Ambiente Ecoturismo

Delta do Parnaíba - PI

O Delta do Parnaíba é um dos únicos do mundo em mar aberto. Formado pelo rio Parnaíba (1.485 km de extensão), o delta do Parnaíba abre-se em cinco braços, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais.

Envie para um amigo

Sua paisagem exuberante cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais garantem o cenário paradisíaco dessa região do Piauí.

 

História e Cultura

Foi Nicolau Resende, por volta de 1640, quem descobriu esse paraíso. A descoberta aconteceu por acaso, num naufrágio próximo à foz do Rio Parnaíba. O capitão perdeu dezenas de toneladas de ouro e prata e passou os 16 anos seguintes procurando seu tesouro.

 

Clima

De clima tropical a região apresenta uma temperatura média de 26ºC.

 

Vegetação e relevo

O delta do Parnaíba tem um ecossistema riquíssimo. É formado por dunas, florestas, plantações, manguezais e praias desertas. Macaco-prego, jacarés-do-papo-amarelo, as garças e o caranguejo-uçá compõem a fauna da região.

A fisionomia da região é formada por diversos canais, inúmeras ilhas, dunas, lagoas, mangue e vegetação de restinga. Na Ilha do Cajú o solo é arenoso e se caracteriza pela presença de bromélias e cactáceas.

Alimentação

Não deixe de experimentar o caranguejo-uçá, típico da região. Cozido em água e sal pode ser degustado de três maneiras: inteiro, sendo preciso desmembrá-lo com pauzinhos, patinhas à milanesa e a casquinha feita com a carne do caranguejo cozida.

 

Hospedagem

A infra-estrutura dos hotéis em Parnaíba é ótima. Na Ilha do Caju há opções de boas pousadas.

 

Dicas gerais

O protetor solar é de extrema importância nessa região. O sol é muito forte.

 

Atrações

Atividades noturnas: À noite, a grande atração é sentar-se à margem do Rio Igaraçú e provar os deliciosos frutos do mar, que os restaurantes locais oferecem.

Ilha do Caju: Essa ilha é uma propriedade particular, mas está aberta à visitação. Na ilha, encontram-se muitas dunas. Outros aspectos de destaque na ilha são a cultura e folclore desenvolvidos pela população local.

Lagoa Azul: Essa lagoa, formada pelas águas das chuvas de inverno, lembram muito a paisagem dos Lençóis Mranhenses. A lagoa encontra-se no meio de dunas e tem a água doce.

Pedra do Sal: Pertencente ao município de Ilha Grande de Santa Isabel, a Pedra do Sal conta com dunas, lagoas de águas claras e morros. No lado direito da praia as ondas são bem fortes.

Ponta das Canárias: Essa praia reta, com dunas e areia fofa, é ideal para pescar. A Ponta das Canárias fica na Ilha de mesmo nome.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.