Ambiente Ecoturismo

Brotas - SP

A cidade de Brotas está localizada no centro do Estado de São Paulo. Mais de 80% do seu território está integrado à Bacia do Rio Jacaré-Pepira , além de pertencer a APA (Área de Proteção Ambiental) de Corumbataí.

Envie para um amigo

Uma de suas características mais marcantes é seu relevo montanhoso, que recebe o nome de “Cuestas Basáticas”, responsável pela grande quantidade de cachoeiras no local. Brotas pode ser considerada uma das capitais do ecoturismo do estado de São Paulo, devido às diversas opções de atividades ligadas ao esporte de aventura que oferece.

 

História e Cultura

A cidade de Brotas surgiu a partir de uma fazenda. Segundo a tradição local, no final do século XVIII, José Ribeiro da Silva Reis, um português, pediu terras no sertão para se estabelecer. Nesta época, a ocupação da região da Bacia de Brotas era apoiada na lavoura açucareira, que ocupava largamente a mão-de-obra escrava. Esse fato deu a José, que tinha uma grande quantidade de escravos, o direito de se tornar proprietário das terras e de expandi-las. Mais tarde, cedendo lotes de suas terras a seus filhos, novas fazendas foram surgindo, entre elas a da filha Francisca Ribeiro dos Reis e de seu filho Antônio Ribeiro da Silva, próxima ao Rio Jacaré-Pepira. Em 1839, Francisca mandou erguer uma capela nessas mesmas terras e, ao redor dessa capela, iniciou-se um núcleo de povoamento (a maioria eram mineiros). O território inicialmente pertencia a sesmaria de Araraquara e era cortado por trilhas de expansão de minas para o interior do Estado. Em 14 de fevereiro de 1859, Brotas foi elevada a Vila e em 22 de Agosto do mesmo ano foi instalado o município.

 

Clima

A cidade encontra-se quase totalmente sob clima tropical e 90% das chuvas ocorrem de outubro a março, demarcando duas estações climáticas distintas: a chuvosa e a seca. A temperatura média anual é de 18º a 22º

 

Vegetação e relevo

A vegetação característica de Brotas é o cerrado, que conta em sua maior parte com savanas, além da presença de matas ciliares ao longo dos rios. As espécies vegetais que caracterizam a região são: barbatimão, pau-santo, sucupira, jequitibá, favereiro, copaíba, indaiá, etc.

Brotas tem como principais características a presença de um grande rio não poluído, o Jacaré-Pepira (jacaré esfolado em tupi-guarani). A bacia deste rio, conta com uma área de 2.612 quilômetros. Atualmente o Jacaré-Pepira teve seu curso original mudado pela construção de uma barragem. Outra característica marcante é a grande quantidade de cachoeiras e canyons. Eles foram formados devido às características do solo de Brotas, formado por arenitos e basalto. As cachoeiras se formaram há milhões de anos pela decomposição do arenito (que é menos resistente à água). Restou apenas o basalto (mais resistente) que se vê nos paredões das cachoeiras e canyons.

 

Alimentação

No centro da cidade o turista encontra de lanchonetes a restaurantes. Vale a pena levar para casa os queijos típicos e doces feitos nas fazendas da região.

 

Hospedagem

Há boas opções de hotéis e pousadas na cidade. A maioria fica na Av. Mário Pinotti, centro da cidade. Há ainda a opção de camping.

 

Dicas gerais

Os principais cuidados nesta região são em relação às trilhas e à prática de esportes de aventura. O mais indicado, principalmente para quem não conhece a região, é sempre procurar um guia ou agência local. Na prática de esportes, também é recomendável um cuidado especial com equipamentos e segurança, além de procurar referências sobre as empresas que prestam esses serviços.

 

Atrações

 

Areia que canta: É um poço de olho d´água que forma uma piscina natural. Da areia branca e fina no fundo borbulha a água transparente. Quando movimentadas as areias produzem sons peculiares, \"cantando\". A atração fica na Fazenda Tamanduá.

 

Arvorismo: Última novidade em esportes de natureza, o arvorismo pode ser contemplativo ou acrobático. Nos circuitos contemplativos, o praticante caminha suspenso entre as árvores usando passarelas e na maioria das vezes está protegido por redes. Esta prática tem sido usada também por biólogos e cientistas para estudar a fauna e flora existente na copa das árvores. Os circuitos acrobáticos exigem coordenação, equilíbrio e uma dose de coragem do praticante. Apesar de estarem sempre presos a um cabo de segurança, os candidatos a Tarzan escalam redes, caminham sobre cabos de aço, equilibram-se em estribos até finalizarem o percurso com uma tirolesa. Em Brotas pode-se experimentar um dos mais qualificados circuitos de Arvorismo do Brasil.

 

Atividades noturnas: Existem atividades como o rafting noturno, que é praticado nas noites de lua cheia. Para quem quiser um pouco mais de agito existe uma danceteria na cidade (Flash Moon) que funciona quinzenalmente.

Bela Vista: Nesse passeio visita-se dois conjuntos de cachoeiras: a dos Macacos e dos Coqueiros. São apenas vinte minutos de caminhada, porém o terreno é bastante íngreme.

 

Bóia-cross no Rio Jacaré-Pepira: São dois os níveis que podem ser escolhidos para prática do bóia-cross: o básico, com uma hora de duração e 4 quilômetros de percurso; e o radical, com duas horas e 7 quilômetros. É válido lembrar que essa atividade é recomendada para maiores de 14 anos.

 

Cachoeira dos Quatis: Essa cachoeira com queda de 70 metros de altura é ideal para banhos. A caminhada é bastante difícil devido a alguns obstáculos e trechos íngremes. A Cachoeira dos Quatis localiza-se na Fazenda Cassarova.

Cavalgada na Serra: Com o ponto de partida em Dois Córregos, esse passeio dura cerca de três horas e tem como destino a Cachoeira do Martelo, no Rio do Peixe.

 

Rafting no Rio Jacaré-Pepira: Com duração média de três horas, o nível de dificuldade desse rafting varia de fácil a médio. Durante a aventura, com um pouco de sorte, pode-se avistar tucanos, macacos e capivaras na margem do rio Jacaré-Pepira.

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.