Ambiente Ecoturismo

Capão Bonito - SP

Com uma população de 47 mil habitantes, Capão Bonito está localizada a 222 km da capital paulista e ocupa uma área de 1.691 km².

Envie para um amigo

O maior rio do Estado, o Paranapanema, banha a cidade e propicia a prática de rafting. A cidade apresenta ainda diversas opções para a prática do turismo de aventura como canoagem, trekking, off road, a partir de seus inúmeros rios e trilhas.

 

História e Cultura

Capão Bonito era apenas um povoado situado na cabeceira do rio São José de Guapiara, rio que tem outros nomes durante o seu curso, como Apiaí-Mirim e Apiaí-Guaçú, originário da serra do Paranapiacaba. Foi neste local que no século XVII os primeiros bandeirantes encontraram ouro, construindo alguns ranchos para abrigo e iniciando o primeiro povoado às margens do Paranapanema. O nome da cidade é este porque deriva de um capão de mato em forma de coração, designação dada pelos tropeiros que vinham do sul rumo à feira de muares em Sorocaba. Porém, a origem do povoado está ligada à mineração, devido à abundância de ouros nos rios Conchas, Almas e Paranapanema.

 

Temperatura

Temperatura média anual de 21º C

 

Vegetação e relevo

Mata tropical ainda nativa, densa e alta

Capão Bonito está a uma altitude de 705 m

 

Alimentação

Há muitos bares e restaurante na cidade, principalmente no centro.

 

Hospedagem

Capão Bonito tem muitas opções de hospedagem como hotéis e pousadas.

 

Dicas gerais

Tome cuidado com a agência contratada os passeios que irá fazer. Verifique também se você está apto e tem condições físicas para encarar os esportes de aventura que a cidade oferece.

 

Atrações

Cachoeira dos Alves: É a maior cachoeira de Capão Bonito, com 80 metros de queda positiva protegida com árvores nativas da Mata Atlântica por todos os lados.

Rio Alto do Paranapanema: O rio passa por uma floresta preservada onde é possível encontrar animais silvestres como muriquis (monocarvoeiro), micos, lontras, antas e mesmo felinos. O rio também é excelente para a prática de rafting e possui nível de dificuldade do rio é III/IV.

Rio das Almas: Indicado para quem quer fazer um passeio de canoagem mais tranqüilo, com corredeiras nível II/III e os saltos não passam de um metro e meio. Também é utilizado para bóia-cross.

Rio das Conchas: A canoagem no Rio das Conchas é indicada apenas para quem tem ótima forma física, pois as corredeiras são classe IV, com quedas d´água de até cinco metros. Mas é um rio que só tem potencial para canoagem em épocas de chuva. Também é utilizado para bóia-cross.

Sete Quedas: A Sete Quedas é uma propriedade particular que está se tornando uma Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN). No local, pode ser feito trekking, a trilha dura aproximadamente sete horas e passa por várias cachoeiras do Rio Paranapanema, e a maior delas tem 20 metros de altura.

Trilha do Amendoim:

A trilha do amendoim é ideal para um passeio de off-road e percorre antiga estrada de madeireiro por dentro de floresta fechada e preservada. Esta trilha leva até a beira do Rio Paranapanema.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.