Ambiente Ecoturismo

Balneário Camboriu - SC

Localizado no Centro-Norte de Santa Catarina, Balneário Camboriú é um dos destinos mais visitados do estado. A cidade oferece diversos atrativos para todos os tipos de turistas, desde aqueles que prefiram tranqüilidade e contato com a natureza, até os que gostem de agitação e diversão noturna.

Envie para um amigo

Com cerca de 110 hotéis e pousadas, a infra-estrutura do município recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. A Praia Central é o grande destaque e possui uma orla de 6,8 quilômetros, com calçadão, bares, quiosques, restaurantes e comércio em geral.

Nas praias, após as 18h, são abertas áreas específicas para a prática de aeróbica, futebol, futvôlei, vôlei, frescobol e até mesmo bocha.

Com apenas 44 quilômetros quadrados e 88 mil habitantes, a cidade ocupa o 7° lugar no Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH).

 

História e Cultura

 

A colonização do local onde hoje está localizado Balneário Camboriú começou em 1826, quando o colono Baltazar Pinto Corrêa ganhou da Província de Santa Catarina uma área para cultivo e moradia. Hoje, essa área abriga o Bairro dos Pioneiros. Na década de 1840, foi construída a primeira Igreja, que hoje é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. A construção possibilitou a criação do Arraial do Bom Sucesso, que elevou o local a Distrito do Arraial do Bom Sucesso, na localidade da Barra do Rio Camboriú. Mas somente em 1884 foi criado o Município de Camboriú. A geografia e clima propícios fizeram com que Camboriú se tornasse um grande produtor de café e a exploração de jazidas de mármore, granito e calcário também se destacaram como atividade econômica. Com a atenção voltada a lavoura e extração mineral, a costa ficou desprezada. Somente em 1926, as primeiras casas de veraneio começam a serem construídas por moradores de Blumenau. Dois anos mais tarde, em 1928, surge o primeiro hotel e a rede hoteleira começa a se desenvolver na região. Durante a segunda guerra mundial (1939-1945) o exercito brasileiro usou os hotéis e as moradias a beira mar como observatórios da costa brasileira. Somente com o fim da guerra, o turismo voltou à região. No dia 20 de julho de 1964, foi criado o município de Balneário Camboriú. A partir daí o turismo ganhou força e se destacou como principal atividade econômica, o que permanece até hoje. Camborihu, do original, significa rio de muito robalo ou criadouro de robalo, nome do peixe muito comum nesta região.

 

Clima

Temperado Sub-Tropical - mesotérmico úmido com verões quentes. A média anual fica em torno dos 20ºC. No verão, as médias se mantém em torno dos 25ºC e, no inverno, 15ºC, podendo chegar a 0ºC nas madrugadas. Chove 1.500mm por ano, sem estação de seca definida.

 

Vegetação e relevo

A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas também são encontrados mangues (Rio Camboriú), pântanos e vegetações arbustivas.

O relevo de Balneário Camboriú é formado por planície fluvial no centro, cercado por montanhas e trechos de relevo acidentado. O ponto culminante é a Pedra da Gurita, situado no Morro da Congonha, a 720 metros de altitude.

 

Alimentação

Para os amantes dos bons pratos, é possível encontrar desde típicas cantinas até restaurantes árabes e asiáticos, além da comida mineira, japonesa e frutos do mar, especialidade da casa. Desde pratos simples, até os mais sofisticados, a culinária de Balneário Camboriú atente a todos os bolsos e paladares. Além dos restaurantes, é possível encontrar uma grande variedade de bares, lanchonetes, fast foods, buffets, confeitarias e cafés coloniais.

 

Dicas gerais

  Voltagem: 220V

  Temperatura média anual: 25ºC

  Código de Área: 47

  Área Total: 46,489 KM2

  Habitantes: 88.118 (IBGE 2007) Situação dos Domicílios

  Com água da rede: 94,1%

  Com esgoto sanitário: 85,0%

  Com coleta de lixo: 99,5% (Fonte: IBGE)

 

 

Atrações

Diversão noturna: A cidade conta com diversas casas noturnas, além da variedade comercial. Com música ao vivo e diversidade gastronômica, Balneário Camboriú se destaca pela badalada vida noturna. A cidade conta também com as mais famosas boates do Estado, reunindo centenas de jovens. Para a família, é possível curtir atrações como boliche e fliperamas, que ficam abertos até a meia-noite.

 

Escalada esportiva: O Hotel Rieger (Rua 701, 162) possui uma das maiores paredes fixas do Brasil, com 23 metros de altura. Aberta a todos os visitantes, o local possui 15 vias para escalada, tanto para iniciantes, quanto para profissionais. Instrutores dão a segurança necessária, além de auxiliar aqueles que estão começando no esporte. Para os hóspedes, o hotel oferece pacotes de escalada em rocha, rapel e caminhadas na mata.

