Ambiente Água

Locais de Pesca

Principais pontos de pesca em todo o Brasil:

Envie para um amigo

 

A pesca é um esporte que vem ganhando espaço, principalmente devido a enorme quantidade de pesqueiros do tipo “pesque e pague” que existem por todo o Brasil.

Nossa diversidade também chama a atenção: as águas brasileiras abrigam mais de 100 espécies de peixes esportivos.

Primeiramente é preciso escolher o lugar onde você deseja ir, ver quais os tipos de peixes se pega por lá, e somente depois organizar os seus apetrechos de pesca, para que possa ir com o material necessário a ser usado.

Se você deseja se aventurar por “outras águas”, confira alguns dos destinos mais procurados por pescadores de todo o Brasil:

PANTANAL

O pantanal matogrossense é, sem dúvidas, um dos destinos mais famosos entre os praticantes da pesca esportiva. A variedade de rios e espécies de peixes encontradas é imensa e atraem visitantes durante toda a temporada de pesca, que vai de março a outubro.

Segundo os frequentadores, os melhores rios para se conseguir um bom dia de pesca são: Araguaia, Paraná, São Francisco e Grande.

AMAZÔNIA

A Amazônia é um dos maiores “berços” da biodiversidade mundial, e isso reflete na quantidade de espécies que se pode encontrar por lá. A pesca esportiva do Tucunaré é um dos grandes chamarizes do lugar. Além disso, ir à Amazônia é uma ótima oportunidade para estar em contato com a natureza e relaxar.

Os rios mais famosos são: Madeira, Negro, Tapajós, Trombetas e Xingu.

PESCA OCEÂNICA EM VITÓRIA – ES

No Brasil também existem diversos destinos focados na pesca oceânica, como é o caso de Vitória, no Espírito Santo. Lá – dependendo da época do ano – é possível encontrar uma enorme variedade de peixes, como: Marlin Azul, Marlin Branco, Sailfish, Dourado, Wahoo, Atum, Olho de Boi e Bonito.

Muitas empresas trabalham com pacotes fechados e por temporadas. E você não se preocupa com nada: transporte, equipamentos e até um guia estão inclusos no contrato.

BROTAS – SP

A cidade é destino de muitos esportistas, e é considerada a “capital do turismo de aventura”. Além disso, o interior paulista vem ganhando destaque por seus rios e pesqueiros, ideais para passar um fim de semana com os amigos e familiares, se divertindo e praticando a pescaria.

Um dos locais mais frequentados entre os praticantes da pesca esportiva é o Centro Comunitário Represa do Patrimônio de Brotas: junto à represa do Jacaré Pepira no bairro de São Sebastião da Serra (Patrimônio), que oferece além de área para camping, pontos para natação e pesca esportiva, que disponibiliza o acesso a embarcações para prática de esportes náuticos.

Ilha Bela (SP), Luís Alves (TO), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Iriri (PA), São Romão (MG), são os outros locais onde você pode aproveitar muito uma boa pescaria.

Por isso é preciso pesquisar preços da viagem, quais locais oferecem os peixes que mais gosta de pescar, pois existem algumas cidades que disponibilizam hotéis e pousadas com preços especiais para os pescadores.

 

..
A seguir algumas opções de pousadas que oferecem hospedagem e estrutura necessária para os pescadores:

Pousada Rio Roosevelt

A Pousada Rio Roosevelt é uma excelente opção para quem deseja pescar no Amazonas. Situada próximo ao encontro dos rios Roosevelt e Madeirinha, ao pé da cachoeira Santa Rita, no sul do Estado do Amazonas e bem próximo das divisas com Rondônia e Mato Grosso, essa pousada convive em harmonia com uma região totalmente inexplorada pelo homem e cercada de floresta virgem. Imagine uma região preservada, dentro de uma reserva de 3.600.000 ha totalmente desabitada (sem fazendas, estradas, desmatamentos), e que oferece ao pescador esportivo grande abundância e diversidade de peixes.

Com capacidade máxima de 18 pescadores, ela hospeda seus clientes em seis chalés de madeira com ar condicionado, frigobar e banho completo. Em frente à pousada, há uma praia natural com iluminação, além de um mirante para observação de pássaros. Existe a oportunidade de caminhadas pela mata, em trilhas ecológicas, e a observação de pássaros e animais. Devido a sua remota localização, a pousada somente é acessível por avião. Tem pista de pouso compactada em cascalho, com 1.000 metros. O traslado aéreo para a pousada, partindo de Porto Velho, dura 1 hora e 15 minutos.

 

Pousada Roosevelt.

