Ambiente Ecoturismo

Ilha do Mel - PR

A Ilha do Mel, a trinta minutos do Pontal do Sul, está recheada de lindas praias e trilhas. Para quem é fã do mergulho, há bons pontos para a prática do esporte. No total são doze praias.

Envie para um amigo

História e Cultura

O povoamento da Ilha começou em 1767, com a construção da Fortaleza da Barra. A Fortaleza foi considerada inútil por ter sido construída debaixo de um morro, o que deixava a Ilha à mercê dos inimigos. Dessa maneira foram se formando pequenos vilarejos. Após a construção do Farol das Conchas, em 1872, a comunidade local começou a se expandir. Atualmente, muitos pescadores deixaram sua cultura local de lado para se dedicar ao turismo, que cresce a cada temporada na Ilha.

 

Clima

Durante todo o ano chove bastante na Ilha. A melhor época para ir é no verão, quando a incidência de chuvas é um pouco menor.

 

Vegetação e relevo

Na Ilha encontramos diversos tipos de vegetações. Perto das praias encontram-se plantas rasteiras e arbustos. O manguezal está representado pelo mangue-vermelho e pelo mangue-branco. Na parte da Mata Atlântica merecem destaque as orquídeas, figueiras e maçarandubas.

Na Ilha do Mel é possível encontrar rochas muito antigas. Há ainda a presença de costões rochosos, praias arenosas, morros, planícies de restinga e manguezais.

Alimentação

Os restaurantes da Ilha do Mel são especialistas no pescado. Não deixe de experimentar.

 

Hospedagem

Há opções de pousadas e campings.

 

Dicas gerais

Na ilha não é possível entrar de carro, portanto programa-se para deixar seu automóvel em Paranaguá.

 

Atrações

Atividades noturnas: Na ilha encontram-se os mais variados ritmos de dança: samba, pagode, forró, rock, mpb... Os bares estão espalhados pelas pousadas locais.

Farol das Conchas: Construído no alto do Morro das Conchas desde 1872, orienta os navegantes na entrada para Baía de Paranaguá. Há diversas trilhas ecológicas que dão um aspecto selvagem à praia. O Farol das Conchas localiza-se no extremo norte da Ilha.

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres: Nessa Fortaleza, construída em 1767, há um mirante, onde pode avistar-se as Ilhas do Superagüi. Um ótimo lugar para admirar o pôr-do-sol. Na praia de Fortaleza é possível fazer diversas trilhas.

Praia da Encantada: Localizada no sul da ilha, a Prainha como também é conhecida, é uma das praias mais freqüentadas da ilha. Essa parte da Ilha é ideal para a prática de trekking, mergulho e paragliding. É possível também visitar a Gruta das Encantadas, que se encontra encravada em um paredão rochoso.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.