Ambiente Água

Artigos sobre água doce.

Ordenar por letras específicas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y

  1. A biota das águas interiores

    A biota das águas interiores está submetida a uma série de variados impactos decorrentes das atividades humanas nas diferentes bacias hidrográficas.

    Conteúdo » Água » Artigos Água Doce
  2. A Cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos como instrumento estadual de Política Macroeconômica*

    O presente ensaio representa o início de uma investigação sobre um dos mais novos instrumentos estatais de intervenção ambiental e econômica: a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, conforme instituído pela Lei Federal n. 9.433/1994.

    Conteúdo » Água » Artigos Água Doce
  3. A governança e o litoral

    A preocupação com a região oceânica não pode ser apenas um modismo ou uma causa abraçada por alguns Estados. Precisa, sim, tornar-se objeto de discussão ampla e não incipiente como é hoje.

    Conteúdo » Água » Artigos Água Doce
  4. A Importância dos Estudos Limnológicos: 16 anos de pesquisa

    Comparada a outras regiões do Brasil, onde a demanda por água potável cresce rapidamente e a oferta já se encontra escassa em qualidade e quantidade, o Pantanal apresenta uma riqueza em recursos hídricos ainda bem conservada.q

    Conteúdo » Água » Artigos Água Doce
  5. A Piracema

    Piracema é o período entre outubro e março, quando os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade das águas dos rios e lagoas.

    Conteúdo » Água » Artigos Água Doce
  6. A Piscicultura em tanque-rede como Alternativa no Pantanal

    A piscicultura no Pantanal apresenta-se como uma importante alternativa na produção de proteína animal. Como a demanda por carne de peixe é crescente, a tendência é o aumento da comercialização e industrialização.

    Conteúdo » Água » Artigos Água Doce
  7. A Pororoca

    A Pororoca prenuncia a enchente. Alguns minutos antes de chegar, há uma calmaria, um momento de silêncio. As aves se aquietam e até o vento parece parar de "soprar".

    Conteúdo » Água » Artigos Água Doce
  8. A solução está sob a terra

    Por muito tempo considerada infinita e não valorável pela sua visível abundância, a água representa recurso natural de imprescindível utilidade para a humanidade, constituindo bem de valor econômico limitado na superfície terrestre, como recentemente reconhecido na doutrina jurídica ambiental comparada – dos 2,5% de água doce da Terra, 68,9% formam as calotas polares e geleiras, as quais são inacessíveis; 29,9% constituem as reservas de águas subterrâneas; em torno de 1% são, de fato, aproveitáveis.

    Conteúdo » Água » Artigos Água Doce
  9. A utopia do repovoamento dos peixes do Pantanal

    As populações naturais possuem uma grande variabilidade genética pelo fato de serem provenientes de muitos casais que se reproduzem na natureza, selecionados pelas condições naturais do ambiente.

    Conteúdo » Água » Artigos Água Doce
  10. Água e Desastres

    A ONU, como antecedente para a minimizar os desastres, lançou no ano passado a Campanha Mundial de Redução de Desastres, orientada no sentido de mudar a nossa percepção e atitudes face aos desastres hidrometeorológicos.

    Conteúdo » Água » Artigos Água Doce
« Menos 1 2 3 4 5 Mais »
Confira as principais Tags desta categoria "dequada" Abastecimento Agricultura Água Água doce Algas Alimentação Amazônia Aqüífero Guarani Área de pesca Armazenamento Artigo Atitudes Avaliação Ambiental Bacias Hidrográficas Balneabilidade Biodiversidade Bioindicadores Biopirataria Captura de peixes Catástrofes Ciclo Hidrológico Cisternas Classificação Clima Cobrança CONAMA Conferências Conservação Ambiental Consumo de água Contaminação Contaminação ambiental Criação Criadouros Curiosidades Defesa Degradação Desafios Desastres Ambientais Descaso Desenvolvimento Sustentável Desova Desperdício Despesca Direito Ambiental Direito do mar Direito Internacional Diversidade DMA Ecosistema Ecossistemas aquáticos Escassez Esgoto Espécies Exóticas Espécies migradoras Estação de Tratamento Fauna Fauna Silvestre Fenômeno Natural Flora Floração de algas Florestas Fórum Gênero Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Gestão da água Hidrelétricas Hidropirataria Hidrovias Impactos Ambientais Invasão de espécies Irrigação Lagoa Rodrigo de Freitas Legislação Lei Lei da Pesca Licença de Pesca Limnologia Limnológicos Macaco Macroeconomia Macroinvertebrados Aquáticos Manacial Manejo Manejo de Pesca Manejo Sustentável Matas Ciliares Mercúrio Mexilhão Mineração Monitoramento Mudanças Climáticas Navegação Necessidades Humanas Neurotoxina ONGs Osmose reversa Palmito Pantanal Paraíba do Sul Peixes Pesca Pesca esportiva Pesca profissional Piracema Poluição Pororoca Prevenção Produção de jacaré Produção Pesqueira Proliferação Protocolo de Kyoto Pscicultura Psicultura Pulso de inundação Purificação Qualidade Ambiental Qualidade da água Racionamento Recuperação Ambiental Recurso Sustentável Recursos Hídricos Recursos Naturais Recursos Pesqueiros Repovoamento Reprodução Reservas Reservatório Reservatórios de águas Resolução Reuso Revitalização Rio São Francisco Rio Taquari Rios Saneamento Ambiental São Francisco Saúde Sistema de Gerenciamento Sustentabilidade Tamanho mínimo Tanque-rede Tecnologia Tipo de Piscicultura Transposição Tratado Antártico Tratamento de Água Turismo Turismo Sustentável Vaeiações antrópicas Variações sazonais Vida aquática

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.