Ambiente Ecoturismo

Chapada dos Veadeiros - GO

Conhecida por suas cachoeiras, canyons, cavernas, flora e fauna riquíssimas, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros apresenta ao visitante uma beleza exuberante e intrigante.

Envie para um amigo

Além de toda a natureza, é a área com maior luminosidade vista da órbita da terra, segundo pesquisa da NASA. Isso ocorre devido à quantidade de cristais de quartzo que afloram do solo, além de inúmeros outros metais e minérios. Por isso, muitos místicos também costumam buscar energia neste local.

 

História e Cultura

Seus primeiros habitantes foram os índios Goyazes. Em 1592 os bandeirantes abriram as primeiras trilhas na região os dizimaram. O nome da chapada faz referência aos caçadores de veado-campeiro. A primeira fazenda instalada em 1750 teve o nome de Veadeiros. Os habitantes contribuem para o clima místico da região. Muitos vieram de outras regiões do Brasil para Alto Paraíso e exercem atividades consideradas alternativas por muitas pessoas. São tarólogos, astrólogos, terapeutas, além dos guias, que trabalham conduzindo os visitantes pelas trilhas e pelo Parque Nacional.

 

Clima

A Chapada possui clima semitropical de suave brisa, com temperatura média entre 21º e 22º C. A melhor época do ano para ir é entre maio e outubro, pois chove menos e a vegetação fica mais exuberante. O verão (outubro a abril) é um período de chuvas torrenciais .

 

Vegetação e relevo

A vegetação predominante é o cerrado de altitude - mais antigo que a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica - com matas ciliares, veredas com buritis e campos floridos de sempre-vivas, canelas de ema, caliandras, mimosas e outros que, principalmente a partir de janeiro, florescem atingindo seu apogeu em maio.

A Chapada dos Veadeiros é um importante divisor e berço de águas. É drenada por afluentes dos Rios Maranhão e Paranã, formadores do Rio Tocantins que, por sua vez, busca ao norte, a Bacia do Rio Amazonas. Constitui-se de superfícies aplainadas (planalto), com assoalhos levemente inclinados, entalhados por veredas e morros.

 

Alimentação

Há opções de restaurantes em Alto Paraíso. Não deixe de experimentar o feijão tropeiro servido na folha de bananeira.

 

Hospedagem

Se você gosta de acampar, há diversas opções de campings em São Jorge. Para os que preferem ficar em pousadas, existem opções econômicas em Alto Paraíso e em São Jorge.

 

Dicas gerais

Venha com dinheiro ou talões de cheque suficientes para seus gastos, pois não há caixas automáticos. É recomendável tomar a vacina contra a febre amarela. Não se aventure a pegar uma trilha sem um guia treinado e credenciado. Se for viajar sozinho, procure uma agência ou um guia local. Em qualquer época do ano, as noites costumam ser frias, por isso, é importante levar agasalho. Para contatar diretamente um guia local, veja na Associação dos Condutores de Visitantes da Chapada dos Veadeiros (ACV-CV), pelos telefone (62) 3455-1035.

 

Atrações

Atividades noturnas: Todo mês tem pelo menos um festa religiosa, tradicional ou regional. Os feriados municipais acontecem em agosto, novembro e dezembro.

Cachoeira Almécega: A partir da entrada de São Bento, são quatro quilômetros de carro até Serra Almécegas. A trilha pelas escarpas e o campo úmido até o campo de Almécegas 1 tem 700 metros. Para descer à base da cachoeira, com 60 metros de altura e 30m de largura, caminha-se 700m em declive. A Almécegas 2, que tem 15m de altura, pode ser alcançada de carro.

Cachoeira da Água Fria: Além de uma visão de todo Vale dos Orfãos, nesse local também se encontra uma antiga mina de extração de cristal. A prática do rapel é uma ótima pedida tanto para iniciantes quanto para mais experientes.

Cachoeira do Rio Preto: Com uma altura de 80 metros, seu acesso é feito através de uma caminhada de aproximadamente 50 minutos (6 km) partindo da Vila de São Jorge pelo cerrado. Há um lago bom para nado na base da cachoeira. Na volta, a subida exige um esforço maior.

Canyon 1: Partindo do Canyon 2, chega-se ao Canyon 1 por dentro do rio que forma belíssimas piscinas nos meses de maio a outubro. Rio acima encontram-se belos paredões de pedra.

Canyon 2 e Cariocas: O acesso é feito através de uma caminhada leve de, aproximadamente, 45 minutos, atravessando alguns riachos. No caminho, é possível observar a beleza das flores do cerrado. O Canyon 2 é um estreitamento do Rio Preto que forma uma cachoeira belíssima. Um pouco mais à frente, encontra-se a Cachoeira das Cariocas onde é possível nadar, aproveitar duchas variadas e hidromassagens naturais.

Parque Solarium: A caminhada, no povoado de Moinho, leva à cachoeira dos Arcanjos (10 metros) e dos Anjos (7 metros), formadas pelo Rio Pretinho. O trajeto apresenta declives em alguns trechos, mas a trilha é bem demarcada.

Poço Encantado: Praia de areia com piscina natural de 25 metros de extensão e área de lazer. O acesso se dá pela rodovia estadual GO-118.

Vale da Lua: A caminhada de seis quilômetros começa em trecho de mata ciliar até São Miguel. Depois, a trilha alcança a margem do rio São Miguel. O Vale da Lua é um conjunto de rochas acinzentadas esculpidas pelas águas. As crateras formadas ali parecem lunares e o rio cria poços de água cristalina.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.