Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Jericoacoara - CE

Jericoacoara não é simplesmente encantadora pelas suas dunas, praias e lagoas, mas também pelo seu vilarejo tranqüilo. O lugar era uma antiga vila de pescadores e até hoje conserva as ruas de terra, a arquitetura antiga e principalmente a paz de uma cidade que se esconde atrás de enormes dunas.

Envie para um amigo

O nome Jericoacoara deriva do tupi-guarani: yuruco (buraco) e cuara (tartaruga). Buraco das tartarugas, que seria uma referência a uma praia onde acontece a desova das tartarugas marinhas. Além de tudo isso, Jeri, como é chamada pelos moradores, oferece diversas opções para prática de esportes como windsurf, vela, trekking, cavalgada e outros.

 

História e Cultura

Jericoacoara conta com uma população de apenas 2 mil habitantes. Até 1985 era uma vila de pescadores ainda menor. Descoberta a pouco tempo pelo turismo foi criada em 1984 a APA (Área de Proteção Ambiental), afim de preservar a área. Hoje, a principal atividade econômica é o turismo, mas sempre realizado de maneira a preservar a região.

 

Clima

Em Jericoacoara o sol brilha o ano inteiro, entretanto entre março e maio chove mais, enchendo as lagoas. Quem quer praticar o windsurf, deve ir entre julho e novembro, quando os ventos estão mais fortes. A temperatura pode chegar até 34ºC.

 

Vegetação e relevo

A vegetação dessa área conta com a presença de coqueirais, manguezais e caatinga.

Jericoacoara tem seu relevo caracterizado por planície litorânea e as imensas dunas que estão sempre se movendo pela região. Possui formações rochosas de formas curiosas como a Pedra Furada.

 

Alimentação

O prato típico da região é a peixada cearense, um ensopado com legumes e leite de coco, servido com arroz e pirão.

 

Hospedagem

A hospedagem em Jericoacoara é bem rústica. Uma outra opção é ficar em Jijoca de Jericoacoara, que oferece mais opções de pousadas. É válido lembrar que a maioria das pousadas oferece banho frio.

 

Dicas gerais

Faça reserva com antecedência nas pousadas locais. Não esqueça a máquina fotográfica.

 

Atrações

Atividades noturnas: A noite em Jericoacoara é regada de muito forró e ritmos regionais. É possível encontrar bares para conversar e beber.

Dunas do pôr-do-sol: Enquanto o Farol é o ponto ideal para se ver o nascer do sol, a Duna do pôr-do-sol, como já diz o próprio nome, é o lugar perfeito para assistir ao crepúsculo.

Farol: Funcionando a base de energia solar, o farol, talvez seja o melhor lugar para se ver o nascer do sol em Jericoacoara. Um verdadeiro espetáculo da natureza.

Lagoa da Jijoca: A Lagoa da Jijoca, também conhecida por Lagoa Azul ou do Paraíso, é muito procurada para prática de windsurf e vela. A lagoa fica a 5 quilômetros de Jericoacoara.

Mangue Seco: Seu principal atrativo são as dunas. Para chegar até Mangue Seco pode-se ir a pé, a cavalo ou de bugue.

Pedra Furada: Para chegar a essa rocha em formato de arco, deve-se seguir por uma trilha de 3 quilômetros de extensão. O passeio pode ser feito pela praia, quando a maré está baixa, ou saindo da Vila de Jericoacoara, passando por praias, morros e piscinas naturais. O percurso pode ser feito a pé, ou a cavalo, mas sempre com a presença de um guia.

Praia de Jericoacoara: Nessa praia encontram-se as mais diversas atrações. Entre elas estão dunas de até 30 m de altura, recifes, o farol, a Pedra Furada entre outros. É dessa praia que saem os passeios de bugue para outras atrações um pouco mais distantes.

Praia do Preá: A praia é reta, com areia fofa e águas azuis. É muito procurada pelos surfistas.

 

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.