Ambiente Ecoturismo

Caxias do Sul - RS

Conhecida pela produção dos deliciosos derivados da uva, Caxias do Sul é um deleite para aqueles que gostam de saborear um bom vinho. A herança deixava pelos colonizadores italianos, que se dedicaram ao cultivo da videira e à produção de vinho, estendeu-se por séculos e virou marca do município.

Envie para um amigo

Hoje em dia, é impossível mencionar a cidade sem lembrar-se da tradicional Festa da Uva, realizada a cada dois anos (a próxima está prevista para 18 de fevereiro a 07 de março de 2010). Mas Caxias do Sul é muito mais que parreiras e vinícolas. Localizado na encosta superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, o município reserva diferentes emoções para aqueles que curtem explorar as belezas naturais locais. E o roteiro “Criúva - eco-aventura gaúcha" foi feito especialmente para esses aventureiros.

 

História e Cultura

Antes de ser colonizada pelos italianos a partir de 1875, Caxias do Sul, que à época chamava-se “Campo dos Bugres”, era uma região ocupada por índios e percorrida por tropeiros. Com o advento da imigração, a cidade começou a sofrer transformações, já que os italianos pretendiam se instalar por aqui para começar vida nova. O auxílio propiciou essa instalação, com incentivo através de auxílios diversos, como a cessão de ferramentas, sementes e alimentação para os novos moradores. Tempos depois eles tiveram de ressarcir o que haviam recebido do governo. A região foi se desenvolvendo até que em 20 de junho de 1890, Campo dos Bugres, que havia recebido a denominação de ‘Colônia de Caxias”, passou a ter o status de município. Vinte anos depois, seria elevada a cidade de Caxias do Sul, que seguia em franca expansão e acelerado processo industrial. A produção de uva, trigo e milho ganhavam destaque, que hoje chega ser reconhecido internacionalmente. Atualmente, Caxias do Sul possui um diversificado parque industrial, pólo centralizador da marca italiana na região sul do País. A Festa da Uva, realizada a cada dois anos, só deu um empurrãozinho a mais para que a cidade se notabilizasse por seus vastos parreirais e vinícolas.

 

Clima

Subtropical de altitude, com temperatura mínima de -8°C, média de 16°C e máxima de 35°C. Precipitação Pluviométrica: 2.174 mm/ano. Por se localizar a 800 metros acima do nível do mar, diversas geadas ocorrem durante o ano.

 

Vegetação e relevo

A vegetação da cidade era originalmente de mata de araucárias, intercalada por dois tipos de vegetação campestre, denominados Floresta Ombrófila Mista e Campos de Cima da Serra. Hoje em dia, a paisagem está bem alterada, devido ao avanço das fronteiras agrícolas, a urbanização e a industrialização.

Caxias do sul se localiza na região fisiográfica do Estado denominada Encosta Superior do Nordeste, que se caracteriza por uma área montanhosa, recortada por diversos rios que formam estreitos vales. As altitudes variam entre 300 e 600 metros nos vales e podem chegar a 800 metros no limite com o Planalto Médio.

 

Alimentação

Na cidade de Caxias do Sul é possível saborear pratos típicos italianos, ótimos vinhos, cozinhas nacionais e internacionais, galeterias, churrascarias, além de pratos típicos dos mais diversos estados do Brasil. A cidade também possui uma completa rede de lanchonetes e fast foods.

 

Hospedagem

A cidade possui diversos hotéis de alto nível, inclusive de redes nacionais. Também é possível encontrar hotéis com tarifários um pouco mais baixos, além de pousadas com nível de conforto um pouco menor.

 

Dicas gerais

De acordo com os gaúchos antes de praticar os esportes tomar o delicioso “camargo”. Essa tradicional bebida campeira é obtida da mistura do leite retirado direto da fonte com café forte e fornece energia quente e intensa para começar o dia bem.

 

Atrações

Criúva: O distrito que fica a 55 km de Caxias do Sul (via BR-116) e menos de uma hora do centro da cidade é considerado o lugar ideal para a prática do turismo de aventura. Dentre os roteiros de Caxias do Sul, Criúva é indicado para os amantes de ecoturismo, que buscam a harmonia com a natureza através do contato com a mata nativa. No distrito mais aventureiro do município é possível fazer passeios a cavalo, trilhas ecológicas (trekking), saborear algumas delícias como embutidos e doces da região, praticar rafting no Rio das Antas, tomar banhos de cachoeira, desafiar os canyons (Palanquinhos e Rincão Feio), conhecer rios e cascatas, fazer rapel e arriscar umas pedaladas nas estradas de chão.