Pousada Roosevelt

Pousada Salto do Thaimaçu

A Pousada fica no sul do Pará,   na divisa com Mato Grosso, na margem do rio São Benedito, numa grande área de preservação permanente, e é pioneira na prática da pesca esportiva (pesque-e-solte). Fica próximo de Alta Floresta, e o acesso por terra é feito em três horas e meia (ou em 35 minutos por táxi aéreo). A Pousada Thaimaçu oferece agora a oportunidade de se pescar em duas regiões de pesca, em um só pacote.  Pesca no rio São Benedito e no seu afluente rio Azul,  e numa segunda etapa, pesca no rio Teles Pires, na região chamada de Sete Quedas, onde a Pousada tem um posto avançado, que fica distante duas horas por terra.

 

Pousada Thaimaçu.

Pousada Roosevelt

Pescaria no Portal do Araguaia

Para  quem não conhece o Araguaia, existe ali uma oportunidade de se realizar uma grande pescaria, e ao mesmo tempo desfrutar das belas paisagens oferecidas por aquele rio, com hospedagem na “Pousada Pescador”, que fica em Luiz Alves – GO, às suas margens. Essa pousada permite o acesso a uma região ainda preservada, rica em peixes esportivos, além da grande variedade de espécies encontradas: tucunarés, pirararas, jaús, aruanãs, piraíbas, apapás (douradas), cacharas, surubins-chicote, palmitos (mandubés), bicos de pato (jurupensém), piaus flamengo, e outros.

A pescaria é feita no rio Araguaia e em alguns lagos da região. A pesca é bastante produtiva,  com o uso de iscas naturais (peixes inteiros ou em pedaços,  minhocuçu),  e também com iscas artificiais (iscas de superfície, de meia-água, colheres,  spinners). Os meses melhores para se pescar vão de Maio a Setembro (os proprietários da pousada recomendam o mês de Junho), e a predominância de peixes de couro ocorre de Março a Julho.

O Hotel Pousada Pescador é um dos melhores hotéis de pesca e de ecoturismo do Brasil, com experiência e tradição de bons serviços naquela região. Localiza-se na pitoresca vila ribeirinha de Luiz Alves, na margem direita do rio, e tem o bom atendimento necessário para o conforto do pescador.

 

Hotel Pousada Pescador.

Hotel Pousada Pescador

 

 

Pousada Matrinxã

Pousada Matrinxã, às margens do Rio Kuluene, no coração de Mato Grosso. Todo pescador que andou por ali trouxe de volta emoções para não esquecer nunca mais!  A natureza está quase intocada, em torno de um rio que não tem tamanho para a variedade e a quantidade de peixes que abriga. O rio é muito bonito. A paisagem se sucede em praias, poços, águas rápidas, pedreiras, barrancos, e algumas estruturas (galhadas) na água. O deslocamento do barco traz novidades aos olhos dos pescadores: uma anta atravessando, ariranhas, muitas aves, quatis nos barrancos, macacos.

O parque nacional do Xingu é a maior reserva indígena do Brasil e abriga em seu território, além de um vasto trecho do rio Xingu, diversos afluentes onde a pesca é de subsistência e exclusiva dos índios. Essa região protegida pela existência do parque deve contribuir muito para a abundância dos peixes que vivem rio acima no Kuluene.

 

Pousada Matrinxã.

Pousada Matrinxã

Pousada Asa Branca

Está localizada em uma ilha, junto à ilha do Bananal, nas barrancas do rio Araguaia, um pouco abaixo da confluência com o rio Cristalino.

É um ponto nobre do rio Araguaia, famoso pela exuberância da fauna e da flora, com uma diversidade e quantidade incríveis de espécies observáveis.

As opções de local para a prática da pesca esportiva são inúmeras. É possível acessar as extensas lagoas e lagos que formam o complexo da barra do Cristalino, as águas límpidas do rio Cristalino e os recantos e pesqueiros do próprio Araguaia.

Aqui se pesca facilmente o Tucunaré e a Pirarara, possivelmente as mais procuradas espécies esportivas, além do Pintado ou Cachara, da Dourada (ou Apapá), do Mandubé (também conhecido como Fidalga ou Palmito), da Cachorra, do Barbado, da Matrinchã, da Piranha e várias outras, comumente presentes no Araguaia.


Pousada Asa Branca

Pousada Asa Branca.

Pousada Alto Xingu

A Pousada está localizada a margem esquerda do Rio Kuluene, a 100km da cidade de Canarana. O acesso será realizado pela estrada que liga as cidades de Canarana a Gaúcha do Norte, onde todo o percurso está sinalizado com placas indicativas da Pousada.

Partindo de qualquer cidade do Brasil o turista deve se deslocar até a cidade de Canarana-MT. Chegando em Canarana deve pegar a estrada que liga Canarana até a Cidade Gaúcha do Norte, logo na saída de Canarana irá começar a estrada de chão. A Pousada está localizada a 100km após o início da estrada de chão (sentido Gaúcho do Norte).

A Pousada possui ainda um escritório de apoio em Canarana onde os pescadores poderão ser recepcionados e obterão as informações necessárias.

