegar à base do salto através de uma escadaria com 478 degraus. O lugar tem um excelente potencial para a prática de rappel e raffing.

Salto São Francisco: Considerado o salto mais alto do sul do Brasil, possui aproximadamente 196 metros de altura / queda livre. O acesso ao salto São Francisco é difícil, mas de grande apelo pelos visitantes, por conta da sua paisagem exuberante.

Salto São João: Salto com 84 metros de altura, situado no Rio São João é também um atrativo bastante freqüentado pelos visitantes, por sua facilidade de acesso e beleza. O local também possibilita no curso do rio, tomar banho de cachoeira, onde há pouca profundidade. Além disso, o salto também permite avistar o Canyon do Rio São João, muito vislumbrado pelos turistas e possibilita a prática de rapel.

Salto São Sebastião: Com aproximadamente 120 metros de altura e pouco volume de água, o salto é bastante procurado pelos turistas por conta da sua beleza natural. O lugar também é bastante freqüentado pelos praticantes de rapel e canyoning. No topo do salto, é possível apreciar um mirante da região, mas o acesso é feito por uma trilha de média dificuldade.

Salto Sete Ecoturismo: O Salto Sete é uma cachoeira com 77 metros de altura localizada a apenas 11 km do centro de Prudentópolis.

O lugar é repleto de belezas naturais: rios, nascentes, cachoeiras, animais silvestres e o maior canyon de Prudentópolis.

Pode ser praticado esportes radicais como: cascading, rapel e tirolesa. Somente com agendamento.

Salto Gêmeos: Localizados no Rio Barra Grande, num dos despenhadeiros da Serra da Esperança, os saltos gêmeos – como são conhecidos por sua similaridade e proximidade – atualmente são utilizados apenas para visualização (a caminho dos Saltos São Sebastião, Mlot, Canyon do Perehouski e Salto São Francisco), devido ao difícil acesso. Possuem aproximadamente 130 metros e 100 metros, respectivamente.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.