Ambiente Ecoturismo

Penedo - RJ

Penedo, com pouco mais de cinco mil habitantes, fica a meio caminho entre duas metrópoles: a 270 quilômetros de São Paulo e 170 quilômetros do Rio. Esta cidade, nos pés da Serra da Mantiqueira é muito calma, com o som da água das cachoeiras batendo nas pedras.

Envie para um amigo

A temperatura amena também ajuda a garantir um aspecto mais europeu, providenciando muitos graus a menos no termômetro. Mas as semelhanças com a Europa não se limitam à temperatura. Penedo é a única colônia finlandesa no Brasil.

 

História e Cultura

Um grupo de cem imigrantes chegou à região em 1929, liderados por Toivo Uuskalio. Depois de se instalar na Fazenda Penedo, criaram um projeto comunitário, de retirar o sustento do grupo da propriedade rural. Criaram, assim, uma sociedade diferenciada, estranha para os padrões locais. Tinham princípios pacifistas, naturalistas e alimentação vegetariana. Prezavam a ecologia e o ambientalismo.

 

Clima

Clima frio de montanha

 

Vegetação e relevo

Muitos bosques e montanhas.

Penedo fica na Serra da Mantiqueira, onde se localiza o Pico das Agulhas Negras, ponto culminante do Parque Nacional das Agulhas Negras, com 2.787 metros de altitude.

 

Alimentação

São 34 restaurantes e um trutário em Penedo. Os pratos principais são a truta e o foundee. Existe, ainda, uma deliciosa fábrica de chocolates caseiros.

 

Hospedagem

São 58 hotéis na região. Embora o número de quartos disponíveis seja grande, invariavelmente a ocupação chega a 100% na alta temporada. Nos finais de semana em baixa temporada, a procura é sempre grande.

 

Dicas gerais

Bom fazer a reserva do local de hospedagem com antecedência, para não correr o risco da cidade estar lotada no fim de semana.

 

Atrações

Artesanato: Uma fábrica de velas existente há 30 anos é um prato cheio para quem gosta de decoração da casa ou do escritório. São velas e castiçais das mais variadas cores e modelos. Os tapetes também são peças de bom gosto. Ao todo, são 50 lojas de artesanato.

Atividades noturnas: Há programas para todas as idades e casas noturnas para os mais jovens, com dancing music madrugada adentro. Quem quer desfrutar de bailes típicos pode ir no sábado ao Clube Finlândia e assistir às apresentações. A atração principal é o "Penedon Parhaat", grupo de jovens que primeiro se apresenta e depois ensina à platéia os passos das danças típicas.

Casa do Papai Noel: Com arquitetura típica finlandesa, a atração homenageia o personagem mais ilustre da Finlândia: o Papai Noel. Um pequeno condomínio de lojas coloridas oferece aos turistas os mais variados souvenirs, roupas e peças típicas da região e da cultura européia.

Museu Dona Eva: A maior concentração de finlandeses fora da Finlândia não poderia deixar de expor os detalhes de suas raízes. O museu conta com peças antigas e modernas, como fotos, vestuários e curiosidades. E enriquece o conhecimento geral do turista contando a história do Papai Noel.

Parque Nacional de Itatiaia: Há excursões saindo para as partes Alta e Baixa do Parque Nacional de Itatiaia, bem como para Visconde de Mauá e outras cidades próximas.

* Confira mais do Parque Nacional do Itatiaia na guia de destinos.

Pico do Penedinho: Uma trilha de cerca de 600 metros de extensão leva o turista ao topo do Pico do Penedinho, de onde se pode avistar não só Penedo, como também as regiões vizinhas (centro de Itatiaia e Resende), além da Parte Baixa do Parque Nacional de Itatiaia. Penedo conta também com pequenas cachoeiras acessadas por trilhas curtas. A cidade conta também com três haras para cavalgadas pela região.

 

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.