 

Marina: A Marina Tedesco Garden Plaza tem capacidade para acomodar 450 barcos em vagas secas e molhadas. O local fica às margens do Rio Camboriú e tem uma estrutura com padrões internacionais para acomodar iates e lanchas de passeio de até 76 pés.

 

Morro do careca: Pelo ar, vôos de asa delta e parapente são realizados a partir do Morro do Careca, no Pontal Norte. Para aqueles que só querem se não tem experiência, instrutores especializados realizam o vôo duplo, uma ótima oportunidade para conhecer as belas praias do alto. No Morro do Careca, também é possível praticar escalada ou mesmo descer de rapel.

 

Morro do gavião: Para quem quiser se aventurar, uma das opções está no Morro do Gavião, localizado atrás do Cristo Luz. O local possui um rapel de 15 metros de altura e trilha com nível médio de caminhada, com duração de 1h30.

Parque ambiental: O Parque Ambiental possui 500 metros de trilhas com passarelas para passeios em meio ao verde, além de três mirantes.

 

Parque de aventuras: No Parque de Aventuras possui dois circuitos de arvorismo com 12 diferentes desafios. O percurso possui 120 metros de extensão e o passeio suspenso dura cerca de uma hora. No final, uma tirolesa de 32 metros de comprimento e 15 altura fecham o passeio com chave de ouro. Guias bilíngües ajudam os visitantes nacionais e internacionais.

 

Parque Santur: Com quatro museus e um zoológico, o Parque Santur é uma das atrações de Balneário Camboriú. Às margens da BR-101 (quilômetro 137), possui uma área total de 39.000 metros quadrados em meio a Mata Atlântica. Os museus do Parque são: Oceanográfico, do Pescador, Artesanato Catarinense e Arqueológico.

No zoológico, são mais de 1.200 animais, sendo 85 espécies de aves, 35 de mamíferos, 29 répteis e 2 anfíbios, dentre as quais espécies raras e ameaçadas de extinção. O casal de leões e as onças são o grande atrativo para as crianças.

 

Passeios: O visitante tem muitas opções de passeio em Balneário Camboriú. Além dos Parques Naturais, como o Unipraias, há também o Complexo Turístico Cristo Luz, Parque Ecológico Rio Camboriú e Zoológico da Santur, onde o visitante pode ter um contato direto com a fauna e a flora, predominantes no município.

 

Pontal Norte: O Pontal Norte, porção mais ao norte da Praia Central, foi todo reformado e ganhou 500 metros de passarelas, mirantes, decks de madeira, escadas de acesso à areia da praia, 800 metros quadrados de gramados, 67 metros lineares de taipa, entre outras melhorias, incluindo iluminação.

 

Praia Central: O município possui diversas praias de água cristalina cercada pela Mata Atlântica. A Praia Central é a grande atração. Com uma orla com quase sete quilômetros de extensão, é a mais procurada pelos banhistas, pois fica localizada no centro da cidade e próxima ao comércio, hotéis e restaurantes.

 

Praia das Laranjeiras: Com águas calmas e cristalinas, a Praia das Laranjeiras é um excelente local para quem quer curtir a natureza sem o agito e badalação. Localizada a seis quilômetros do centro da cidade, o acesso pode ser feito através do teleférico que parte da Praia Central ou escunas. Um trekking na Toca do Urso ou mergulho nos costões são algumas das atrações da praia.

 

Praia do Pinho: A Praia do Pinho é a primeira praia oficial de naturismo do país. Durante o ano, reúne adeptos de várias partes do país e do mundo. Com camping e pousadas, o local conta com total infra-estrutura para receber os visitantes. Os imensos costões dão total privacidade aos freqüentadores.

 

Praia do Estaleiro e Estaleirinho: Com características agrestes, as praias do Estaleiro e Estaleirinho são próprias para pesca de arremesso. Com águas cristalinas e grossa areia, as praias ficam a 11 quilômetros do centro de Balneário Camboriú e possuem pousadas e restaurantes. Muitos europeus que visitam a cidade se hospedam nessas praias, por causa da tranqüilidade que o local oferece.

 

Unipraias: Parque Unipraias é uma das grandes atrações de Balneário Camboriú. O local possui um teleférico que faz a ligação de duas praias (Central e Laranjeiras) e possui três estações distintas. No teleférico é possível ver o encontro Rio Camboriú com o mar, a orla, o verde da mata e os costões. O sistema, inaugurado em 1999, tem capacidade para transportar até 1000 pessoas por hora, em cabines panorâmicas para até seis pessoas. O percurso total tem 3.250 metros e a velocidade não passa dos 16 km/h.

A estação Barra Sul abriga área de embarque e desembarque, estacionamento, bilheteria e restaurantes. O bondinho leva o visitante ao alto do Morro da Aguada, a 240 metros acima do nível do mar.

No alto está localizada Estação Mata Atlântica, com dois parques com alternativas de lazer em meio a natureza.

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.