Ambiente Ecoturismo

Pantanal - MT

Sem dúvida um dos lugares mais belos do Brasil. Talvez um dos motivos de toda sua estrondosa e peculiar beleza natural seja devido à sua particularidade geográfica. Localizado na bacia do Rio Paraguai, ao norte está cercado pelas Serras dos Parecis, Azul e do Roncador, a leste pela Serra de Maracajú, ao sul pela Serra da Bodoquena e a oeste pelos charcos paraguaio e boliviano.

Envie para um amigo

O Pantanal abrange 12 municípios dos etados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estendendo-se pela Bolívia e Paraguai. Seu maior território encontra-se no Mato Grosso do Sul, é conhecido como Pantanal Sul e tem como porta de entrada a cidade de Corumbá.

Sua localização faz com que grande parte do território pantanense se transforme em descampados ou grandes lagoas durante boa parte do ano.

A grande diversidade da fauna é um dos seus grandes atrativos seja ela aquática (jacarés, peixes...), terrestre (capivaras, antas, cervos-do-pantanal) ou aérea (garça, arara-azul, tuiuiú).

 

História e Cultura

Primeiramente o Pantanal era habitado por indígenas da tribo Guarani. Os primeiros a povoarem a região foram os espanhóis, que dominaram a região durante algum tempo devido ao Tratado de Tordesilhas. Com a construção de instalações militares ao longo do rio Paragua em 1775, o Pantanal foi incorporado ao Brasil e à coroa Portuguesa. Em 1870, como conseqüência da vitória na Guerra do Paraguai, a região incorporou uma área de 47.000 km quadrados de terras que pertenciam ao Paraguai. Sua economia se baseia na pecuária de corte no turismo.

 

Clima

O clima no Pantanal é quente com duas estações do ano bem definidas: seca (maio a setembro) e chuvosa (outubro a abril). A temperatura média é de 30ºC. A época ideal para visitar o Parque é no período seco, devido à facilidade de acesso e a temperatura mais amena.

 

Vegetação e relevo

A vegetação característica é o cerrado, onde é possível encontrar árvores como pequi, lixeira e ipê-amarelo. Nas áreas mais elevadas e mais secas pode-se encontrar jatobás, coroa-do frade e barriguda. Há ainda uma grande variedade de plantas aquáticas e de brejo como as vitórias-régias e aguapés.

Seu relevo é quase todo plano. Ao norte do Pantanal estão as serras dos Parecis, Azul e Roncador. Ao leste a Serra de Maracaju, ao sul a Serra da Bodoquena e a oeste estão os charcos paraguaio e boliviano.

 

Alimentação

A cozinha pantaneira não pode deixar de ser provada. Com uma grande diversidade de peixes, o pacú e o pintado são os mais famosos. O pintado pode ser servido à urucum ou ensopado. O pacú é servido frito. Experimente também o caldo de piranha e a carne de jácaré.

 

Hospedagem

No Pantanal encontram-se diversos hotéis-fazenda com ótima infra-estrutura. Há ainda pousadas e chalés. Alguns hotéis são especializados em pesca, incluindo em seu pacote os passeios.

 

Dicas gerais

Não esqueça de levar muito repelente. Recomenda-se vacinar-se contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência.

 

Atrações

Cavalgada: Este é o melhor meio para se explorar o Pantanal com suas áreas alagadas. Não existem trilhas definidas para os passeios a cavalo. Há um programa de acompanhamento dos peões pantaneiros. O turista observa o trabalho rotineiro dos peões enquanto conduz o gado. Para as cavalgadas é essencial vestir calça comprida, meias, chapéu, calçado fechado e usar repelente.

Pesca: A pescaria esportiva, permitida fora do Parque, é uma das mais atrativas atividades da região. Sua rede fluvial (bacia do Rio Paraguai) é a maior da região e garante uma diversidade e quantidade enorme de peixes. Durante a piracema (de novembro a janeiro) a pesca é proibida. Os princi[pais rios são os Aquidauana, Mirnda, Negros e Abobral e Paraguai, Nabileque e Aquidaban. É necessário retirar a licença nacional de pesca, feita em qualquer escritório do Ibama.

Safári fotográfico: Utilizando um veículo aberto o viajante pode ir até regiões mais distantes para fotografar e filmar os animais da região. Na época de estiagem esses passeios tornam-se muito mais acessíveis.

Trekking: Existem inúmeras trilhas para serem feitas no Pantanal, passando pelas mais diversas paisagens: capões, cerrados e banhados. Em geral, os hotéis-fazenda organizam trilhas auto-guiadas dentro da sua própria área. Use sempre calça comprida, repelente e protetor solar durante o passeio.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.