Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Biotecnologia

Fungos: Características e Importâncias

Os fungos crescem sobre todos os substratos imagináveis e ambientes, desde as rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, em slides, instrumentos ópticos, papelão, parede, sapatos, roupas, etc.

Envie para um amigo
q

 

 

 

 

 

 

 

Características Gerais

Os fungos crescem sobre todos os substratos imagináveis e ambientes, desde as rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, em slides, instrumentos ópticos, papelão, parede, sapatos, roupas, etc. Possuem uma grande facilidade em crescer sob todas as condições ambientais e de maneira ampla, desde que haja umidade e temperatura adequada ou propícia. Muitos fungos são específicos, como por exemplo, a formação de microrriza e fungos liquenizados. Mais de 8.000 gêneros e 150.000 espécies já foram descritas.

Os fungos constituem um grupo de organismos aclorofilados, portanto são heterotróficos obrigatórios.

Assemelham-se às plantas no fato de, com poucas exceções, possuírem uma parede celular bem definida.

São usualmente imóveis e se reproduzem por meio de esporos (endógenos ou exógenos).

A reprodução pode ser sexuada ou assexuada.

Possuem rápido crescimento.

Não possuem raízes, caules ou folhas, nem um sistema vascular desenvolvido, como nas plantas superiores. 

 

Importância dos fungos

Os fungos são agentes responsáveis em grande parte pela decomposição das substâncias orgânicas e como tal, nos afetam de modo direto, pela destruição dos alimentos, tecidos, couro e outros artigos de consumo manufaturados com materiais sujeitos a seus ataques.

Causam a maior parte das enfermidades das plantas e também muita enfermidade dos animais e dos homens constituem a base de uma quantidade de processos industriais de fermentação, tais como a elaboração do pão, vinho, cerveja, a fermentação da semente de cacau e a preparação de certos queijos; são empregados na produção de muitos ácidos orgânicos e de algumas preparações vitamínicas, e são responsáveis pela manufatura de certas drogas antibióticas entre as quais destaca a penicilina.

Os fungos são tão prejudiciais como benéficos à agricultura. Por uma parte prejudicam a colheita ocasionando perdas de milhões de dólares por causa das enfermidades que produzem nas plantações, enquanto por outra parte aumentam a fertilidade do solo por trocas que originam, que dão como resultado a produção de alimentos que são aproveitados pelas plantas verdes, além de ser muito utilizado como alimento.

Não só micologistas (cientistas que estudam os fungos) se preocupam pelos fungos, também os citologistas, os geneticistas e os bioquímicos sabem que podem ser importantes indivíduos de investigação no estudo dos processos biológicos fundamentais. Dada a rapidez com que alguns grupos crescem e se reproduzem, se requer pouco tempo para um número determinado de gerações, do que as plantas e animais superiores. 

 

Importância econômica dos fungos

A importância econômica está diretamente ligada ao interesse comercial, benefício ou prejuízo (patógeno) que podem aumentar ou diminuir a sua renda econômica, bem como na área de biotecnologia. Muitos fungos que produzem toxina estão sendo muito utilizados para o uso próprio do ser humano, ou por meio delas transformar em outros produtos de interesse econômico mais rentável.

Decomposição de matéria orgânica (decompositores de lignina, celulose - reciclagem de nutrientes em florestas): atual situação é a possibilidade de limpar o lixo urbano, que possuem um volume extraordinário de produção;

Ataque e decomposição de alimentos (bolor preto, salmão e verde);

Biotecnologia industrial (fermentação, produção de queijo, enzimas como celulase);

Antibiótico (penicilina, ampicilina, notatina, flavicina);

Doenças (patógenos em animal e vegetal);

Danos em colheitas (ferrugem, carvões);

Alimentação direta (Agaricus, Clavaria, Boletus, Lentinus);

Estudos de genética;

Micorriza (simbiose com raízes de plantas vasculares - endomicorriza e ectomicorriza);

Alucinógenos - Psilocybe mexicana (utilizam em cerimônia religiosa no México);

Corantes e tinturas (fungos liquenizados);

Ninhos de beija-flor (fungos liquenizados);

Propriedades antibióticos e feitos medicinais (fungos liquenizados);

Propriedades cicatrizantes (Calvatia cyathiformis).

 

Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.