 

Pousada Alto Xingu

Pousada Alto Xingu.

Fontes: Redação Ambiente Brasil; Secretaria de Turismo de Mato Grosso e Secretaria de Turismo de Brotas: http://guiadoturista.uol.com.br/roteiros/para-relaxar/destinos-para-praticar-pesca-esportiva-no-brasil/; blogmail.com.br; www.pescasemfronteiras.com.b



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Água "Comandante Ferraz" "dequada" Abastecimento Acqua Project Acre Agenda 21 Agricultura Água Água de lastro Água doce Água Mineral Água Salgada Águas Subterrâneas Algas Alimentação Amapá Amazonas Amazônia Amazônia legal Ambiental Antártica Aproveitamento de água Aqüífero Guarani Araguaia-Tocantins Área de pesca Área Protegida Áreas alagadas Armazenamento Artigo Aspectos Ambientais Atitudes Atividades Atlântico Sul Atmosfera Avaliação Ambiental Bacia Amazônica Bacia do Paraná Bacia do Prata Bacias Hidrográficas Balneabilidade Banco de Sêmen Belém Biodiversidade Bioindicadores Biopesca Biopirataria Brasil Captação Captura de peixes Características Catástrofes Ciclo Hidrológico Cisternas Classificação Clima Cobrança Código Compostagem CONAMA Concessão Conferências Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consórcio Consumidores Consumo de água Contaminação Contaminação ambiental Corredor ecológico Costeiro Costões Rochosos Criação Criadouros Curiosidades Curitiba DBO Declaração Universal Defesa Degradação Desafios Desastres Ambientais Descaso Desenvolvimento Sustentável Desova Desperdício Despesca Despoluição Dessalinização Direito Ambiental Direito do mar Direito Internacional Direitos da água Diversidade DMA Doenças Dunas Economia Ecosistema Ecossistemas aquáticos Educação Ambiental Enchentes Envase Escassez Esgoto Espécies Exóticas Espécies migradoras Esponja Estação Antártica Estação de Tratamento Eutrofização Exploração Fatores Fauna Fauna Silvestre Fenômeno Natural Filtração Flora Floração de algas Florestas Formação Fórum Fotografia Gaseificação Gênero Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Gestão da água Golfinhos Hidrelétricas Hidrografia Hidropirataria Hidrovias História Impactos Ambientais Informação Instituições Inundações Invasão de espécies Irrigação Lagoa Rodrigo de Freitas Lagos do Rio Doce Lambari Legislação Lei Lei da Pesca Licença de Pesca Licenciamento Limnologia Limnológicos Lista Lixo Locais de pesca Localização Macaco Macapá Macroeconomia Macroinvertebrados Aquáticos Maiores Manacial Manaus Manejo Manejo de Pesca Manejo Sustentável Mangue Mar Mar Morto Maranhão Maricultura Matas Ciliares Mato Grosso Meio Ambiente Mercado Mercúrio Mexilhão Mineração Monitoramento Mudanças Climáticas Mundo Navegação Necessidades Humanas Neurotoxina Obrigações Oceano ONGs Órgãos Oriental Origem Osmose reversa Palmito Pantanal Pântanos Pará Paraguai Paraíba do Sul Paraná Parnaíba Peixes Percepção Perdas de água Pesca Pesca Amadora Pesca artesanal Pesca esportiva Pesca profissional Pesquisa Científica Piracema Poluição Poríferos Pororoca Portal das Docas Porto de Santarém Porto de Vila do Conde Porto Velho Portos Praia Praia arenosa Preservação Ambiental Prevenção Principais Problemas ecológicos Produção Produção de jacaré Produção Pesqueira Programas Proibições Projetos ambientais Proliferação Proteção ao meio-ambiente Protocolo de Kyoto Pscicultura Psicultura Pulso de inundação Purificação Qualidade Ambiental Qualidade da água Racionamento Reciclagem Recifes Artificiais Recuperação Ambiental Recurso Sustentável Recursos Hídricos Recursos Naturais Recursos Pesqueiros Redução de Emissão Região Costeira do Norte Regiões Regiões Hidrogtáficas Repovoamento Reprodução Reservas Reservatório Reservatórios de águas Resgate Resolução Restinga Reuso Reutilização Revitalização Rio Iguaçu Rio Paraguay Rio Paraná Rio São Francisco Rio Taquari Rios Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rotulagem Salinidade Saneamento Saneamento Ambiental São Francisco Saúde Sistema de Gerenciamento Sudeste Sul Superfície Terrestre Sustentabilidade Tamanho mínimo Tanque-rede Tartaruga Tecnologia Tipo de Piscicultura Tocantins Transposição Tratado Antártico Tratamento de Água Tratamento de Efluentes Tsunami Turismo Turismo Sustentável Uruguai Vaeiações antrópicas Variações sazonais Vida aquática ZEE Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.