Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Circuito dos Lagos - SP

É conhecido como Circuito dos Lagos a região onde se localizam os municípios ao redor dos reservatórios de Volta Grande, Igarapava, Jaguara, Estreito, Nova Ponte e Fronteira. Há oito municípios mineiros e sete paulistas (Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis e Pedregulho), localizados na parte nordeste do estado de São Paulo.

Envie para um amigo

O turismo vem crescendo nesta região, que oferece diversas possibilidades ao calor da natureza, já que é inteiramente banhada por rios, lagos e lagoas, e ainda dispõe de atrativos históricos e culturais.

 

História e Cultura

O povoamento inicial da região foi feito pelos índios, conforme materiais encontrados em alguns municípios. No século XVIII, com a descoberta do ouro em Goiás, muitas cidades do interior foram fundadas. As cidades que integram o Circuito dos Lagos são agrícolas e pecuárias, e acompanham o crescimento da economia nacional. Muitas delas já tiveram no café seu principal cultivo, passando para o algodão durante as décadas de 40 e 50, trazendo alguns imigrantes japoneses para a região.

 

Clima

Tropical e Tropical de altitude. Este último é o clima encontrado nas partes altas do planalto Atlântico do sudeste. Chuvas mais intensas no verão e temperaturas médias anuais entre 18º e 22º.

 

Vegetação e relevo

Floresta latifoliada, mata tropical densa, fechada e variada, mas não tão rica quanto a vegetação encontrada na floresta Amazônica.

Planalto cortado por vales.

 

Alimentação

Restaurantes para todos os orçamentos. Em alguns passeios, como nos trekkings pelas cachoeiras, leva-se uma refeição, que costuma ser lanche.

 

Hospedagem

Com o crescimento do turismo na região dos lagos, há algumas opções de hotéis, principalmente nas cidades de Buritizal, Miguelópolis, Igarapava e Ituverava.

 

Dicas gerais

Aos iniciantes nas atividades de montanhismo, é aconselhável contar com o suporte de profissionais, encontrados pela região. Fique atento ao material utilizado e não se sinta envergonhado para perguntar sobre os equipamentos de segurança. Para melhor aproveitar os destinos, consulte uma agência de viagem.

 

Atrações

Cachoeira da Miúda: Trekking da Fazenda São João até a Cachoeira da Miúda – Pedregulho. Ainda há a alternativa de rapel na Fazenda São João. Outra opção é o trekking até Cachoeira do Véu das Noivas.

Cachoeira do Fuzil: Rapel na Cachoeira do Fuzil na cidade de Pedregulho. Boa oportunidade de curtir este esporte desfrutando de um belo visual.

Gruta dos Palhares: Uma boa opção de passeio leve é visitar visitar a Gruta dos Palhares, em Sacramento (MG).

Represa do Jagurá: Passeio de Escuna na Represa de Jaguará Guias. O passeio é a oportunidade para perceber de perto a tonalidade verde e límpida da água. Visita às cachoeiras e aos paredões, banho de cachoeira e trekking. Destaque para a Cachoeira do Pau Deitado e para a cascata do cânion.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.