Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Linhares - ES

Conhecida por suas 64 lagoas, praia de naturismo, cachoeiras, o Projeto Tamar, a Reserva Biológica de Sooretama, Linhares guarda tesouros do ecossistema da Mata Atlântica, remanescente no local.

Envie para um amigo

A cidade possui 64 lagoas permanentes e mais cinco temporárias, o maior complexo lacustre da América Latina. As principais são a Juparanã, a Lagoa Nova e a Lagoa do Meio.

Com certeza o visitante, além de curtir o belo visual e praticar esportes, pode aprender muito sobre como preservar a natureza em Linhares.

 

História e Cultura

As festas e eventos regionais são um dos destaques da cultura de Linhares: Folia de Reis, Festa de São Benedito e Festa de Cabloco Bernardo, Encontro de Bandas de Congo, entre outros. Outras atividades muito praticadas pelos moradores da cidade são: artesanato, capoeira, artes plásticas e marchetaria (arte de ornamentar superfície de móveis, painéis, pisos e tetos, principalmente em madeira) e mosaico em madeira. Linhares é um dos principais pólos moveleiros do país.

 

Clima

O clima da região é tropical quente úmido, com chuvas no verão e inverno seco. A temperatura média da região é de 23,4ºC.

Vegetação e relevo

Antigamente Linhares era completamente coberta por Mata Atlântica. Hoje, devido à devastação, restou apenas 8% da vegetação nativa em todo o Espírito Santo. A vegetação característica do litoral é a restinga, manguezais e turfa, em áreas alagadiças. Nas áreas de devastação há reflorestamento com eucalipto.

A área da sede do distrito está localizada da Planície do Rio Doce. Ao oeste há morros graníticos. A região é praticamente toda de planícies (90%) e uma pequena área de região serrana (10%).

 

Alimentação

Restaurantes, bares, pizzarias, churrascarias, lanchonetes e sorveterias. As opções em Linhares são variadas, para todos os gostos e bolsos.

 

Hospedagem

A infra-estrutura hoteleira da Linhares é muito boa. Há opção de se hospedar em pousadas em Regência e Pontal do Ipiranga, além de uma vasta lista de hotéis na cidade.

 

Dicas gerais

A comemoração da Folia de Reis é bastante tradicional na cidade, os participantes se vestem a caráter e tocam diversos instrumentos como a sanfona, o violão e o pandeiro. A festa atrai muitos particpantes e visitantes e é animada, vale a pena conferir!

 

Atrações

Cachoeira de Angeli:

Além de ser própria para banho, a Cachoeira Angeli tem um visual bonito e colorido, rodeada por Mata Atlântica, com bromélias e orquídeas. A cachoeira está a 55 quilômetros da sede do município e o acesso é pela estrada que liga à Bananal.

Lagoa de Juparanã: Juparanã é a maior lagoa em volume de água do Brasil e a segunda em extensão territorial. Há áreas para camping e diversas praias, dentre elas a de Três Pontas, Floresta, Praia do Caju e Praia do Minotauro. A pesca é outra atração, pode-se encontrar principalmente peixe dourado, carpas, tilápias e robalos na lagoa. O pôr-do-sol é lindo, vale a pena ficar para curtir o visual.

Com água transparente e cristalina, as principais atividades da Lagoa Nova são a pesca submersa, passeios de lancha e lazer. O local está a 18 quilômetros do centro de Linhares.

Lagoa do Meio: A Lagoa do Meio é prória para pesca, contemplação da natureza e caminhadas.

Pontal do Ipiranga: A Praia do Pontal do Ipiranga é o habitat das tartarugas na época de desova. A região é coberta por restinga, vegetação que tem o ecossistema mais preservado do estado. As principais atrações do balneário são os campeonatos de surf e a pesca.

Povoado de Regência: No Povoado de Regência, vila de pescadores, onde as águas do Rio Doce se encontram com o Oceano Atlântico, as praias de ondas fortes e extensas também atraem muitos surfistas. O local também é apropriado para caminhadas.

A pequena comunidade, que está a sete quilômetros do Projeto Tamar, sobrevive da pesca e de atividades de conservação da natureza. Na vila há o Centro Ecológico de Regência, com biblioteca, sala de exposições, museu, além de promover trilhas interpretativas.

Praia de Barra Seca: A Praia de Barra Seca está há 60 quilômetros ao norte de Linhares é a única praia oficial de naturismo do Espírito Santo e a sexta do Brasil. A praia é grande e tem um visual lindo, como está numa ilha, o acesso é por meio de barcos pelo Rio Ipiranga.

Praia Povoação: A Praia Povoação tem ondas enormes e fortes, o que faz dela uma das melhores praias no litoral capixaba para a prática do surf.

Reserva Biológica de Sooretama: Sooretama quer dizer “Refúgio dos Animais Silvestres” no idioma indígena, nome propício à reserva de 24 mil hectares, que abriga diversas espécies de animais em extinção, como o tamanduá-bandeira e a onça-pintada. As visistas devem ser agendadas e são restritas a pesquisas científicas e educacionais.

Reserva Biológica de Comboios / Projeto Tamar: Localizada em Regência, a reserva protege a fauna e a flora da região, principalmente a desova das tartarugas. Juntamente com a reserva, há a Base Comboios do Projeto Tamar, que promove pesquisas e atividades de educação ambiental e, além do manejo de conservação de tartarugas fêmeas, filhotes e os ninhos.

São 37 quilômetros de praias protegidas, único local onde há concentração de desova da Tartaruga-de-couro. No Centro de Visitantes, os turistas podem encontrar um aquário com diferentes espécies, além de exposições e vídeos.

Outros 72 quilômetros de praia são protegidos pelas bases de Povoação e Pontal do Ipiranga. As bases funcionam todos os dias das 8h às 12h e das 13h às 17h e a entrada é gratuita.

Reserva Natural da Vale do Rio Doce: A reserva particular da Companhia Vale do Rio Doce é uma área de preservação da Mata Atlântica de aproximadamente 22 mil hectares. Responsável por produzir mudas de espécies da Mata com o objetivo de recuperar áreas desmatadas e ecossistemas em diferentes regiões do país, a Reserva foi reconhecida pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Costa do Descobrimento.

Há no local uma exposição permanente sobre a Mata Atlântica, com projetos de recuperação da mata que já foram ou poderão ser desenvolvidos pela Reserva. Já na Praça do Cajueiro, o visitante pode encontrar papagaios e sagüis que se alimentam dos frutos do cajueiro no local.

Há sete opções de trilhas na Reserva, todas guiadas e sinalizadas. Os visitantes podem conhecer o ecossistema, aprender a recuperar a floresta, conhecer as 350 espécies de Palmeiras e as 50 milhões de mudas de 800 espécies diferentes, o pomar de frutas tropicais, além de saber como fazer o reflorestamento de Mata Atlântica. Há também a possibilidade de fazer turismo científico, com aulas teóricas e práticas. O horário de funcionamento é das 7h30 às 15h30 e a entrada é paga.

 

 

http://webventure.estadao.com



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.