Ambiente Ecoturismo

Galinhos - RN

Galinhos fica em uma península de difícil acesso a 166 quilômetros de Natal. O jeito mais rápido de chegar é por barco a partir de uma praia próxima, Pratagil, em uma travessia de 20 minutos.

Envie para um amigo

A dificuldade do acesso de Galinhos deixa o local praticamente intocado, com salinas naturais formando pirâmides e as praias como a do Farol, um dos poucos pontos onde é possível encontrar traços de civilização.

 

História e Cultura

O povoado de Galinhos ganhou esse nome por causa de pequenos peixes-galos que habitam o recife na península. Diversas famílias de pescadores mudaram-se para formar o povoado em busca desses peixes. Lá encontraram salinas naturais, que é outra fonte de renda da região. Se tornou município em março de 1963.

 

Clima

O clima Tropical predomina no litoral potiguar, com poucas chuvas. Porém, a umidade que vem do mar e os ventos constantes mantêm a temperatura em torno dos 20°C, diferente do interior do estado, onde é mais quente e seco. O verão apresenta rápidas pancadas de chuva.

 

Vegetação e relevo

Galinhos reúne três tipos de vegetação, o manguezal próximo da cidade, o sertão e a caatinga em algumas áreas isoladas, no começo na península.

A altitude da faixa litorânea do Rio Grande do Norte se estende até o centro do Estado, uma longa depressão que é barrada no sul por alguns planaltos. Galinhos é uma península estreita no norte do Estado. A cidade fica na ponta da península, próxima de salinas naturais.

 

Alimentação

Peixes e frutos do mar são o forte do povoado, fundado por pescadores por causa da fartura de vida marinha na região.

 

Hospedagem

É possível encontrar algumas pousadas em Galinhos, mas o ideal é fazer reserva antes. A dificuldade de acesso afasta alguns turistas, mas o local ainda fica cheio no verão.

 

Dicas gerais

A maresia, o sal e a areia somados ao vento constante danificam materiais eletrônicos. Leve proteções especiais, ou filme plástico para embala-los. Procure contato com uma pousada antes de ir até ao povoado. Mesmo com dificuldades de acesso, o local pode ficar cheio em alta temporada, no verão. Cuidado nos passeios de buggy. Se achar que o veículo não tem segurança ou que o piloto corre demais, não hesite em desistir.

 

Atrações

Cavalgada pela praia: Passeios a cavalo pelos 16 quilômetros de enseada na península de Galinhos são famosos entre os turistas que visitam a região. Belas praias de águas claras, dunas e salinas compõem o visual durante o trajeto.

Jumento-taxi: O passeio em uma carroça de trapiche puxada por um jumento é tradicional em Galinhos. Também é uma boa opção para quem chega a pé pelo rio Pratagil e precisa se deslocar até alguma pousada.

Kitesurf: Ventos constantes na parte de fora da península e algumas ondas são ideais para a prática de Kitesurf em Galinhos.

Lagoa de Catanduba: Formada pelo acúmulo de água entre a península e o continente, a lagoa de Catanduba possui além de um belo visual a opção da pesca em jangada para os turistas, além de passeios de buggy nas dunas ao seu redor.

Mergulho: Recifes de corais e água cristalina são um convite para mergulhos de snorkel em Galinhos, porém, ainda não existe nenhuma operadora do Rio Grande do Norte que guie mergulhos autônomos na região.

Passeio de barco: O caminho geralmente é paralelo à praia, onde é possível avistar mangues, salinas e dunas. Ao final, além de um banho de mar os turistas podem almoçar em pequenos restaurantes afastados do povoado.

Piscinas naturais: Formada por recifes e quebra- mares naturais, pequenas piscinas de águas transparentes são boas tanto para banho como mergulho com snorkel.

Salinas naturais: Galinhos possui um conjunto de salinas naturais ao redor do município, uma opção de visita para os turistas e fonte de renda para os moradores locais. Verdadeiras dunas de sal podem ser encontradas na península, ideal para trekking ou passeios de bike.

Sandboard: Procurar pranchas de morro com GEANE telefone 35520090 na ilha de Galinhos e visite as lindas dunas que temos.

Vida noturna: O forró aos sabados é famoso em Galinhos, bares próximos ao povoado fazem festas todas as semanas.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.