Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Água

Descrição da Categoria Águas Subterrâneas.

Ordenar por letras específicas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y

  1. Água Subterrânea

    97,6% da água do planeta é constituída pelos oceanos, mares e lagos de água salgada. A água doce, representada pelos 2,4% restante, tem sua maior parte situada nas calotas polares e geleiras (1,9%), inacessível aos homens pelos meios tecnológicos atuais. Da parcela restante (0,5%), mais de 95% é constituída pelas águas subterrâneas.

    Conteúdo » Água » Águas Subterrâneas
  2. Água Subterrânea e Ciclo Hidrológico

    Ao contrário dos recursos minerais, que não são renováveis, a água permanece constante na natureza, apenas mudando de estado físico, num ciclo chamado ciclo hidrológico ou ciclo das águas.

    Conteúdo » Água » Águas Subterrâneas
  3. Água Subterrânea e o Meio Ambiente

    Problemas ambientais com as águas subterrâneas são comuns, variando quanto ao tipo e grau de gravidade. Podem ser agrupados em duas principais categorias: os causados por contaminação e aqueles causados por superexploração.

    Conteúdo » Água » Águas Subterrâneas
  4. Captação de Águas Subterrâneas

    As águas subterrâneas no Brasil vêm sendo progressivamente exploradas para o abastecimento. Na direção da gestão sustentável dos recursos hídricos, a Lei nº 9.433/97, da Política Nacional de Recursos Hídricos, representou o marco jurídico de uma nova forma de pensar o aproveitamento dos recursos hídricos, a partir de uma visão sustentável, considerando a administração descentralizada e a participação da sociedade civil, de cidades e núcleos urbanos, assim como para a indústria, irrigação e turismo.

    Conteúdo » Água » Águas Subterrâneas
  5. Fatores de Competitividade das Águas Subterrâneas

    Quando captadas de forma adequada, na sua utilização, geralmente, não se tem custos de clarificação, tratamento ou purificação, os processos de filtração e biogeoquímicos de depuração do subsolo proporcionam um alto nível de purificação e potabilidade das águas subterrâneas.

    Conteúdo » Água » Águas Subterrâneas
  6. Padrões de Qualidade Ambiental das Águas

    RESOLUÇÃO N° 357, DE 17 DE MARÇO DE 2005, dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.

    Conteúdo » Água » Águas Subterrâneas
  7. Proteção das Águas Subterrâneas

    Cabe ao usuário de águas subterrâneas uma boa parcela de responsabilidade na proteção dos aqüíferos quanto à poluição.

    Conteúdo » Água » Águas Subterrâneas
  8. Qualidade das Águas Subterrâneas

    A qualidade é definida pelas características físicas, químicas e biológicas da água. Dentro dos valores encontrados para cada um destes parâmetros, é possível estabelecer os diferentes usos: consumo humano, irrigação, industrial e outros.

    Conteúdo » Água » Águas Subterrâneas
  9. Riscos de Longo Prazo

    A poluição e a superexplotação de água subterrânea podem ter sérias conseqüências.

    Conteúdo » Água » Águas Subterrâneas

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.