Ambiente Ecoturismo

Foz do Iguaçu - PR

A cidade de Foz do Iguaçu, localizada no extremo oeste do Estado do Paraná, possui uma população de 260 mil habitantes e tem nos setores de turismo e comércio suas principais divisas. Iguaçu, em tupi-guarani, significa “água grande”. Ocupa uma área de 433,3 km² e está situada na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai, formando um delta na união dos Rios Paraná e Iguaçu.

Envie para um amigo

História e Cultura

Pesquisas arqueológicas realizadas pela Universidade Federal do Paraná no espaço brasileiro do reservatório de Itaipu, antes de sua formação, situaram em 6.000 a.C. os vestígios da mais remota presença humana na região; vários grupos humanos sucederam-se ao longo dos séculos. Os últimos que precederam os europeus (espanhóis e portugueses), foram os índios. Em 1881, Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que começaram a explorar a erva-mate. Oito anos após, foi fundada a colônia Militar na fronteira - marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que viria a ser o município de Foz do Iguaçu.

 

Clima

Clima subtropical úmido, com verões quentes, geadas poucos freqüentes e chuvas em todos os meses do ano. A temperatura média anual varia entre 9,5° (mínima) e 37.1° (máxima).

 

Vegetação e relevo

A mata subtropical é predominantemente na região do Parque Nacional do Iguaçu e Floresta Tropical de várzea, nas margens dos rios Paraná e Iguaçu.

Seu relevo apresenta encostas levemente onduladas com altitude média de 192 metros, com solos de textura argilosa, de origem eruptiva, profundos e ricos em matéria orgânica.

 

Alimentação

Em Foz do Iguaçu existem restaurantes típicos e internacionais.

 

Hospedagem

Foz do Iguaçu é um dos maiores parques hoteleiros da América Latina.

 

Dicas gerais

Contratar guias especializados, de preferência os que sejam habilitados para visitar parques e recantos florestais.

 

Atrações

Cataratas: O cartão de visitas da cidade são as Cataratas do Iguaçu, uma sucessão de 275 quedas d’água que precipitam-se de penhascos, proporcionando um verdadeiro espetáculo. É a maior queda d’água do mundo.

Hidroelétrica de Itaipu: É uma das maiores do mundo, construída entre o Brasil e o Paraguai e gera energia para as regiões sul, sudeste e centro-oeste do país.

Museu Bertoni: Visita à casa do cientista suíço Moisés Bertoni, que documentou a fauna e a flora locais entre os séculos 19 e 20.

Parque das Aves: É um santuário ecológico que alia ecoturismo com proteção ambiental. Em viveiros no meio da vegetação, podem ser observadas mais de 500 espécies de aves nativas ou de outros continentes, num verdadeiro paraíso ecológico.

Parque Nacional do Iguaçu: Atração que chama a atenção por sua flora, fauna, pelas exuberantes Cataratas e pelo exotismo do Parque das Aves. Oferece ainda a aventura em caminhos rústicos por entre a mata subtropical.

Rios Iguaçu e Paraná: O Rio Iguaçu nasce em Curitiba e percorre 1.350 quilômetros até formar as maravilhosas cataratas. Após este espetáculo, o Rio Iguaçu encontra-se com as águas do Rio Paraná, formando a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.