Estádio Alfredo Jaconi: Durante as comemorações do centenário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul é que o estádio com capacidade para 23.726 torcedores foi inaugurado, em 23 de março de 1975. O nome foi dado em homenagem ao jogador, treinador e dirigente do Juventude nas décadas de 1930 e 1940. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 18h30, e de sábado das 9h às 12h.

Gruta da Terceira Légua: Localiza-se a três quilômetros do centro da cidade, o local é propício para caminhadas ecológicas e escaladas. Também é possível realizar um rapel de 30, 40 e 55 metros.

Igreja de São Pelegrino: A devoção, que teve origem na localidade chamada “São Pellegrino in Alpe”, fez com que a família italiana Sartori trouxesse ao antigo "Campo dos Bugres" (nome que precedeu ‘Caxias do Sul’) a imagem do santo venerado em Treviso, na Itália.

O santo ganhou capela, até que em 02/08/1953, passou a dar nome à Igreja Matriz da Cidade: Paróquia São Pelegrino. A visitação ocorre diariamente das 8h às 18h, e as missas de segunda a sexta-feira às 17h e às 18h30min - quinta-feira às 16h - sábado às 17h, e domingo às 8h, 10h, 17h e 19h45.

Museu Municipal: O casarão, que já foi residência da família Morandi-Otolini na década de 1880, e posteriormente, espaço para decisões políticas e administrativas entre 1894 a 1974, carrega boa parte da história de Caxias do Sul.

Após testemunhar tantos acontecimentos, o prédio foi transformado em 1975 no museu do município e conta hoje com um guia especializado. A visitação é possível de terça-feira a domingo das 9h às 17h.

Ninho das Águias: Localizado no município vizinho de Nova Petrópolis, no local é possível praticar Vôo Livre duplo de Paraglading, além de asa delta.

Parque da Gruta: Formada por uma rocha que se projeta, a gruta consegue abrigar até 200 pessoas. Em sua frente, desce uma cascata de cerca de 25 m de altura, formando um lago natural. A paisagem é belíssima e encanta os visitantes da vila de Otávio Rocha. No interior da gruta, a imagem de Nossa Senhora das Graças parece abençoar quem passa por lá. As visitas ocorrem diariamente das 7h às 19h.

Parque de Aventura Ontrip: Localizado a 10 km de Caxias do Sul, o parque reserva diversas atrações de aventura como tirolesa, rapel, trilhas ecológicas (trekking), cachoeirismo, aéreo surf, jantar com trilha noturna, entre outros esportes e ecoturismo. O horário de atendimento é apenas mediante agendamento pelos telefones: (54) 3228-1234 ou (54) 9913-5858.

Parque de Montainhismo Gelain: Localizado na cidade vizinha de Flores da Cunha, o parque oferece um rapel de 80 metros, escalada de 40 metros, além de caminhadas ecológicas.

Parque Mário Bernardino Ramos: Com localização privilegiada e infra-estrutura impecável, o parque tornou-se reduto dos importantes eventos da cidade. Pavilhões cobertos, centro de eventos, enormes gramados, espetáculo Som & Luz, museu de artes sacras, memorial da Festa da Uva, parque de rodeios, via sacra e a Gruta Nossa Senhora de Caravággio são algumas das atrações do espaço, que se tornou um recanto da população local.

Represa São Miguel: Nessa represa é possível praticar alguns esportes náuticos como remo e canoagem.

Rio das Antas: Nesse rio é possível realizar um rafting com cerca de 10 quilômetros de extensão e 2h30 de duração.

Vinícola Castel Medieval Chateau Lacave: Apesar de enaltecer o responsável por sua idealização e construção, o vinho, o Chateau Lacave encanta por sua arquitetura e beleza.

É um espaço que surpreende por seguir à risca uma planta original de um Castelo Medieval espanhol do século XI. Em uma área de 70 mil m2 e contando ainda com um bosque com lago, araucárias e plantas, o Chateau reserva belezas singulares para seus visitantes.

Os vinhos oferecidos na vinícola administrada pela Família Basso não são a única delícia do castelo. Almoços e jantares permitem que a bebida seja saboreada com o acompanhamento certo.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.