Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Itaúnas - ES

Localizada no norte do Espírito Santo, Itaúnas é conhecida por suas lindas dunas e o forró contagiante que envolve toda Vila. As dunas atingem até 30 m de altura e são de areia dourada e finíssima.

Envie para um amigo

Em Itaúnas está presente também o Projeto Tamar, que cuida da preservação das tartarugas marinhas da região. Sem dúvida, um lugar encantador, com muita natureza, forró e cultura local.

 

História e Cultura

Itaúnas, antes dos anos 50, era uma Vila como outra qualquer. A cidade era dividida por uma montanha de areia coberta por vegetação de restinga. Com o desmatamento dessa área as dunas começaram a avançar sobre a população. E assim foi sumindo a Vila de Itaúnas durante o decorrer dos anos. Os moradores foram se mudando para o outro lado do Rio Itaúnas, onde estão até hoje. A partir da década de 80 o turismo começou a aflorar na região. Hoje é uma das principais atividades econômicas da região.

 

Clima

Em Itaúnas há sol o ano inteiro. De maio a agosto chove menos. Durante o verão há a desova de tartarugas marinhas.

 

 

Vegetação e relevo

Em Itaúnas encontram-se diversos ecossistemas: dunas, manguezal, restinga, Mata Atlântica e alagados. Nesse meio encontram-se jaguatiricas, macacos-pregos, preguiças e outros animais.

A fisionomia da região é formada basicamente de dunas de até 30 m de altura e trechos de praias desertas.

 

Alimentação

Na cidade não há quase opções de restaurantes, mas é possível encontrar pratos como frutos do mar. O mais popular é o prato feito, que é encontrado com grande facilidade.

 

 

Hospedagem

Há opções de pousadas, apesar de não serem muitas. Durante as férias é possível alugar casas de moradores. Há ainda a opção de campings na cidade.

 

Dicas gerais

Na cidade não há postos de gasolina, hospital, nem rodoviária, portanto abasteça o carro e leve seu próprio medicamento. Conceição da Barra, cidade mais próxima, com maior infra-estrutura, fica a 29 km de Itaúnas.

 

Atrações

Atividades noturnas: Sem dúvida, a atividade noturna mais popular de Itaúnas é o forró. Presente em quase todas as noites da cidade, o forró começa bem tarde e vai até o sol raiar. Durante as férias são comuns shows ao vivo de bandas de forró.

Buraco do Bicho: São 4 quilômetros de trilha num terreno arenoso e plano. Devido ao sol forte as saídas para esse passeio são feitas, geralmente às 7h da manhã. A caminhada passa por áreas de restingas e dunas, além de apresentar muitas pitangueiras, mangabeiras e cajueiros.

Riacho Doce: Riacho na divisa dos estados da Bahia e Espírto Santo, visual incrivel. Muito bom humor do lado da BA, verá um aviso: "Sorria, você está no primeiro quiosque da Bahia".

Rio Itaúnas: São, aproximadamente, duas horas de passeio com canoas pelo Rio Itaúnas. Durante o passeio é feita uma parada numa pequena ilha, própria para mergulho.

Ruínas: Esse passeio leva às ruínas da primeira Vila de Itaúnas, que foi coberta pelas dunas na década de 60. O percurso todo tem um total de 2 quilômetros.

Tamandaré: Tamandaré é na verdade Carlos Bonelá, um antigo morador da Vila que plantou cerca de 700 coqueiros do outro lado do rio Itaúnas. O passeio tem um total de 3 quilômetros.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.