Ambiente Ecoturismo

Canela - RS

A origem do nome da cidade vem de uma árvore, a Caneleira, sob a qual os tropeiros descansavam e faziam suas pousadas.

Envie para um amigo

Além dos chocolates, lã, artesanato e artigos em couro, Canela também oferece diversas atividades ligadas à natureza como o rafting, canyoning e escalada. O frio típico do local dá um charme a mais à essa cidade.

 

História e Cultura

Antigamente, Canela era uma grande floresta de pinheiros de araucárias. Devido à abundância de madeira da região instalaram-se lá inúmeros madeireiros, extraindo milhares de metros cúbicos de madeira por ano. Em 1924, o Coronel João Corrêa Ferreira da Silva trouxe a ferrovia para Canela. Com o início das atividades industriais Canela passou a ser passagem entre os Campos de Cima da Serra e a Capital do Estado. Devido a esse movimento, além das paisagens e do clima, a exploração turística não tardou em começar. O município de Canela foi emancipado em 1944.

 

Clima

O clima de Canela é temperado. A temperatura média é de 15ºC. No inverno os termômetros chegam a registrar temperaturas abaixo de zero.

 

Vegetação e relevo

São três principais tipos de vegetação na região: a Floresta da Encosta Atlântica, na encosta leste da serra; a Mata de Araucárias e os campos de gramíneas, onde são criados os gados da região.

O município de Canela está dividido pelo Rio Caí (Santa Cruz), abrangendo as nascentes do Rio Paranhana (Santa Maria). Se encontra numa altitude é de 820 m.

 

Alimentação

A culinária local sofreu fortes influências alemãs e italianas. Nos restaurantes é fácil encontrar massas, fondues e galeto ao primo canto. Além disso são típicos também o café colonial, a comida caseira e o famoso churrasco gaúcho.

 

Hospedagem

Em Canela é possível encontrar os mais variados tipos de hospedagem tanto na infra-estrutura quanto na parte financeira. É possível encontrar campings, pousadas e hotéis luxuosos.

 

Dicas gerais

No inverno a temperatura chega a ser negativa. Gorro e cachecol não são exageros.

 

Atrações

Alpen Park: O Alpen Park já é considerado o maior centro de lazer e entretenimento da Serra Gaúcha, destacando-se no cenário turístico do Rio Grande do Sul. Implantado no ano de 2003, possui uma excelente infra-estrutura para quem quiser curtir atividades ao ar livre. Possui Arvorismo, tirolesa, torre de rapel, muro de escalada, passeio de quadriciclo e passeio à cavalo além de um trenó que desliza pelas encostas de um vale por sobre trilho de aço inoxidável, Cinema 4D (único do gênero no Brasil) e a divertida atração "Casa da Monga". Aberto de Terça à Domingo das 9:00 às 18:00 horas sem fechar amo meio dia.

Atividades noturnas: Em Canela, o turista encontra diversas opções de bares, danceterias e algumas casas de show. A maioria deles encontra-se no centro, nas duas ruas principais.

Cascata do Marmeleiro: Com 15 metros de altura e pontos de apoio, essa atração é recomendada para quem está iniciando a prática do rapel. Para chegar ao local é preciso caminhar 2,5 km por uma trilha.

Cascatinha dos Mentz: Essa queda d água de 20 metros de altura oferece pontos de rapel negativo, sem apoio. O acesso para a cachoeira é por uma trilha de 1,5 km.

Parque do Caracol: Sem dúvida a grande atração do Parque é a Cascata do Caracol. Com 131 metros de altura, é formada pelo ribeirão, cujas curvas lembram o desenho de um caracol. Outra grande atração são os 927 degraus, que levam até a base da cachoeira. É preciso um bom condicionamento físico para subi-los. O Parque fica a 9 km de Canela.

Rio Paranha: Próprio para rafting, essa atração tem início na Barragem das Laranjeiras, que fica no Parque das Corredeiras. São três quilômetros de percurso por corredeiras de nível três. O acesso é pela estrada para o Morro Calçado (12 km).

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.