Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Itararé - SP

Uma cidade cheia de beleza e cenários surpreendentes e relaxantes. Assim é Itararé, na região sudoeste do estado de São Paulo, divisa do estado de São Paulo com o Paraná. O nome da cidade em tupi-guarani significa "pedra que o rio escavou".

Envie para um amigo

O rio Itararé, que corta o município nasce no bairro de Pinhalzinho, a 40 quilômetros da cidade onde a altitude é de 900 metros. O rio vence o desníveis rompendo as rochas de arenito da região e chega até a região do Corisco, onde a altitude é de 1200 metros.

Dali até o Bairro de Coronel Izaltino, num trecho de 20 quilômetros, o rio e a natureza fizeram uma obra maravilhosa. São canions, grutas, fendas, túneis, cachoeiras, cascatas, "chuveirinhos" e minas de águas cristalinas. Perfeitos para quem quer se aventurar e relaxar.

 

História e Cultura

Numa pequena faixa de terra, situada entre o rio Verde e o rio Itararé Luiz Pedroso de Barros, morador na Vila de Paraíba, começou o processo de colonização do que mais tarde se transformaria no município de Itararé. Pedroso de Barros foi recebendo maiores áreas, expandindo suas “sesmarias”.

Essas sesmarias, nos anos de 1784, 1791 e 1792, foram adquiridas pelo Coronel Gavião que iniciou o plantio e a catequese dos moradores da região, a grande maioria trabalhadores rurais e, desse processo, nasceu o município.

 

Clima

O clima da região é subtropical, com temperatura média anual de 25ºc. No inverno, porém, as temperaturas baixam muito e os termômetros marcam em média 10ºc.

 

Vegetação e relevo

A cidade de Itararé conta com uma excepcional biodiversidade de flora e fauna devido ao encontro harmonioso do cerrado com os campos gerais, já característicos da região Sul do país

Localizada no sudoeste do Estado de São Paulo, Itararé tem uma extensão de 1.187 quilômetros quadrados. A altitude da sede é de 750 metros, com um relevo suavemente ondulado. Há vários tipos de solo, como terra roxa e latsolo vermelho escuro. Conta com um extenso planalto circundado pelo final da serra de Paranapiacaba e inicio da Serra Geral que corta todo o sul do país. Chega a atingir a elevação máxima de 1.200 metros acima do nível do mar.

 

Alimentação

A cidade conta com várias opções, desde lanchonetes rústicas até restaurantes mais aconchegantes.

 

Dicas gerais

Cuide para que Itararé continue tendo todas as suas belezas. Leve com você sempre um saco plástico para não deixar nenhum tipo de lixo nas trilhas que visitar. Além disso, não deixe de passar protetor solar, use roupas de cores claras e beba bastante água.

 

Atrações

Cachoeira do Corisco: Localizada no Vale do Corisco, é uma das maiores da região, com 96 metros de altitude.

Cachoeira do Lajeado Grande: A própria cachoeira com seus 42 metros de queda livre e cortina d'água com 30 metros é uma atração à parte. Há uma trilha até o seu topo (5 quilômetros de caminhada), onde é possível conhecer outras quedas e, ao final da trilha, deparar-se com o canyon do Rio Jaguaricatu e seus paredões de 80 metros de altura.

Estância Vale do Paraíso: Na estância localizam-se a Cachoeira da Invernada e as corredeiras do ribeirão do Papagaio, chamada de "As Sete Quedas". A fazenda fica em um cânion, cercada por paredões areníticos de 50 a 60 metros, uma visão fascinante e um lugar ótimo para tirar belas fotos. Há no local área de lazer e água potável.

Parque Ecológico da Barreira: Neste parque o visitante poderá encontrar diversas cavidades do rio Itararé, chamadas de poços, onde é possível tomar banhos refrescantes. O poço da Figueira , da Crus e da Sanga são os mais visitados. É possível também fazer trekkings leves e observar vários tipos de aves. O local conta com sanitários, lanchonete, fontes de água potável, área para estacionamento e sinalização dos principais pontos turísticos.

Praias Fluviais de Itararé: Na região à margem do rio Verde, é possível encontrar piscinas naturais, corredeiras e cascatas. Devido ao leito lajeado que possui, é possível tomar banhos refrescantes em águas límpidas e sem poluição. Há no local estrutura rústica de pequenos comerciantes, oferecendo lanches e refeições.

Trilha do Segredo: Depois de uma caminhada de 12 quilômetros, chega-se à Cachoeira do Segredo, com 70 metros. Apesar de um pouco cansativo, esse trekking compensa não só pelo banho de cachoeira no final, como pelas paisagens do caminho, onde é possível observar toda a riqueza da flora e fauna da região.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.