Ambiente Ecoturismo

Imbassaí - BA

Há muito que visitar na Praia de Imbassaí. Isso porque o local é resultado de seu assentamento natural e primitivo, com uma beleza incomparável. O rio que banha o povoado é o Rio Imbassaí, que em Tupi significa caminho das águas.

Envie para um amigo

Ele integra um ecossistema composto de mata atlântica, mangues, cachoeiras, dunas e lagoas, servindo de abrigo para a fauna e a flora. Situado na APA - Área de Proteção Ambiental - da Linha Verde, o município fica a 63km de Salvador e apenas 13km adiante de Praia do Forte. Reúne atrativos para quem busca turismo ecológico e de aventura, com pontos especiais para a pratica de rafting e sandboard.

 

História e Cultura

Foram os primeiros habitantes que apelidaram o lugar de Imbassaí, que, em tupi, significa “caminho do rio”. Não poderia ser de outra forma, pois são muitas as passagens de água doce que escorrem em cascatas e corredeiras, paralelos às dunas, a caminho do mar. Imbassaí despertou para o turismo ecológico recentemente, a partir da inauguração da Linha Verde. Depois da construção desta estrada, que interliga todos os pontos turísticos da Costa dos Coqueiros, o nativo lugarejo começou a ser preparado com infra-estrutura hoteleira e de serviços, ganhando, a cada dia, novos equipamentos para receber bem e atender melhor os visitantes. Os seis quilômetros de praias são margeados por dunas elevadas, que escondem o Rio Imbassaí. O acesso às praias só é possível para pedestres, pois os rios que as margeiam formam uma barreira natural para veículos, o que aumenta a tranqüilidade do lugarejo.

 

Clima

Tropical atlântico, com temperaturas elevadas durante todo o ano e chuvas durante os meses de inverno.

 

Vegetação e relevo

A Costa dos Coqueiros é rodeada por Mata Atlântica nativa, e se abre em lindas praias e rios.

Planície litorânea cercada por dunas.

 

Alimentação

Restaurantes, cozinha italiana e frutos do mar são as opções para quem está em Imbassaí.

 

Hospedagem

Hospedagem para todos os gostos e orçamentos: há pousadas, camping, albergue, chalés e resorts.

 

Atrações

Costa dos Coqueiros: Cavalgada pelos cenários do interior da Costa do Coqueiros.

Piscinas naturais: O que não falta em Imbassaí são as piscinas naturais, que propiciam um relaxante mergulho livre em meio aos corais.

Reserva Florestal Sapiranga: Trilhas pequenas em meio a Mata Atlântica, com visita ao Centro de Animais em Recuperação. Naquele local há ainda uma emocionante tirolesa.

Rio Pojuca: Rodeado por reservas de manguezais, o Rio Pojuca é uma das divisórias naturais da Praia do Forte. Quando há fortes corredeiras, está propício para a prática do rafting.

Santo Antônio: Caminhada até Santo Antônio: trata-se de um simples vilarejo de pescadores, cercado por dunas brancas, ideal para a prática de trekking.

Visita ao Mirante: Expedição Imbassaí com visita ao mirante: distante 13 quilômetros da Praia do Forte, acesso a partir da Linha Verde – estrada arborizada e em ótimas condições de tráfego. Reúne atrativos variados para os fãs do ecoturismo. Rios que descem em cascatas até o encontro com o mar, nas praias margeadas por dunas e coqueirais formam uma bela paisagem. O mirante, localizado entre a Praia do Forte e Imbassaí, possui um pátio coberto, com bancos e quiosques, onde é possível curtir o belo visual saboreando uma água de coco.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.