Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Japaratinha - AL

Japaratinga, situada no litoral norte de Alagoas, a 115 quilômetros de Maceió, é uma excelente opção para conhecer a região denominada Costa dos Corais pelos alagoanos.

Envie para um amigo

Distante menos de 10 quilômetros da vizinha famosa Maragogi, possui muito charme, um ambiente acolhedor, praia pequena em forma de ferradura e águas calmas protegidas pelos arrecifes, propícias para o mergulho e passeios de jangada. Com um pouco de sorte é possível assistir a um ensaio da banda da cidade na praça.

Uma alameda de coqueiros ao longo da calçada da praia completa o cenário desenhado especialmente para agradar o visitante.

 

História e Cultura

Japaratinga começou numa colônia de pescadores implantada onde hoje é a Prefeitura Municipal e se desenvolveu a partir de 1800, com o início do ciclo do coco. Em 1935, já contava com um pequeno estaleiro para os navios transportadores de coco. Uma estrada que dava acesso apenas a animais ligava a rodovia principal que conduzia até Porto Calvo. Antigo povoado de Maragogi com o nome original, dado pelos Índios que habitavam a região de Japaratuba, e que os primeiros colonos denominavam de Japaratuba da Praia, para distingui-lo de Japaratuba da Mata, que fica na região das matas úmidas. O nome Japaratuba vem do tupi “Japaratuba”, e ainda “yapara-tyba”, que quer dizer “sítio dos arcos”, por alí os Índios produziram muitos arcos e flechas. Pela Lei 2.264 de 23 de julho de 1960 o antigo distrito se separa do município de Maragogi, e recebe o nome de Japaratinga. Nome que até então não tinha registro histórico e nem os antigos Índios usavam. A cultura se baseia nas danças folclóricas como o Reisado, o Pastoril e o Guerreiro: as festas principais são o aniversário da cidade (23/07), dia da Padroeira Nossa Senhora das Candeias (02/02), e dia de Nossa Senhora das Dores (15/09) e as de costumes, como os festejos juninos. O artesanato é baseado em produtos feitos com conchas do mar, palhas de coqueiros e esculturas feitas com pedaços de troncos de diversas árvores.

 

Clima

Tropical e Úmido. Temperatura média anual de 27°C.

Vegetação e relevo

Coqueiros típicos de vegetação tropical.

O relevo da cidade é basicamente plano, mas existem algumas elevações onde é possível observar a região de um mirante estrategicamente instalado.

 

Atrações

Mergulhos nos arrecifes e bancos de areia: A principal atração do lugar é mesmo mergulho nos recifes de corais, que se estendem por toda a costa norte de Alagoas, e em Japaratinga estão a 2 quilômetros da praia. É possível fazer excursões de barco ou conversar com os pescadores locais que levam o turista de jangada, com exclusividade, até os principais pontos de mergulho. Na maré baixa, pode-se caminhar em pleno oceano com água na cintura, e mais ao norte num banco de areia que fica completamente fora da água como uma miragem, é possível até jogar futebol.

Praia de Barreiras do Boqueirão: Em seguida vem a praia de Barreiras do Boqueirão com fontes de água mineral. Possui bares e restaurantes.

Praia de Bitingui: Saindo da praia de Japaratinga passa-se por belas falésias até chegar à praia de Bitingui. Esta praia já possui casas de veraneio para os turistas locais.

Praia de Japaratinga: Encantadora. Assim se define esta praia pequena, em forma de ferradura e abrigada pelos recifes de coral que fazem com que o mar mais pareça uma enorme piscina. Para desfrutar de toda essa beleza, você pode alugar um buggy (para até 4 pessoas), fazer um passeio de jangada ou um excursão em barco apropriado que leva até os principais pontos de mergulho.

Praia do Boqueirão: Possui densos coqueirais e areias brancas. A praia mais deserta da região.

Praia do Pontal: Encontro do mar com o rio Manguaba. Travessia de balsa para a cidade vizinha de Porto de Pedras.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.